TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO II

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]


Débora Andrea Leal dos Santos

TURMA-PED87

RELATÓRIO DE ESTÁGIO II

Relatório de Estágio II do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Uniasselve, realizado na, ESCOLA MUNICIPAL ROSA LANZNASTER DE SOUZA, junto a Professora Elisete S. Andreatta

Professor Tutor Externo: Scharlene da Silva

        Rio do Sul
          Maio/2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA         2

3 ROTEIRO E RESPOSTAS DA(S) ENTREVISTA(S)         3

4 ANÁLISE DA(S) ENTREVISTA(S) EM RELAÇÃO AO PROJETO

POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......4

5 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E ROTINA DO DIRETOR OU

DEMAIS GESTORES DA ESCOLA         5

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS         6

7 REFERÊNCIAS         7

ANEXOS        8


1 INTRODUÇÃO

        O presente relatório de estágio parte da compreensão de que o propósito da escola é a alfabetização e letramento para que os alunos aprendam a ler e escrever. Nesse contexto, o estágio nos colocou frente a frente com a profissão que estamos nos preparando para assumir, também nos dá oportunidade de refletirmos e colocarmos em prática as teorias até aqui estudadas.

                    A Escola que fiz o estágio funciona em dois turnos matutino e vespertino. A ESCOLA MUNICIPAL ROSA LANZNASTER DE SOUZA funciona das 07hs  as 11hs período matutino e vespertino das 13hs às 17hs, tem no total 2 turmas, 14 alunos na parte matutina e 16 alunos na parte vespertinas.

          A turma de alunos a qual estagiei na escola refere-se ao 1° ano no qual realizamos uma entrevista com a professora para a obtenção de algumas informações sobre a turma e dessa maneira a realização de registros, que nos possibilitou um maior conhecimento sobre o grupo ao qual iríamos trabalhar para o desenvolvimento e aplicação do nosso projeto de intervenção.

          Observei o ambiente de sala de aula do 1° ano e vi como os alunos estão avançados e o quanto estão alfabetizados. O ambiente tem uma boa condição, tendo iluminação adequada para a realização de atividades, possuindo janelas e ventiladores que promovem o conforto através de uma temperatura estável, auxiliando na concentração dos alunos. Em observações e conversas informais com a professora do 1° ano, percebemos o quanto os alunos gostavam de fazer atividades, assim buscamos desenvolver um projeto que contemplasse a leitura e as artes, de modo que venha a propiciar no aluno o interesse pela leitura. Assim, consideramos que o meu Estágio foi muito gratificante, pois conseguimos contribuir com o desenvolvimento dos alunos e despertando o gosto pela leitura. Ensinamos algumas coisas e aprendemos muito mais.

2 DESENVOLVIMENTO

 2.1 Caracterização da Instituição

O estágio foi realizado ESCOLA MUNICIPAL ROSA LANZNASTER DE SOUZA em Agronômica , tendo como orientadora a Professora Scharlene da Silva. A instituição conta com uma  infraestrutura:  1salas de aula; um  parque, banheiros sala de professor . Há um ambiente de afetividade, A sala sempre esta organizadas com carteiras. A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, onde são mostradas. A rotina diária ou semanal dos alunos é a roda de conversa, o parque externo (onde ficam os brinquedos maiores), atividades dirigidas, lanche, espaços, educação física, artes, inglês aula de projeto.

        

2.2 Atividades desenvolvidas no estágio

O estágio teve a duração de 32 horas. A proposta da disciplina é que o estudante orientado pela professora participe de todas as realidades de uma sala de aula.

Participei de todas as atividades que compõe a rotina daquela turma, dentre elas as aulas de  inglês, artes, educação física e projeto.

Quando iniciou o estágio a professora regente estava ensinando as vogais (la, le, li, lo, lu, lão) O que mais me encantou na instituição e no estágio foi perceber que os alunos são aplicados a aprender. A sala de aula do 1° ano foi desdobrada para poder atender os alunos que moram mas perto do centro de Agronômica.

 

2.3 Intervenção

Sabendo da intervenção como parte do processo de formação e do estágio observei como os alunos  adoravam fazer atividades, e escrever. Optei então levar para regência o Tema: Alfabetização e Letramento. Para concluir o estágio realizei atividades, de alfabetização teve  Historia dos Três porquinhos fizemos colagem de casinha de palha, madeira e tijolo, também realizei ditado no quadro e ditado no caderno, realizei tarefas para casa, levei eles para conhecer o museu municipal de Agronômica. Atividade conclusiva do estágio.

        3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A experiência de estágio foi fantástica, durante todo esse processo de descobertas e aprendizagem, foi de suma importância para a nossa formação acadêmica, proporcionando-lhe a oportunidade de aprender a teoria e a prática simultaneamente. A riqueza da instituição também foi excelente. Foi possível conhecer não somente alternativas diferentes de ensino comparado ao que já possuíamos como também. O que nos motivou também foi toda atenção que a escola nos ofereceu (direção, professora regente), pois fomos bem acolhidas e nos deram todo apoio. Ao contrário do que imaginávamos fomos tratadas como professoras e tivemos total apoio e incentivo na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com