TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO-2017

Por:   •  18/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.159 Palavras (25 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 25

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO-2017

Adilvanio Barbosa Rodrigues Júnior

Introdução

O seguinte relatório foi realizado em uma escola pública estadual do Paraná entre agosto e dezembro analisando turmas do Ensino Fundamental II. Seu objetivo é relatar as atividades de um pedagogo na escola e sua importância, baseando-se na realidade, objetivos e rotina da escola. Para isso, foram realizadas entrevistas, reuniões e auxílios junto a pedagogos, alunos, professores e diretores.

1.Caracterização da escola

O Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, localiza-se no município de Colombo, região metropolitana norte de Curitiba, bairro Alto Maracanã, na Rua Abel Scuissiato, 140. Inaugurado em 18 de dezembro de 1980, o 2ºgrau, entrou em vigência em 02/07/90.

A cidade de Colombo tem origem italiana. Imigrantes italianos vieram no fim do século XIX. No final dos anos de 1970, imigrantes vieram do interior do Paraná e principalmente de Curitiba. Em 1980, Colombo tinha uma população de 70 mil habitantes e infraestrutura de cidade pequena. Cerca de 50 mil pessoas, a grande maioria, moravam no distrito de Guaraituba nas proximidades do atual endereço do colégio no bairro Alto Maracanã. Havia apenas um colégio na sede do município que ficava a 10 km do Distrito de Guaraituba. Assim, era inviável o deslocamento até este colégio pelas condições precárias de infraestrutura da cidade e do transporte, o que ocasionava muitos atrasos de alunos. Por ter um forte eleitorado, devido ao grande número de habitantes na região e por reivindicações da comunidade o colégio foi construído e possui uma área total de 19.629.14 metros quadrados.

O nome do Colégio foi uma homenagem ao pai do governador Ney Braga, o senhor ANTONIO LACERDA BRAGA e avo do presidente da FUNDEPAR, Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, portanto, não tem conotação com personagens históricos do município, personagens da educação brasileira ou paranaense.

Atualmente, a comunidade ao redor da escola tem como principais problemas sociais, econômicos e políticos: falta de segurança, desemprego, diferenças sociais, tráfico de drogas, atendimento precário à saúde, violência e criminalidade, falta de infraestrutura e investimento. Muitos alunos trabalham para ajudar os pais com as despesas de casa.

O Colégio possui cinco blocos, sendo um Administrativo e três salas de aula, e um com Biblioteca e Laboratório de Informática. Conta com 20 salas de aula, sendo que uma funciona como Laboratório de Química, Física, Biologia e Ciências.  Seu espaço físico compreende 18 salas de aula, 8 banheiros sendo um deles para pessoas com necessidades especiais, 2 estacionamentos, 1 laboratório de química- física-biologia, biblioteca, quadra poliesportiva aberta, ginásio fechado, laboratório de informática para alunos, laboratório de informática d pós médio, sala de mecanografia, secretaria, sala de pedagogos, sala dos professores, sala dos computadores (escaninho), cozinha, refeitório, depósito de merenda, sala de rádio, sala de entrega do leite, sala ambiente, depósito de materiais.

A escola oferta as modalidades de Ensino fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. Funciona nos períodos da manhã (7:30 as 11:50), tarde(13:00 as 17:25) e noite (19:00 as 22:30). As avaliações tem periodicidade bimestral. Possui os seguintes ambientes pedagógicos: Sala de apoio pedagógico/ Laboratório Ciências/Biblioteca/ Laboratório de Informática/Projetos Mais Educação. As Instancias Colegiadas são: Grêmio estudantil/ Conselho de classe/ APMF/ Conselho Escolar.

O Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga atende 2.160 alunos, divididos em 54 turmas, sendo em média: 832 alunos do ensino fundamental regular, 917 alunos do ensino médio, 55 alunos do ensino profissionalizante e 7 alunos do CELEM(Centro de Línguas Estrangeiras Modernas).  Em seu quadro administrativo e pedagógico, possui: 01 diretor e 02 vice-diretor, 06 pedagogas, 01 pedagogo, 1 secretária, 14 técnicos administrativos, 19 auxiliares de serviços gerais e 105 professores.

Documento da escola

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como objeto de estudo um conjunto de observações e reflexões sobre a prática pedagógica e docente, a partir da experiência do trabalho docente referente ao processo de ensino aprendizagem.

O objetivo do colégio é buscar meios práticos para que o aluno se transforme em um cidadão crítico e transformador da sociedade e que respeite os princípios de justiça, solidariedade, participação, respeito, não violência, direito e obrigação. Para isso, os professores tem o papel de orientá-lo junto a comunidade escolar. Os professores defendem uma forma de educar não tecnicista, baseada na realidade do cotidiano do aluno e atuação deste para a formação do próprio pensamento crítico.

Na visão da escola, a avaliação feita pelo professor em sala de aula não deve ter a intenção de classificar ou selecionar, mas sim de ser utilizada como instrumento para conhecer melhor o aluno e assim contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades. Ela está sujeita a intervenção pedagógica, se necessário. Conforme o Artigo 52 do regimento escolar, a avaliação não pode acontecer em um momento único, por ser um processo contínuo.  Ela deve ocorrer em pelo menos três momentos, sendo obrigatória a recuperação paralela, conforme artigo 24, item III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Esta recuperação proporciona oportunidade de melhoria e aproveitamento para alunos que demonstrarem rendimento escolar suficiente.  A avaliação é registrada bimestralmente por meio de notas, sendo considerados aprovados os alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% do total da carga horaria da serie ou período letivo e media anual igual ou superior a 6,0(seis), resultante da media aritmética dos bimestres nas disciplinas e não haverá progressão parcial.

O colégio valoriza a formação continuada de professores através de cursos de atualização, capacitação e treinamento oferecido pela Secretaria Estadual de educação como: Grupos de Estudo, GTR, PDE, EAD, SICAPE, Semana Pedagógica e Pro Funcionário.

A escola busca aos poucos uma Educação Integral. Desde 2007 o colégio junto ao MEC e Governo Estadual SEED, implantou o projeto Mais Educação, que vem a ser uma introdução à Educação Integral. O colégio oferta os seguintes projetos: Basquete, Judô, Teatro, Letramento. Rádio e Jornal Escola e capoeira. Apesar das dificuldades a escola conseguiu transformar o projeto num meio de ajuda disciplinar e reforço escolar.  É aceito plenamente pela comunidade escolar e os alunos participam com entusiasmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com