TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO EF

Por:   •  9/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  4.341 Visualizações

Página 1 de 5

CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ANOS INICIAIS DO EF.

Curso: Pedagogia Licenciatura

Instituição: Cruzeiro do Sul/ UNICID

Nome: Gustavo Varela dos Santos

RGM: 19239017

Disciplina: Estagio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Ano/ Semestre: 2018, 1-A.

Características da escola

Nome da Escola: EMEF SUD MENNUCCI

Endereço: Rua João Briscone, 200, Camargo Novo.

Dependência administrativa: Publica

Diretoria: Secretaria Municipal de Ensino – Diretoria Regional de Ensino de São Miguel Paulista.

Níveis escolares observados: 4° ano do ensino fundamental.

Salas de aula: 20

A escola é grande, com muitas salas e espaços, porém alguns são mal utilizados.

As salas são limpas todo dia na entrada e saída dos turnos, a pintura é recente, porém em muitas salas as carteiras estão desgastadas e sujas.

Quadra esportiva: 2

Existem duas quadras, sendo que uma é coberta. Ambas necessitam de manutenção e ocorre invasão  e permanência constante de moradores da região.

Sala de informática: 1

A sala conta com 20 computadores, sendo que apenas 4 funcionam, além de um retroprojetor usado como recurso audiovisual.

Biblioteca: 1

A biblioteca foi reformada há pouco tempo, sendo nitidamente o espaço mais bonito esteticamente e com mais recursos ao professor alem da grande quantidade de livros e sistema de empréstimos.

Sala de jogos: 1

A sala conta com 5 mesas para jogos de tabuleiro, peças de xadrez, domino e futebol de botão. A sala por vezes é usada como depósito.

Playground: 1

O espaço conta com alguns equipamentos, porém esta sem uso aguardando manutenção e reforma dos mesmos.

Introdução

O estagio foi desenvolvido durantes os meses de março e abril e se baseou  em observações, auxilio e regência de aulas e outras praticas pedagógicas sob a orientação da professora >>> totalizando 100H 35M.

A escola se mostrou um lugar dinâmico e em constante movimento, pois a mesma conta com projetos extracurriculares e eventos que contam com a participação dos alunos, isso gera grande autonomia dos alunos e um ambiente motivante aos mesmos, porém este fato é praticamente restrito aos alunos do fundamental 2 pois notei pouca participação de alunos do fundamental 1. A equipe da gestão da escola se mostrou sempre solicita a todos os pedidos para sanar duvidas.

A professora demonstra grande experiência na prática docente e com grande interação com a turma. A mesma segue baseando seus trabalhos pedagógicos nos estudos e aplicação do novo currículo da Secretaria de Educação de SP.

Reflexões

O estagio é um momento de suma importância na formação docente e aproveitar para reconhecer relações de teoria e pratica são a principal questão deste momento.

Fica claro que dentro da pratica em sala de aula os professores se embasam nas orientações didáticas pedagógicas fornecidas pela secretaria de educação e por cursos, porém muitas vezes as próprias recomendações são difíceis de serem seguidas, seja por falta de insumos e/ou espaços apropriados. Mesmo reconhecendo que as orientações não são obrigatórias, a meu ver isso acarreta uma carga complexa aos profissionais da educação que tem que “improvisar” para alcançar os objetivos de aprendizagem acordo com as recomendações.

A complexidade da relação teoria pratica ficou exposta em sua realidade. A preparação das aulas não pode prever as múltiplas interpretações, leituras e necessidades que os alunos terão da pratica pedagógica e novas formas de interagir em sala de aula são necessárias para respeitar essas múltiplas potencialidades de ensino, como por exemplo, as tecnologias e mídias digitais, espaços de interações entre alunos e projetos extracurriculares.

Porém mesmo com as demandas complexas sem uma solução exata e previsível fica claro que por muitas vezes a dedicação diária de todos os profissionais da educação faz com que soluções e ideias surjam em prol do processo educacional.

Perfil dos professores

Neste estagio acompanhei a professora Margarete por >>>> horas e

Pratica pedagógica dos professores

Tema 1

A produção textual e a oralidade

 

- Os professores solicitam aos seus alunos que realizem produções textuais em diferentes áreas de conhecimento ou só em Língua Portuguesa?

A professora busca diversificar  possibilidades para que os alunos realizassem produções textuais em áreas do conhecimento, compilando informações  e a partir disto construindo ideias gerais para que os textos fossem produzidos e geralmente lidos pela turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com