TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  1.991 Visualizações

Página 1 de 8

O estágio supervisionado tem como objetivo articular e integrar a teoria e a prática dos conteúdos das disciplinas acadêmicas do curso e o conhecimento da realidade na organização do espaço escolar. Estimula o aluno a desvelar as teorias pedagógicas que sustentam o cotidiano da escola, com base no referencial teórico construído e aprendido no decorrer do curso, além de instigá-lo à percepção crítica do funcionamento do dia a dia da escola amparado no projeto pedagógico da educação física. Caracteriza-se como um processo dinâmico de aprendizagem que se realiza pela prática progressiva de atividades correspondentes ao campo profissional oferecido pela habilitação específica, em situações reais, controladas e supervisionadas por professores do curso de Educação Física.

O estágio fora em coparticipação que é a continuidade da observação, processo no qual o aluno participa de forma mais ativa da aula sem interferir no desenvolvimento dela. A coparticipação diferencia-se do processo de observação por ser o momento caracterizado por uma observação mais participativa, no qual é “permitido” auxiliar o professor com maior proximidade. Dessa forma, o aluno estagiário deve auxiliar o regente no que for necessário, mas sempre com a presença e autorização dele. Pode ser caracterizada por uma participação nas aulas junto com os alunos, distribuição de materiais, auxílio no processo de avaliação, dentre outras ações que simbolizam a postura de um “coadjuvante” no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Outra maneira de realizar o estágio fora através da docência supervisionada que é uma ação também colaborativa, pois diz respeito a todos os envolvidos no processo com premissa fundamental da práxis pedagógica, considerada um contínuo processo de construção, criação e recriação coletiva tanto no interior do curso de formação como no contexto de atuação profissional em que a própria prática de ensino do professor em formação e do professor acontece. Portanto esse processo não implica, em hipótese nenhuma, que o aluno-estagiário seja o único responsável pela aula, como também não significa que irá substituir o professor de Educação Física. O estagiário deve planejar, desenvolver e avaliar, junto e sob a supervisão do professor habilitado, todas as ações a serem desenvolvidas. Dessa forma, nos momentos de coparticipação e docência supervisionada, os alunos praticam na presença de um tutor, que é o professor regente da sala de aula, sendo envolvido no processo de aprendizagem também reflexiva.

O presente relatório trata sobre considerações do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar, realizado no período de 31 de agosto a 16 de setembro do ano de 2015, na Escola Estadual José Madureira Horta, município de Alvorada de Minas/MG. O corpo docente da Escola possui (“2”) professoras de Educação Física. Constam neste relatório os momentos considerados significativos durante todo o estágio de docência.

A metodologia adotada foi a de primeiro observar a turma em atividade, e a partir de minha análise, preparar o plano de trabalho a ser executado em minhas aulas. Esta ação foi acompanhada pela professora Franciely Mayara Dias, que me auxiliou na análise dos documentos norteadores da prática escolar, bem como na avaliação das aulas planejadas.

DESENVOLVIMENTO

Antes de iniciar o estágio foi realizada uma reunião com a direção e professores de Educação Física para conhecer o regime do colégio, horário, o ambiente e os planejamentos. Segundo as mesmas a prioridade do colégio é trabalhar de forma que desenvolva os aspectos social, afetivo, cognitivo e principalmente o motor. Observando optou-se a seguir as rotinas diárias existentes mudando apenas as atividades, trazendo algo novo e motivante aos alunos que englobasse todos os aspectos.

Explicitamente muito receptiva e educada a professora regente apresentou a estagiária a todas as turmas do 1º ao 5º anos selecionadas para o estágio supervisionado.

No dia 31 de Agosto acompanhada da professora regente nos direcionamos a sala dos professores. A primeira turma a ser sondada e observada foi a turma do 2º ano A do Ensino Fundamental I. Ao dirigir-se à sala da turma a professora Franciely adentrou acompanhada da estagiária onde após uma breve conversa apresentou-a aos alunos. Olhares de curiosidade e alguns cochichos foram percebidos no decorrer da aula. Questionavam: “- Você também vai dar aula para nós?” Essa fase de entrosamento foi rica e importante para a fase de regência, pois possibilitou aos alunos adquirirem confiança na aluna estagiária.

Logo após seguiu-se para a quadra poliesportiva da escola onde a professora regente dividiu a turma entre meninas e meninos e orientou que jogassem vôlei e futebol, respectivamente. Após um determinado tempo e dar um intervalo de descanso e para tomarem água a professora solicitou que os jogos fossem invertidos: as meninas jogariam futebol e os meninos, vôlei.

O mesmo se seguiu às demais turmas às quais foram ministradas aulas naquele dia: 2º Ano B, 4º Ano e 5º Ano, todos do Ensino Fundamental I. A observação no 1º ano A e 1º ano B foi muito proveitosa uma vez que a professora regente obtém total domínio da turma. Fato este que desprendeu bastante admiração por parte da aluna estagiária.

A professora regente consegue dosar o comportamento da turma e assim permitir qualidade no aprendizado. É de se notar que os alunos têm respeito e carinho pela professora, além de terem bom desempenho quando a mesma explica. A aula flui muito bem.

O estágio no 2º ano B do Ensino Fundamental I foi maravilhoso. Houve uma interação muito grande entre a professora regente, a aluna estagiária e os alunos. A professora regente, em aula prática, solicitou ajuda da estagiária para coordenar algumas atividades, concretizando-se assim a coparticipação da estagiária.

No dia 02 de Setembro as turmas a serem trabalhadas foram o 1º Ano A, 1º Ano B e o 3º Ano do Ensino Fundamental I. Em seus horários específicos a professora regente levou os alunos para a quadra e aplicou a brincadeira “peixinhos ao mar”, onde uma criança é o tubarão e as demais os peixinhos, o tubarão fica no meio da quadra e os peixinhos de um lado da quadra, ao sinal da professora que diz: Peixinhos ao mar, todos os peixinhos tem que correr para o outro lado da quadra fugindo do tubarão, quem o tubarão pegar será tubarão também. Após o término a professora deu uma pausa para que todos pudessem beber água, na volta brincou-se de cantigas de roda , e depois o pegador.

A professora desenvolveu a mesma atividade nas três turmas, obtendo excelentes resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (168.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com