TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Leticia Ramos Tiago Medeiros

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II Ensino fundamental séries iniciais

[pic 1]

LONDRINA

2018

Leticia Ramos Tiago Medeiros

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II Ensino Fundamental Séries iniciais

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Selma Borela de Abreu

Tutor eletrônico: Josiane Paes de Camargo Borzuk

Tutor de sala: Ana Paula Resende Furtado

                                                                           

LONDRINA

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

           Este relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório II, realizado na turma do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Paraíso,no segundo semestre de 2018 como atividade avaliativa obrigatória no 7º Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná, Polo Além Paraíba.                        

          Para tanto, este relatório é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula. Considero neste também os aspectos presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criança.

          Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas no

1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Paraíso.

         Esta etapa que acontece o estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e que se acostume ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também cheio de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças transbordantes de vida e vontade de aprender.

         Vi também o período de observação como meio de refletir sobre as práticas existentes no sistema educacional brasileiro. As reflexões feitas por mim neste relatório foram construídas com bases nos conhecimentos desenvolvidos através dos nossos estudos no curso de Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná. Ao iniciar o 7º período foi proposta a realização do estágio nas séries iniciais do ensino fundamental. Com este propósito, realizei as observações na Escola Municipal Jardim Paraíso, situado Rua 24 de março, numero 50, bairro Jardim Paraíso,

na cidade de Além Paraíba– MG na turma do 1º Ano do ensino fundamental .

O presente relatório se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo após, mostro os principais tópicos observados quanto à prática pedagógica.

Realizar o estágio é importante para que nós futuros educadores conhecemos mais um pouquinho a profissão a qual escolhemos.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Unidade escolar, Escola Municipal Jardim Paraíso, foi fundada como escola municipal em 21 de julho de 1949,pelo prefeito Dr.Humberto Cortes Marinho,tendo antes funcionado desde fevereiro de 1948,com o nome de Escolinha, em terreno doado pelo Sr.Antonio Conde das Neves, na rua Gabriel Martins Ferreira,foi construído um predio com 4 salas de aula e inaugurado em 17 de março de 1958.Passou de escola Municipal a Escola Reunida Estadual Edelberto Figueira em homenagem ao advogado promotor de justiça , Edelberto Figuei,um novo pra que fundou o colégio São José, escola pioneira de Ensino Médio em Além Paraíba.

               Estavam presentes na inaguração o Sr.Secretário de educação o professor Abgas Renault, a direção da esola foi entregue a D.Celanira Monteiro Nogueira de Gama.

               Face ao contínuo crescimento do número de alunos,foi construido pelo estado em terreno doado pela prefeitura,um novo prédio,na Rua 24 de março nº50, Jardim Paraíso, onde a escola se encontra estabelecida,desde 20 fevereiro de 1965.

            Durante a Administração 2009/2012,a escola passou por uma reforma de ampliação do prédio, atendendo as exigencias de acessibilidade e possibilitando o funcionamento em regime de creche.

                          CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

            A  Escola Municipal Jardim Paraíso está localizada na Rua Vinte e Quatro de Março nº 50, o telefone pra contato é (32) 3462-1390, o email é escolajp@outllok.com, a escola apresenta uma  boa  estrutura  física,  contando  com 15 salas de aula; 1 pátio; 1 secretaria;1 sala de direção;1 sala de professores;1 biblioteca;1 cozinha;1refeitório;1sala de reforço escolar; 1 quadra bem ampla e coberta;1 pátio; 2 banheiros para funcionários;4 banheiros para alunos, o seu órgão mantenedor:é municipal,seu  horário de funcionamento é de manhã de 7:30 as 11:30 de tarde de 12:00 as 17:00 e de noite de 19:30 as 22:00.

             A escola Municipal Jardim Paraíso campo de estágio foi instituída em 21 de julho de 1949 e funciona de acordo com a creche, educação infantil, o ensino fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos turnos matutino vespertino e noturno a escola funciona no período integral.

             A  entrada  e saída  são  feitas nos horários  matutino  das  07:00 às  11:30h, vespertino das 12: 00 às 17:00 h,e no noturno de 18:30 as 22:00 horas ,sendo esse período observado pelos funcionários .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com