TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

 [pic 3]

JAQUELINE FERNANDES WEBER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

[pic 4]

[pic 5]

JAQUELINE FERNANDES WEBER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo

Tutor de Sala: Maura Rebelatto

Xaxim

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO        8

PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................20

INTRODUÇÃO

        A realizaçao desse estágio será feita na Escola Básica Municipal Cecília Meireles, e visa trazer para o acadêmico uma imagem de como é a realidade das nossas escolas. Assim possibilitando a relação teoria-prática sobre os conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores.

        Este trabalho tem como tema: Jogos de intervalo. E aborda a importância das atividades lúdicas no intervalo. Os jogos e brincadeiras são adotados a partir das escolhas dos próprios alunos, gerando a satisfaçao dos mesmos em participar, interagir, cooperar, num melhor aproveitamento desde o momento que é o intervalo escolar.

        Este projeto favorece que o lúdico compreende todas as atividades espontanêas, prazerosas e criadoras, que o aluno busca melhor ocupar seu tempo livre, e dessa forma visa entender aos diferentes interesses das diversas faixas etárias de nossos alunos dando-lhes liberdade de escolha das atividades, durante o intervalo.

        Estamos propondo uma intervenção durante o recreio, que tem como objetivo torna-lô um momento de interação , socialização e uma forma de amenizar os conflitos e as brincadeiras indesejáveis ou impróprias que surgem nesse momento. As crianças utilizam o período do recreio de forma desregrada, muito ainda não são capazes de lidar com o tempo de forma construtiva e proveitosa. Então tentaremos uma possibilidade de que os alunos aproveitem o intervalo para uma interação social. Pois o intervalo escolar é um momento agradável para os alunos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

                      A estrutura física da escola é o espaço escolar, o ambiente escolar que é um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança revelam muito sobre as relações que nesse espaço se desenvolve.

        Ao observar o espaço escolar, nota-se que ele é organizado por: uma biblioteca, uma quadra (coberta) para a prática de esporte, um ginásio, um parquinho (sem cobertura), um laboratório de informática, uma secretaria, dois almoxarifados, uma cozinha, uma lavanderia, uma sala dos professores, duas áreas de banheiros contendo três unidades em cada, totalizando seis unidades femininas e seis masculinos, dois banheiros para funcionários, um feminino e um masculino, uma área coberta, uma sala de vídeo e treze salas de aula.

        Pode- se perceber que na escola há alunos com necessidades especiais, para os alunos de necessidade especial (cadeirantes) na entrada á uma rampa, aonde tem uma professora no aguardo dos alunos. Cada aluno tem uma segunda professora, para ajudar durante o período de aula. As atividades realizadas dentro da equipe pedagógica são realizadas de acordo com um planejamento que é feito juntamente com toda a equipe. São realizadas tarefas como: auxiliar os alunos nas dificuldades, assistência aos pais, entrega de materiais para os professores, documentação das atividades como o boletim escolar. Também tem um papel importante como organizar momentos cívicos, calendários escolares, grade de horário das aulas. Fazer licitação de materiais tanto para salas de aula como para a parte de informática e higiene da escola.

        

A escola possui vários projetos que são propostos pela secretária da educaçao, projetos interdisciplinares, mas como destaque, tem o Projeto Da Horta, que é apoiado pelo Banco Sicredi. Aonde conta com a participação de todos os alunos.

        Para manter o contato com os pais de alunos é realizado através de ligações, bilhetes e que compareçam a escola. Tudo varia conforme a necessidade. Os profissionais da escola utilizam sempre do Projeto Político Pedagógico para se auxiliarem no trabalho.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

1º DIÁRIO 03/09/2018        

No primeiro dia de observação pude ver um ambiente diferenciado da sala de aula. É um local bastante ativo, onde a direção está sempre se preocupado com cada detalhe para que tudo funcione de acordo com o planejado. Ocupa-se com os problemas da instituição. Desse modo, conta com a ajuda dos demais funcionários e com os responsáveis pelos alunos.

Neste dia, observei a chegada de todos na Instituição, e pude constar a rotina de chegada, os primeiros alunos começam a chegar à escola por volta das 7h15min, neste momento já há um profissional, que chega ás 7h00 e abre a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (283.5 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com