TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  25/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º FLEX e 8º SEMESTRE

LUCIANA DA SILVA PEDROSO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Umuarama

2016

LUCIANA DA SILVA PEDROSO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – GESTÃOl – 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Stefani Emanuelli Alves de Araujo.

Tutor de sala: Elisângela Generoso Garcia.

Umuarama

2016

sumário

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Proposta de Intervenção        08

4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar sobre o estágio que realizei na instituição CEEBJA de Alto Piquiri. Este relatório corresponde a mais um momento vivenciado durante o estágio, agora voltada ás atividades e observações da gestão.

O Projeto Qualidade de vida, que planejei, apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada na EJA, buscando a integração da escola e família, no sentido da conscientização de hábitos saudáveis.                

         O tema Qualidade de vida tem sido bastante abordado nos dias atuais. Segundo a organização mundial de saúde (OMS) o cenceito de qualidade de vida está ligado ao bem estar físico, social, emocional e espiritual, mas não estamos vendo isso nos tempos modernos. Precisamos mudar o nosso modo de vida, nos concentrarmos mais em nóis mesmos, para que assim possamos revolucionar a nossa qualidade de vida e transforma-lá numa fonte de bem estar. Diante disso, resolvi escolher este tema para o meu projeto para a Gestão educacional/escolar.

O objetivo do estágio no contexto da Gestão Escolar, é proporcionar ao estuadante de Pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a integração entre teoria e prática através da vivência do estudante com a rotina da escola.

Durante o estágio, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de Pedagogia, para mim ficou evidente o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar, para a área em que pretendo atuar.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

        

A instituição em que realizei o estágio foi a escola Ceebja – Centro Estadual Básica para Jovens e Adultos de Alto Piquiri-PR, com a carga horária de 100 horas, onde 52 horas foram realizadas na instituição e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento do projeto. A escola se localiza á Rua Getúlio Vargas número 1480, na cidade de Alto Piquiri, jurisdicionado pelo Núcleo Regional de Educação de Umuarama, mantido pelo governo do Estado do Paraná. Administrado pela Secretaria de Estado da Educação. Oferta Ensino Fundamental – Fase II e Ensino Médio, na organização coletiva e individual, com funcionamento noturno, na Sede atendendo 153 alunos e 10 turmas de APEDs, (Ações Pedagógicas Descentralizadas) com um número de 172 alunos, sendo no período matutino e a noturno.                        

Na instituição a gestão trabalha com clareza de objetivos e metas a serem alcançadas, conhece a sua real função como espaço do saber, faz bom uso de estratégias administrativas e pedagógicas respeitando as leis educacionais vigentes.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

 

O objetivo do estágio no contexto da Gestão Escolar, é proporcionar ao estuadante de Pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a integração entre teoria e prática através da vivência do estudante com a rotina da escola.

A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com os profissionais da instituição.

O estágio é muito importante para a formação do Pedagogo pois contribui para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio                                                 

A instituição que realizei o estágio foi no CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Alto Piquiri – PR no período noturno. Oferta Ensino  - Fase II e Ensino Médio, com 202 dias letivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com