TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  22/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.884 Palavras (16 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

NILZA SOUZA VALENTIM CONCEIÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Linhares

2016

NILZA SOUZA VALENTIM CONCEIÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:  Lucí Mara Sinkoç Daschevi

Tutor de sala: Aline Laurent Macedo

Linhares

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        09

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        19

MOSTRA DE ESTÁGIO        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

Vendo a necessidade encontrada nos alunos do CEIM José Candido Durão, sobre uma alimentação mais saudável a professora regente da turma do infantil resolveu trabalhar com seus alunos o seguinte tema:  Alimentação Saudável. Para isso ela pediu a minha ajuda, já que eu também necessitava de um tema para que fosse possível dar continuidade nos meus trabalhos com a turma, por esse motivo o tema escolhido para a minha intervenção com as crianças foi esse.

Sabemos a grande importância que uma alimentação saudável tem na vida de uma criança, não somente na vida da criança mais na vida de qualquer ser humano, pois mantendo uma alimentação correta teremos uma vida com mais saúde e tendo uma saúde boa teremos uma vida mais longa.                                                                      

Logo abaixo será abordado dois capitulos sobre a alimentação saudável e sobre as frutas.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Compreender o trabalho do professor nos espaços educativos (educação infantil) e as atitudes do contexto escolar, são imprescindíveis ao educador. É com base na situação existencial dos individuos e dos grupos, no conhecimento de suas necessidades, de seus desejo e de suas representações que podemos capitar o sentido que a vida tem para eles em condições determinadas sem perceber a realidade social e tentar encontrar meios de trabalhar com os alunos, a prática educatica, onde através de projetos os conhecimentos do aluno crescerá muito mais.

Pois a realidade que o aluno conhece e serve não é somente aquela empricamente aprendida, é também, a relidade sonhada, as fantasias e os desejos. Quando o docente tenta, conhecer a realidade do aluno dando importancia as suas necessidade engloba para o aluno um significado diferente e prazeroso, e por esse motivo que foi escolhido o tema “alimntação saudavél”, devido a alimentação inadequada da maioria dos alunos.

Para entender as necessidades curriculares atuais é preciso lançar mão de um olhar sobre as necessidades dessa complexidade atual, a escola se modernizou, mudou de estrutura, de programas, de tecnologias, de formas de ensinar e avaliar. Essas mudanças seguem diferentes direções, por um lado, a modernização dos conteúdos e dos métodos, ligada à evolução dos conhecimentos científicos, dos métodos e das tecnologias, por outro, a humanização da relação pedagógica em função de uma nova concepção dos valores, do pluralismo cultural e do papel do profissional.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

O estágio foi realizado no CEIM “José Elias”, inaugurado no mês de abril do ano de 2010 que está situado na cidade de Linhares no Bairro: Linhares V na Rua: D2 Quadra 14 Casa 11, tem 13 turmas ao total de 450 crianças atendidas, o perfil da comunidade atendia é uma população carente em todos os aspectos, com casos de extrema pobreza.

A escola tem a missão de educar para a vida e tendo um puplico carente tem a responsabilidade de capacitar os alunos para a vivência da cidadania transformando a escola em um espaço aberto onde seja desenvolvido um trabalho vinculado aos princípios da dignidade, participação com responsabilidade, solidariedade, igualdade de oportunidades dos preconceitos sociais e dos marginalizados. E assim formando crianças para ser construtora ativa na sociedade na qual vivem transformando-os em seres sociais conscientes de seus direitos e deveres e capazes de viver em liberdade.

O estagio foi aplicado na turma de 4 anos, durando 52 horas distribuida durante semanas.

O CEIM tem como finalidade, além do disposto na legislação, promover:

- O desenvolvimento integral do aluno e sua participação na obra do bem comum;

- A compreensão dos direitos e deveres, da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;

- O respeito à dignidade as liberdades fundamentais do ser humano;

- o preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos, que permita as crianças o uso de suas potencialidades para defender o meio ambiente, zelando por sua preservação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com