TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.663 Palavras (15 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

TAÍS DE FREITAS SEVERO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

        

[pic 3]

Alegrete

2016

TAÍS DE FREITAS SEVERO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I– EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 5º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Adriano Batista da Silva

Tutor de sala: Marilene Vargas Ferreira

Alegrete

2016


 sumário

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        08

  1. 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                09

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        20

MOSTRA DE ESTÁGIO        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

Este estágio se mostrou de extrema importância em nossa vida acadêmica e profissional, pois nos proporciona diferentes contatos em diferentes realidades o que é sensacional. O tema abordado é Folclore, sabendo da importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo do Folclore e  surgiu a necessidade de trabalhar com este tema, para que as mesmas consigam identifica-las e relaciona-las com seu dia a dia.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O Estágio Supervisionado realizou-se na Escola Municipal de Educação Tenente Salustiano Prates, localizada à rua Vascol Alves, n° 682 – Bairro Macedo , sendo uma instituição da rede pública de ensino, que atende alunos nos turnos matutinos e vespertinos, ofertando as seguintes etapas: Berçario, Maternal I e II e Educação Infantil. O EMEI Tenente Salustiano Prates  é uma escola muito procurada pela comunidade, tendo uma demanda de 100% de alunos na espera de vagas. Sua filosofia é “ A criança como ser único, capaz de transfomar o mundo pelas ações que a dignifique e que promova – sujeito de participação integral”.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.  O estágio proporciona vivências que até então para a grande maioria apenas se ouvia falar teoricamente. Cada turma, cada ambiente é um desafio novo pois cada um é único, se fazem necessárias diferentes abordagens, seja pela faixa etária, pelo centro de interesse, pela realidade social.

Tudo que vivenciamos em aula é colocado em prática de maneira lúdica e desafiadora tanto para nós quanto para nossos alunos que são  instigados a refletirem sobre tudo que lhes é apresentado, sendo para resignificar seus conhecimentos ou para adquirí-los. É um momento de importância na vida do academico que sonha em se formar, pois através dele podemos ter vivências antes não conhecidas por alguns.

  1. 3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
  2. 3.1 Caracterização do Campo de Estágio
  3. A Escola de Educação Infantil Tenente Salustiano Prates, localizada à rua Vasco Alves n° 682, Bairro Macedo, tendo a área de 227.68m², foi criada pelo Decreto Executivo n°195/99, obteve autorização de funcionamento pelo Parecer número 06/2001 do Conselho Municipal de Educação de Alegrete (CMEA), no dia 25/10/2001.
  4. A escola está constituída por uma equipe gestora, professores e funcionários, atendendo crianças dos bairros: Macedo, Vila Isabel, Boa Vista, Santo Antônio e Restinga. A equipe gestora é composta pelas seguintes pofessoras: Eliza Araújo Machado- Diretora, Ivana Dalcin Bortolás – Coordenadora Pedagógica. A escola funciona das 8h às 17h, atendendo 104 alunos de 04 meses a 5 anos de  idade, integrados nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil – Nível A – Turno matutino e vespertino, Berçário, Maternais I e II – Integralmente. Dias letivos duzentos.
  5. O corpo docente é constituido por 1 professor, 7 atendentes em formação – cursando PFPS promovido ela secretaria da Educação e Cultura. A escola funciona em turno integral nas etapas : Berçario, Matenal I e Maternal II. Também compoem este educandário as estagiárias, oriundas do Curso do Magistério – Ensino Médio e acadêmicas de Pedagogia, com carga horária de 30 horas – contratadas pela ABRM/CIEE/PMA.
  6.  Integram a escola também 2 cozinheiras, 1 servente e 2 zeladores, os quais desempenham suas tarefas de acordo com o previsto no regimento escolar.
  7. A escola busca desenvolver a teoria  Sóciointeracionista por meio de Vygotsky, a cognitiva por Jean Piaget, levando-se em conta os estagiários de desenvolvimento da criança, a libertadora por Paulo Freire, a participativa/cooperativa por Freinet e a teoria das inteligências múltiplas por Gardner.
  8.  A taxa de evasão da escola é considerada baixa. Na EMEI funciona os seguintes colegiados: CPM, regulamentado por uma legislação específica, que auxilia a equipe gestora dentro de uma gestão participativa conforme art.15 da LDB e delibera sobre questões políticos-pedagógicas, administrativo, financeira na âmbito da escola,e, o Conselho Escolar que atua com o popósito de construir no coletivo um projeto de ação e de trabalho educativo escolar que impulsione a qualidade da educação com inclusão social, levando em consideração as demandas da comunidade local.
  9. Esses segmentos reunem-se semanalmente e/ou, sempre que for solicitado para atender as chamadas surgidas no contexto escolar. Dentro de uma visão holística, voltada aos interesses comuns deuma comunidade atuante e voltada ao desenvolvimento integral das cianças, a escola desenvolve os seguintes projetos:
  10. - Projeto: Etapa de Inserção: Amor, Paciência e Bom Senso: Este projeto visa a forma do acolhimento do aluno na escola que deverá ser realizado com carinho e paciência, onde cada educador, juntamente com a família irá estabelecer o tempo de cada um para que se sintam seguros, cuidados e felizes no ambiente escolar objetivando o desenvolvimento das potencialidades individuais, não importando o período do ingresso.
  11. Projeto Inclusão: Respeito é Fundamental: Este projeto tem como proposta a inclusão de todos no processo escolar, oportunizando direitos iguais dentro dos aspectos sociais, afetivos e cognitivos,construindo um espaço de solidariedade e igualdade, conforme a Declaração de Salamanca(1994) e a LDB (1996). A acessibilidade para PNEE é um probema na escola, pois não possui rampa  e mobiiários adequados para incluir é um caminho a ser percorrido e implantado;
  12. Projeto Saúde e Higiene: O desenvolvimento desse pojeto é diário, co práticas que oportunizam e estimulam hábitos e atitudes esclarecedoras, num ambiente acolhedor, limpo e agradável. Este projeto é revisto e reforçado, junto a pais e equipe com auxílio de profissionais da saúde. São promovidos palestras, com objetivos de esclarecimentos à comunidade.
  13. Projeto Movimentando, Brincando e Cantando, Construo Meu Mundo: Este projeto se dá de forma lúdica com atividades dirigidas em todas as etapas de ensino. A socialização é a base desse processo, pois auxiia na construção da identidade e autonomia da criança;
  14. 3. 2 A Rotina Observada  

Durante o período de estágio foi possível perceber que as turmas se organizam de diferentes formas. Pois cada turma tem sua rotina, as turmas de  Educação Infantil fazem o lanche no refeitório, mas o Berçário somente na sala de aula em suas mesas. A escola possui biblioteca, equipamentos de audiovisual, pracinha, entre outros espaços que são explorados pelos alunos em seus devidos horários.

Os Professores reúnem-se quinzenalmente com a equipe pedagógica para trocas de atividades e auxílos pedagógicos, buscando sempre desenvolver um trabalho de qualidade com bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com