TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA –   5º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Itumbiara

2017

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil –   5º semestre.

Orientador: profª. Ms. VilzeVidotte Costa.

Tutor eletrônico: Patricia Cindy Milléo Christofoli de Oliveira

Tutor de sala: Dione Carlos da Silva

Itumbiara

2017

1. INTRODUÇÃO

        O Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, tem como principal função transmitir ao estagiando um novo modo de aprendizagem através do início de experiências práticas, dando a ele um novo olhar à tudo já estudado, além de fazer com que o aprendiz em questão perceba que o educador infantil deve exercer as funções de cuidar e acolher, e não somente ensinar.

        O relatório a seguir trás por escirto a experiência de 26 dias de estágio em uma turma de Pré II, onde foi observado desde à chegada dos alunos até a hora do intervalo.

        O tema de intervenção escolhido foi Literatura e Arte, trabalhando clássicos literários infantis, com o objetivo de enriquecer a linguagem oral dos alunos, já que existe grande necessidade de leitura no ambiente observado.

        

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

A instituição de ensino em que foi realizado o estágio é de domínio municipal e recebe como nome Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Luiz de Miranda. É uma escola que atende desde o Pré II (Educação Infantil) até o 5º ano (Ensino Fundamental I) e funciona em perído integral, das 07hs da manhã até as 15hs e 30 min.

A escola é chamada de escola fazenda, por ser em ambiente aberto, com grande número de árvores, grama e outras plantas. É composta por 8 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 2 banheiros masculinos, 2 femininos, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta.

A escola possui um quadro de funcionários composto por 54 pessoas. Todos extremamente competentes e de suma importância para o perfeito funcionamento da escola.

Por ser uma escola de tempo integral, conta com oficinas complementares na parte da tarde. Os alunos possuem aulas de: Letramento, Desafios Matemáticos, Educação Ambiental, Estudos Monitorados, Conhecimentos Gerais, Teatro, Musicalização, Jogos e Brincadeiras e Psicomotricidade. Além de aulas de Violão e Violino.

3. OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

        Os portões da escola abrem às 06 horas e 45 minutos. Os alunos se posicionam em filas e aguardam os professores para caminharem para o refeitório. Por ser uma escola de tempo integral são servidas todas as refeições até às 15hs e 30 min. O café da manhã termina às 07 horas e 30 minutos. O professor segue com a turma para a sala de aula para dar início às suas atividades. As orações são feitas no refeitório.

        A turma na qual foi realizada o estágio era uma turma de Pré II e continha 27 alunos no total. A observação participativa teve um total de 12 dias, começando no dia 16/08 /2017 e terminando no dia 31/08/2017, e duração de 2 horas diárias, totalizando 24 horas.

- Dia 16/08/2017 – Primeiro Dia:

        O primeiro dia da observação participativa começou em uma quarta feira. Nesse primeiro dia foi observado a maneira com que a professora organiza a turma e o método de ensino utilizado. Os alunos sentam-se sempre em duplas e a professora usa todos os recursos possíveis para ensiná-los. Nesse dia os alunos trbalharam com Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Movimento e Música.

- Dia 17/08/2017 – Segundo Dia:

        No segundo dia foi observado como cada aluno aprende, de forma individual e coletiva. Os alunos são muito interativos e a professora dá abertura para que eles possam tirar suas dúvidas e compartilhar o que aprenderam com os colegas. Nesse dia foram trabalhados os conteúdos de: Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Movimento e Música.

- Dia 18/08/2017 – Terceiro Dia:

        Em todas as aulas a professora regente começa com uma roda de conversa para expor o conteúdo que irá ser trabalhado. Os alunos estão sempre atentos a tudo o que é dito. No terceiro dia foi observado a linguagem usada pela professora durante as aulas e como os alunos interagem diante das dúvidas. A professora possui um tom muito dócil e atencioso, o que facilita o aluno tirar suas dúvidas quando elas aparecem. Nesse dia foram abordados os conteúdos de: Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Movimento e Música e Matemática.

- Dia 21/08/2017 – Quarto Dia:

        No quarto dia de observação os alunos trabalharam de forma lúdica com base nos conteúdos que estavam sendo aplicados pela professora. Através desta atividade foi possível perceber como a turma e a professora se comporta diante de atividades que fujam da rotina. Existe uma grande tranquilidade, os alunos sabem a hora de falar e de ouvir, tiram dúvidas, respeitam os colegas. A atividade trabalhada foi a construção de casinhas com materiais recicláveis.

- Dia 22/08/2017 – Quinto Dia:

        No quinto dia de observação participativa a professora realizou um ensaio de uma peça teatral que está sendo preparada para as apresentações de final de ano. Os alunos já dominam toda a fala, e estão com uma empolgação maravilhosa. O ensaio foi super organizado, todos cooperaram. Os alunos mostraram um excelente domínio na fala e no desenvolvimento da peça teatral.

- Dia 23/08/2017 – Sexto Dia:

        No sexto dia de observação a professora trabalhou com os eixos de Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Identidade e Autonomia e Movimento e Música. A professora realizou a leitura de um livro e em uma roda de conversa questionou sobre o conteúdo do livro. Os alunos prestaram total atenção na leitura e a maioria soube responder as perguntas e até recontar a história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com