TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.629 Palavras (23 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TAÍS ANGÉLICA DE OLIVEIRA PINTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Il–

Betim

2019

TAÍS ANGÉLICA DE OLIVEIRA PINTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Il–

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Rozangela E. da Silva

Tutor de sala: Fernanda Gonçalves Andrade

Betim

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 8

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 9

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 10

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 13

PLANOS DE AULA 15

Plano de Aula 1 15

Plano de Aula 2 17

Plano de Aula 3 19

Plano de Aula 4 20

Plano de Aula 5 22

Plano de Aula 6 23

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS 31

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental constituiu-se uma etapa de suma importância para a formação acadêmica e profissional dos futuros docentes, uma vez que essa vivência implica no processo de ser e tornar-se professor.

O relatório supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi realizado no Centro de Educação Infantil Cândida Rodrigues, situado no bairro Tropical Contagem MG, tendo como objetivo relatar as observações relacionadas ao desenvolvimento e análise da atividades, apresentação do plano e aula, caracterização da escola e da turma observada.

O estágio(regência) foi realizado na turma do 2° Ano, com a contribuição e avaliação da professora/pedagoga Maria da Conceição(Ceiça), turno matutino, com início dia 15/03/2019 a 22/03/2019 totalizando 100 horas; sendo 48 hs fora do campo e 52 hs na escola.

O tema trabalhado no projeto de intervenção foi “Sentimentos e Emoções”, onde a intenção principal foi fazer com que as crianças percebessem a importância dos sentimentos e emoções no seu dia a dia.

A proposta de trabalho do conteúdo envolveu os conhecimentos prévios dos alunos, o que tornou mais ressignificante , criativo, participativo, e interessante para todos. O planejamento envolve organização e prática estruturada, em permanente construção, flexível, com ações voltadas aos objetivos educacionais e reais. Os resultados alcançados foram surpreendentes com tamanho interesse e entusiasmo de todos envolvidos.

A importância deste estágio na formação do professor contribui para um conhecimento da realidade do âmbito escolar. O desenvolvimento das crianças é fundamental, mas para que ocorra de maneira satisfatória, é necessário que o professor domine o conteúdo, se utilize de diversos recursos e técnicas para ensinar, buscando sempre se reinventar, sendo reflexivo, flexível, e tendo como principal objetivo mostrar ao aluno sua capacidade de conhecimento.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Centro de Educação Infantil Cândida Rodrigues ,está localizado á Rua 27, n° 389 Bairro Tropical Contagem- MG. Esta instituição oferece atendimento a crianças de 3 a 10 anosde idade em período pacial( matutino e vespertino), no total de 120 alunos. Funciona de segunda a sexta feira, no horário de 07:00 as 11:30 hs 1° turno e 13:00 as 17:30 hs 2° turno, fechando no período de férias e recessos conforme calendário escolar.

A organização curricular de Centro de Educação se dá através das orientações propostas pela pedagoga da instituição. O trabalho é planejado buscando articular saberes e experiências das crianças, tentando englobar as diversas linguagens apartir do diagnostico inicial das turmas, entrevistas com famílias e interesses coletivos e individuais, tendo as crianças o centro do projeto pedagógico.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Caracteriza um ambiente acolhedor, afetividade entre os funcionários e alunos, onde a criança se sente segura e respeitada. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da criança e sua autonomia.

A Escola foi fundada em Fevereiro de 1991, sendo a primeira escola de Educação Infantil do bairro Tropical, uma escola particular, tendo como proprietária Valéria Coimbra Rodrigues, pedagoga e diretora da mesma.

A escola possui 5 salas onde acontecem as atividades dirigidas com a intervenção do educador. Uma sala de professores, uma secretaria em funcionamento com a diretoria, dois banheiros de aluno feminino e masculino, um banheiro para professores. Possui parquinho exposto ao tempo e refeitório onde as crianças fazem o lanche. Possui uma quadra sem cobertura onde é realizado o recreio e demais atividades físicas, não possui brinquedoteca.

As salas são pequenas com prateleiras onde as professoras guardam os materiais, algumas atividades realizadas pelos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com