TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Por:   •  4/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]               CURSO DE PEDAGOGIA

INDIÁRIA PEREIRA GOMES MARTINS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Macaé

2018


INDIÁRIA PEREIRA GOMES MARTINS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor(a)a Distância: Tatiane Pereira Alves Marigo

Tutor de sala: Sayonara Pereira Azevedo de Miranda

Macaé

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................03

2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO......................03,04

3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.....................................04,05

4 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES………...……………………………….............06

5 PLANOS DE AULA..…………………………………………….......…….........07

 5.1 Introdução...................................................................................................07

5.2 Dados Gerais do Projeto....................................................................07,08,09

5.3 Referencial Teórico.................................................................................09,10

5.4 Proposta de Intervenção...............................................09,10,11,12,13,14,15

6 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS.......................................................................15,16

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................16,17

8REFERÊNCIAS...............................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O estágio obrigatório da educação infantil foi realizado na Creche Escola Dente de Leite, que fica no bairro da Imbetiba na cidade de Macaé. O estágio em educação Infantil é importante para o estagiário, pois é através dele que o estudante de Pedagogia cria uma relação, que faz com que ele saia da teoria e vá para a prática, é a oportunidade de presenciar o profissional da educação em sua rotina pedagógica e observar também as crianças. Foi elaborado um projeto Pedagógico que foi de grande contribuição para a formação do estagiário.

O tema do Projeto “Macaé, nossa cidade” traz para os alunos conhecimentos cultural, tradição, lendas e riquezas da cidade de Macaé. É importante para os alunos como cidadãos da cidade de Macaé, saber da história do lugar onde nasceram ou vivem, são essenciais para qualquer pessoa, e poder oferecer esse conhecimento para os alunos da Educação Infantil é importante. Através desse projeto, o aluno também alcançará habilidades importantes como: coletar dados da cidade; conhecer a bandeira de Macaé; reconhecer as sílabas, trabalhar a memória; participar de conversa na hora da roda; perceber diferenças de formatos e contornos; identificar cores variadas;

Com o estágio, podemos analisar coletar dados e experiências, sair da teoria aprendida em sala de aula e vivenciar na prática. Também é uma oportunidade de aprender com o que está sendo observado.

2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Realizei o estágio na Creche Escola Dente de Leite, do dia 13/08/18 até 29/08/18, a instituição se localiza na rua Doutor Luiz Bellegard, n° 585, Macaé, RJ, é uma instituição de ensino privada, que atende crianças de 04 (quatro) meses a 05 (cinco) anos.

A professora regente é a Vânia Carvalho Ferreira Soares que leciona na turma do Pré 1, com o total de 15 alunos, sendo 1 especial.

 Levar um ensino de qualidade para as crianças é prioridade nessa instituição, assim como oportunizar o espaço para brincadeiras, jogos, leitura, atividades físicas entre outros.

Observei que a instituição tem espaço amplo, o que possibilita atividades diversas ao ar livre, na quadra, no pátio com as crianças. A professora é criativa, procura complementar as atividades do livro, cria cartazes, canta músicas, faz ditados, jogos educativos, que proporciona ao aluno aprender de forma divertida. Os professores, auxiliares e demais funcionários da instituição, procura oferecer um ambiente acolhedor, limpo, seguro para as crianças e os demais.

3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição Creche Escola Dente de Leite, trabalha com crianças do Berçário 1 (4 meses) até 5 anos em regime de externato misto. O horário de entrada é das 07h30min (Matutino) e vai até as 18h30min (Vespertino), e funciona de segunda a sexta, também abre nos recessos pois atende alunos que ficam em período integral. Estarei estagiando no horário de 13h00min ás 17h00minh; do dia 13/08/2018 até o dia 29/08/2018.

 A Creche foi fundada no ano de 1991, atualmente a diretora da Creche escola é a Solange Vasconcelos, a coordenadora infantil é Sânia Medeiros. Atende crianças de classe média alta, de alguns bairros da cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro. São crianças que vem de famílias com boas condições financeiras, filhos de pais com empregos estáveis, empresários, concursados, engenheiros, petroleiros entre outros.

A Creche Escola funciona em meio Período e, período Integral, que começa ás 07h30min e vai até as 18h30min, servindo café da manhã, almoço, lanche e jantar. A instituição tem 350 metros de área construída, divididos em 6 salas de aula para a educação infantil, sendo que 3 salas dispõe de banheiros próprios, 1 sala para a SINAPSE (Ginástica do Cérebro), Secretaria, Coordenação, Refeitório, Cozinha, 3 Banheiros, 1 Quadra, 1 Pátio, 1 Sala de Vídeo.  As avaliações dos alunos da educação infantil são feitas através de relatórios, a partir das observações da professora em sala de aula. Todos os professores tem 1 (um) auxiliar para cada sala, sendo que no berçário 1, são o total de 2 ( dois ) auxiliares, pois necessitam de mais auxílio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com