TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        14

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        16

6        PLANOS DE AULA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

Precisamos nos adaptar cada dia às transformações que o mundo vem sofrendo, para que possamos entender todo processo de formação de uma criança seja ele: psicológico, pedagógico e cultural. Com isso, vamos conseguir atingir objetivos bem maiores para com nossa educação, pois devemos levar em consideração toda a realidade do aluno e cada dificuldade que pode afetar diretamente o processo de ensino aprendizagem da criança.

Este trabalho foi realizado com base informações que regem um estágio curricular em uma escola, voltado para os anos iniciais do ensino fundamental. Trabalharemos temas referentes à educação no Brasil e sua evolução na área da Educação. Dentro dessa temática, veremos a importância de todos no campo da educação da criança, deixando de lado a velha concepção de que somente a escola é responsável pela educação e, de como podemos melhorar cada dia mais a educação em nosso país.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto tem como temática A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, que tem sido tratada por dois principais enfoques, sendo eles: o Epistemológico e o Pedagógico. O primeiro toma para conhecimento aspectos mais voltados para o quesito produção, reconstrução e socialização do sujeito (aluno) e o segundo, tratam-se de questões de natureza curricular, do ensino e da aprendizagem escolar.

        Com a evolução histórica que o mundo vem sofrendo mudanças constantes e que vem marcando a o enfoque interdisciplinar na educação, constituindo assim um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo e muito complexo. A educação constitui uma visão de mundo bem maior do que há anos atrás, aonde o único objetivo era se passar o conhecimento para os alunos e não se preocupava em que realidade o aluno vivia. Com a vinda da interdisciplinaridade no processo ensino aprendizagem, passou-se a ter um pensamento multidimensional capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude.

        A interdisciplinaridade, como um enfoque teórico-metodológico, Sobretudo pela influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos como Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin e outros, as ciências foram sendo divididas e, por isso, especializando-se. Organizadas, de modo geral, sob a influência das correntes de pensamento naturalista e mecanicista, buscavam, já a partir da Renascença, construir uma concepção mais científica de mundo.

        Para Goldman (1979, p. 3-25), um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético de pensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências. Nesse sentido, o materialismo histórico e dialético resolveu em parte o problema da fragmentação do conhecimento quando colocou a historicidade e as leis do movimento dialético da realidade como fundamentos para todas as ciências.

        Quanto à definição de conceitos, ou de um conceito, para interdisciplinaridade, tudo parece estar ainda em construção. Qualquer demanda por uma definição unívoca e definitiva deve ser a princípio rejeitada, por tratar-se de proposta que inevitavelmente está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes e porque encontrar o limite objetivo de sua abrangência conceitual significa concebê-la numa óptica também disciplinar.

        Embora a temática da interdisciplinaridade esteja em debate tanto nas agências formadoras quanto nas escolas, sobretudo nas discussões sobre projeto político-pedagógico, os desafios para a superação do referencial dicotomizador e parcelado na reconstrução e socialização do conhecimento que orienta a prática dos educadores ainda são enormes.

        Devemos pensar sobre a importância da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem quando propõe que a pesquisa seja um princípio educativo e científico. A interdisciplinaridade é o processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura. Busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

2.1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político Pedagógico, ou simplesmente PPP, é uma ferramenta de planejamento e avaliação fundamental para definir a identidade da escola e os caminhos que ela irá percorrer para fornecer um ensino de qualidade. O Projeto Político Pedagógico da Escola faz parte de uma gestão escolar democrática, e deve ser elaborado por e para todos, gestores, professores, funcionários, alunos e familiares. Segundo especialistas, é essencial que o PPP contemple a missão escolar, clientela, dados sobre aprendizagem, relações familiares, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação. A Identidade da Escola aborda princípios, execução e elaboração do PPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com