TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO IANOS INICIAIS DO ENSINO FENTAMENTAL

Por:   •  2/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.144 Palavras (17 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12

6 PLANOS DE AULA 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

INTRODUÇÃO

O estágio em docência no Ensino Fundamental I (anos iniciais) tem por objetivos o aperfeiçoamento da prática em sala de aula, colocando todo o conteúdo que foi aprendido durante o semestre em prática, permitindo uma aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho. O mesmo possui importância em unir e lidar com a prática e a teoria, tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno.

Devido ao senário mundial em que nos encontramos em razão da Covid-19, os estágios supervisionados foram suspensos e readaptados, pois as escolas encontram-se fechadas com atividades somente on-line. Isso levou os estágios a serem realizados de forma on-line e não presencial como de costume, onde foram apresentados textos, vídeos e atividades que suprissem as necessidades dos estagiários.

Quando participamos da realidade do mundo educativo temos a oportunidade de aprofundar no conhecimento e nas habilidades da atuação pedagógica, vendo no dia-a-dia a complexidade da sua formação, trazendo benefícios para a aprendizagem e melhoria para o ensino, identificando estratégias para solucionar problemas no ambiente escolar. Através do estágio o futuro docente pode colocar em prática o que foi aprendido na universidade como ferramenta que pode mudar a educação, com projetos feitos através de pesquisas respondendo as demandas na elaboração proposta da intervenção na escola.

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo de Juarez da Silva Thiessen “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem” traz consideráveis argumentos para compreensão do contexto de ensino-aprendizagem educacional, onde muitas são as discussões sobre a interdisciplinaridade como movimento propiciador de um conhecimento menos sistematizado e focado nos distintos elementos conceituais.

A principal reflexão do artigo é o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e aprender na escolarização formal. Buscando unir as abordagens pedagógicas e epistemológicas, os seus avanços, as limitações, e os conflitos e consensos.

O artigo pode ser compreendido como três partes, sendo elas: a origem e conceitos de interdisciplinaridade; Epistemologia, ciência e interdisciplinaridade; e as implicações da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Destacando que a mesma considera-se articuladora deste processo na medida em que se produzir como conduta (Fazenda, 1979), como modo de pensar (Morin, 2005), como pressuposição na organização curricular (Japiassu, 1976), como parâmetro para as opções metodológicas do ensinar (Gadotti, 2004), ou ainda como parte orientadora na formação dos profissionais da educação.

Primeiramente, Thiessen ressalta que a interdisciplinaridade teve origem na segunda metade do século XX, em virtudes das necessidades identificadas nos campos das ciências humanas e na educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causada por uma epistemologia de caráter Positivista. Esta evolução deve-se a influência de grandes pensadores como Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin e outros.

Quanto à definição de conceitos para interdisciplinaridade, o autor aponta que um conceito ainda está em construção, onde qualquer afirmação consolidada deve ser rejeitada, por tratar-se de uma proposta que de maneira inevitável está sendo construída a partir das culturas disciplinares existentes.

O debate sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido frequentemente tratado sob dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico. O estudo da epistemologia abarca a produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; métodos de mediação entre sujeito e realidade. Enquanto, o pedagógico discute questões de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.

No segundo momento, aborda-se sobre a Epistemologia, ciência e interdisciplinaridade. Realçando que no aspecto epistemológico, este mediado pela teoria científica que dá sustentação lógica a essa relação, Thiessen relata que a interdisciplinaridade precisa, acima de tudo, de uma discussão de paradigma.

Para correlacionar a ciência e a interdisciplinaridade, Thiessen cita a autora Olga Pombo, ao destacar que o desenvolvimento de diferentes áreas científicas vem dependendo da relação com outras disciplinas.

Por fim, destacam-se as pressuposições da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando que a escola precisa acompanhar o ritmo das mudanças que ocorrem em todos os segmentos que compõem a sociedade, pois, ainda que a temática da interdisciplinaridade esteja usualmente nos debates escolares, principalmente nas discussões sobre projeto político-pedagógico, os desafios para a reconstrução e socialização do conhecimento são numerosos.

Ao finalizar o artigo, evidencia-se que a escola deve ser por sua natureza e função, uma instituição interdisciplinar e que apenas haverá interdisciplinaridade no trabalho e na postura do educador se ele for capaz de partilhar o domínio do saber, se tiver a coragem necessária para abandonar o conforto da linguagem estritamente técnica e aventurar-se num domínio que é de todos e de que, portanto, ninguém é proprietário exclusivo.

Desse modo, a interdisciplinaridade é um movimento importante de articulação entre o ensinar e o aprender. Entendida como formulação teórica e assumida enquanto atitude, tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdo, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O PPP (projeto político pedagógico) é um documento normativo em que se registrada as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com