TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARNARAMA – MA

Por:   •  9/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO – FLATED

CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PARNARAMA – MA

JULHO/2014

CRISTIANE DA CONCEIÇÃO SANTOS

RELATORIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                                                   

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado a FLATED como requisito para a avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Administração, sob a orientação do professor Paulo Prado.

        

PARNARAMA-MA

JULHO/2014

AGRADECIMENTOS

A Deus, por mais essa oportunidade de ampliar meus conhecimentos, pela força em momentos de fraquezas; a meus pais e amigos pela compreensão e ausência...

“Ame a sabedoria e ela o tornará importante; abrace-a

e você será respeitado”.

PV. 4:23.

DEDICATÓRIA

Dedico a minha família que sempre me incentivou a ampliar meus conhecimentos, apesar das dificuldades; a eles, com todo amor e carinho, dedico mais essa conquista da minha vida.

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO...........................................................................................06
  2. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO.................................................07
  3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO..........................................................07
  1. Linhas Básicas do Projeto Politico Pedagógico da Escola........................08
  1. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..........................................................................................09
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10
  3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................11
  4. ANEXOS
  1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório possui a finalidade de apresentar a implantação do conhecimento teórico, abordado durante o curso de Administração, em prática, através do desenvolvimento do programa de estágio. Diante de tal conjuntura, com o objetivo de tornar claro como funciona uma gestão escolar. O estágio ocorreu na Unidade Escolar “Osmar Ferreira Brandão”.

Gestão Escolar é um tema novo, mas de suma importância e estratégica na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma sociedade cada vez mais atual em termos de conhecimento, em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas cientificas tem provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.

Para entender essas exigências o gestor em seu perfil de líder deverá ter uma noção de comportamento que é fundamental dentro de suas funções o que consistirá na maneira pela qual um individuo ou uma organização age ou reage, em suas inter-relações com o seu meio ambiente em resposta aos estímulos que ele recebe.

Chiavenato (2002), nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos, entre eles, o estimulo de relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar.

Não cabe a liderança só ao líder maior do grupo, mas a todos. Cada um é líder de si mesmo, tem pessoas que lideram um grupo, outros seu próprio trabalho e suas próprias ações. A relação entre um líder e seus liderados é peça fundamental para o desencadeamento do sucesso da equipe.

Os lideres escolares, hierarquicamente colocados como gestores, segundo Chiavenato (2002), são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, está abertos a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e  atentar aos objetivos estabelecidos.

A Gestão Escolar é composta de Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e Recursos Humanos. É através de um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantêm relações direta ou indireta que permitirá que Instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como individuo e ser humano consciente.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO

A Unidade Integrada “Osmar Ferreira Brandão” situa-se na Rua 21 S/N, no bairro Agrovema, em Parnarama-MA – CEP: 65640000, Fone: (99) 8415-6112, Email: ueosmarfbrandao@hotmail.com.

A Escola oferece as seguintes modalidades de ensino: Ensino fundamental do 6º ao 9º ano e as duas etapas do nível I e II da Educação de Jovens e Adultos em três turnos: matutino, vespertino e noturno.

O período matutino possui 06 turmas, sendo do 6º ao 9 º ano, vespertino possui 06 turmas, sendo do 6º ao 9º ano e o noturno possui três turmas, 2ª Etapa N. II (5ª e 6ª), 2ª Etapa N. II (7ª a 8ª série).

O  período matutino funciona das 7:10hs às 11:30hs com  160 alunos. O período vespertino funciona das 13:10hs às 17:30hs com o total de 183 alunos e o noturno funciona das 19:00hs às 22:30 com o total de 66 alunos.

A Unidade Integrada “Osmar Ferreira Brandão” é administrada pela gestão atual da professora, diretora Valdenia de Sousa e professora vice-diretora Francilene Torres Nunes Luz. Esta com a finalidade de educar os filhos dos moradores da cidade de Parnarama, e assim a escola dá sua contribuição oferecendo educação de qualidade para a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com