TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ED. INFANTIL

Por:   •  16/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  8.488 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Exclua as nossas orientações de cada item, inserindo suas considerações, informações e comentários.

Atenção!! Você tem 9 itens para colocar informações e comentários. A falta de qualquer um deles fará com que seu relatório seja considerado Insatisfatório.

1. Dados do (a) aluno (a)

Neste item, complete com seus dados pessoais, instituição na qual está matriculado, curso, semestre. No item disciplina coloque a disciplina de estágio que está realizando, informando também o nível observado.

Veja o exemplo abaixo:

DADOS DO ALUNO

Nome

RGM

Curso PEDAGOGIA

Instituição CRUZEIRO DO SUL/ UNIFRAN-FRANCA/ SP

Disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Ano/semestre de

Realização do estágio 2017/4

2. Introdução

Aqui coloque uma breve explicação sobre a realização do estágio, sua importância na formação do professor, sobre a escola, os professores e as observações que você vai realizar durante o estágio.

Veja um exemplo:

O estágio curricular, componente obrigatório dos cursos de licenciaturas, foi realizado em uma escola de Educação Básica pública. O mesmo foi realizado a partir da observação da realidade da escola, e participação nas atividades, neste momento observei o andamento da escola, estive na sala de aula de apenas uma professora onde auxiliei a mesma nas atividades, toda a equipe da escola me tratou muito bem e observei o carinho de cada um comigo e com todas as crianças. Sua estrutura física é ótima, uma escola bem adaptada onde dão para atender até 150 alunos no ensino infantil e fundamental, as salas é ampla, com espaço para todos, ao pátio acolhe a todos, tem a sala de professores que é um espaço aconchegante, para o professor descansarem, tem também uma copa onde todos os funcionários podem usufruir, há também vários banheiros, para funcionários, pessoas com deficiência, espaço totalmente adaptado para atender a todos.

3. Caracterização da Escola

Neste item você deve informar os dados da escola na qual você realizou o estágio. Caso tenha realizado em mais de uma escola, você deve informar os dados de cada uma das escolas.

1) Este estágio foi realizado integralmente na escola EMEB CRECHE PRÉ ESCOLA---------------------------, localizada na Rua: --------------------------------------------------, pertencente à rede pública da cidade de ----------------------------------, no estado de São Paulo, e a mesma está vinculada a Diretoria de Ensino de................

4. Perfil dos professores

Aqui você vai informar o perfil dos professores que acompanhou durante a realização do estágio.

Informe o número de horas que realizou neste estágio, nível e quantos professores acompanhou.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações. Se você acompanhou mais de dois professores, insira linhas no quadro para poder anotar os dados de todos os professores:

Neste estágio foram realizadas 101 horas e 20 minutos. Foram acompanhadas duas professoras, e as mesmas foram atenciosas e comunicativas, me explicou como eram desenvolvidas todas as atividades, e me informaram sobre os alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem.

Na parte de observação fiquei durante 33 horas e 10 minutos, já na participação estive durante 27 horas e 40 minutos e nesta etapa auxiliei a professora com os alunos com dificuldade, na parte de regência estive durante 40 horas 30 minutos, mas não regi aulas.

Professor (a) Ano que atua Formação Tempo de docência Tempo de trabalho nesta escola

.............. ATUA Há 15 ANOS MAGISTÉRIO, PEDAGOGIA E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 15 ANOS 5 ANOS

..................

ATUA A 7 ANOS

PEDAGOGIA

7 ANOS

2 ANOS

Você deve observar os dados de acordo com seu curso, carga horária e o estágio que realizou. Pode também utilizar um nome fictício para identificar os professores.

5. A prática pedagógica do(s) professor (es)

Neste item você deve descrever algumas práticas pedagógicas utilizadas nas aulas e as vivências com os alunos. Para isto, você deverá informar algumas destas práticas, ressaltando as que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas, para cada professor que acompanhou no estágio.

Nas observações do estágio é importante estar atento para as relações-professor aluno; o conteúdo programático voltado para a disciplina; o trabalho com os temas transversais, os comportamentos e dificuldades dos alunos e especialmente a prática pedagógica do professor acompanhado.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações:

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora:................. (PRÉ I) EDUCAÇÃO INFANTIL

..................................... (BERÇÁRIO) EDUCAÇÃO INFANTIL

No que diz respeito à prática pedagógica da professora ..............., posso afirmar que ela utiliza como prática pedagógica, primeiramente um ambiente escolar preparado para as demandas socialmente exigidas na educação, utilizando práticas teóricas com relação ao método de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com