TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: ESTÁGIOCLÍNICO SUPERVISIONADO

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE SÃO BRAZ

SABRINA DE LIMA WITKOWSKI

RELATÓRIO:

ESTÁGIOCLÍNICO SUPERVISIONADO

SÃO JOÃO DO TRIUNFO,PR

2018

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O estágio clinico supervisionado foi realizado na Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira que está localizada na Rua Deputado João Ferreira Neves, n 37, no Município de São João do Triunfo, no Estado do Paraná. Optei cumprir a carga horária de estagio exigida pelo curso que estou terminando, pois já conhecia a Instituição de Ensino.

Essa instituição tem como mantenedora a prefeitura municipal e atende atualmente uma média de 328 alunos. É uma escola arquitetonicamente antiga, mas muito agradável e bonita, com 9 salas amplas, 1 saguão que abriga todos, 2 banheiros para alunos, 1 banheiro para funcionários, 1 secretária, 1 sala dos professores, 1 secretária, 1 sala de direção, 1 biblioteca e 2 almoxarifados, 1 parquinho e 1 quadra de esportes.

A instituição conta hoje com um total de 16 professores, 1 diretora, i pedagoga,1 secretária, 6 funcionários da cozinha e limpeza e 2 estagiários.

A escola tem localização de fácil acesso (centro da cidade) e atende alunos da cidade e de comunidades próximas.

A clientela da escola, é composta por alunos de famílias de classe média e baixa com atividade econômica diversificada. Atende também alunos Portadores de Necessidades Especiais que estão inclusos nas diferentes turmas do ensino fundamental.

CONVERSA COM A COORDENADORA (ou DIRETOR)

Em uma primeira visita à instituição escolhida, pedi a autorização para realizar os estágios, e prontamente adiretora concedeu o pedido, ao solicitar a autorização apresentei os objetivos em desenvolver as atividades para contribuir no desempenho do processo escolar do aluno.

CONVERSA COM A PROFESSOR

O comportamento de B. no início do ano era de um menino que evitava participar, falava coisas aleatórias, entrava sempre depois dos outros e precisava da valorização da auto estima. Demonstrava ter preferência por ciências, fascinava-se com animais, demonstrando ter conhecimentos sobre os assuntos.

Na matemática acompanha o nível da turma, mas na leitura e na escrita apresenta muita dificuldade, o qual evitava participar.

Nesse período de estágio ocorreu uma grande evolução B. está lendo fluentemente em voz alta para os colegas na sala, participa mais e na escrita está com algumas dificuldades nas palavras mais complexas. Sempre que está com dúvidas, pergunta e presta atenção, está mais tranquilo e com isso está acompanhando o nível da turma onde está inserido.

QUEIXA

O aluno B. apresenta dificuldades para se concentrar, escrever e produzir textos, na área de matemática o aluno apresenta dificuldade em resolução de situações problemas.

O aluno oscila na convivência com outras pessoas.

ANAMNESE COM A FAMÍLIA DA CLIENTE

A instituição não permitiu que fosse realizado entrevista com a família do aluno. As informações foram repassadas pela direção da escola.

IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE

Nome:B.L.M.M

Idade:12 ANOS

Ano escolar:3º ANO                                       Repetência: sim(X) não ( )

Filiação:

Mãe:I.C.M

Pai:L.C.M

CONTATO COM O CLIENTE

O contato com o cliente ocorreu primeiramente em sala de aula, junto à professora regente. Foi possível observar inicialmente que ele é inquieto, não consegue se concentrar para fazer as atividades propostas, mas também é afetuoso. Fiquei próxima a ele e nosso primeiro diálogo foi sobre qual era meu nome e pediu para que ajudasse a realizar a atividade. Respondi que estava ali observando a rotina da turma e que a professora logo viria ajudá-lo. Sempre que nos encontrávamos em sala ele demonstrava ser possessivo e inseguro, relata fatos do seu cotidiano.

PLANEJAMENTO

     Os estudos para realização do estágio, tive base as teorias de Jean Piaget, Jorge Visca e Nádia Bossa, concebidas em uma busca contínua de mudanças significativas e urgentes do trabalho de intervenção psicopedagógica no espaço escolar.

“Segundo Piaget (1975), por meio do jogo a criança assimila o mundo para atender seus desejos e fantasias. O jogo segue uma evolução que se inicia com os exercícios funcionais, continua no desenvolvimento dos jogos simbólicos, evolui no sentido dos jogos de construção para se aproximar, gradativamente, dos jogos de regras, que dão origem à lógica operatória. Segundo o autor, nos jogos de regras existe algo mais que a simples diversão e interação, pois eles revelam uma lógica diferente do racional”. gradativamente, dos jogos de regras, que dão origem à lógica operatória. Segundo o autor, nos jogos de regras existe algo mais que a simples diversão e interação pois, eles revelam uma lógica diferente do racional”.

Para Visca, a EOCA deverá ser instrumento simples, porém rico em seus resultados.

              A EOCA- entrevista operativa centrada na aprendizagem, é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière. De acordo com Visca (1987), a EOCA é a primeira sessão diagnóstica a ser realizada, ele diz:

“Em todo momento, a intenção é permitir ao sujeito construir a entrevista de maneira espontânea, porém dirigida de forma experimental. Interessa observar seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesas, ansiedades, áreas expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc.” (Weiss apud Visca, 2007, p. 57).

Fernandes (1990) afirma que o diagnóstico, deve ter a mesma função que a rede para um equilibrista. É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses confirmada ou não ao longo do processo recorrendo para isso conhecimento prático e teórico.

Após conversa com a diretora e a professora e analisar dados e informações passadas pelas mesmas começamos as sessões com o intuito de investigar de forma minuciosa os fatores que dificultam a aprendizagem da leitura e da escrita, além da falta de interação entre os alunos estudados, desenvolvendo um trabalho voltado para atividades psicopedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (523.1 Kb)   docx (395.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com