TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  2.568 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 2][pic 3]

GISELLE...

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos)

[pic 4][pic 5]

CIDADE – SC

2017

[pic 6]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

[pic 7][pic 8]

GISELLE... – RGM 000.000

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos)

Relatório exigido como parte dos requisitos para aprovação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do 1º semestre do curso de Segunda Graduação em Pedagogia a Distância – UNIGRAN – Dourados/MS, sob a orientação da Professora Especialista Dilce Maria Bortolanza.

[pic 9][pic 10]

CIDADE – SC

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I

Caracterização da Instituição

CAPÍTULO II

Registro da Observação

CAPÍTULO III

Relato da Docência

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

O presente relatório faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil (0 a 5 anos), e tem por objetivo registrar as observações e a docência quando da efetivação do estágio realizado no Centro Educacional...

[...] o cotidiano da sala de aula caracteriza-se como fonte inesgotável de conhecimentos, é desta fonte que deverão ser retirados os elementos teóricos que permitam compreender e direcionar uma ação consciente que procure superar as deficiências encontradas e recuperar o real significado do papel do professor, no sentido de apropriar-se de um “fazer” e de um “saber fazer” adequados ao momento que vive a escola atual (ALMEIDA, 1994, p. 39).

Portanto, o estágio se justifica pela necessidade do acadêmico/estagiário ter a oportunidade de conviver com as questões que envolvem a futura profissão, bem como refletir sobre a sua ação, além de poder confrontar a teoria e a prática.

Nesse sentido, o presente relatório está organizado em três capítulos, além da introdução, as considerações finais e os anexos.

No primeiro capítulo é apresentada a Caracterização da Instituição – dados de identificação, clientela atendida, caracterização socioeconômica e cultural da clientela, organização didático-pedagógica da instituição, aspectos físicos e materiais da instituição, Gestão escolar – características do Projeto Político Pedagógico e do Regimento escolar.

O segundo capítulo vai mostrar o Registro das Observações realizadas em sala de aula, momento propício para perceber como se efetiva a relação pedagógica, o processo de ensino e a metodologia utilizada, com a preocupação em aproveitar ao máximo todas as atividades em sala de aula e delas extrair respostas que reorientem as práticas pedagógicas.

No terceiro capítulo será apresentado o Relato da Docência, enfatizando todos os aspectos do desenvolvimento das atividades elaboradas no projeto.

Nas considerações finais, procurou-se não criticar as contradições encontradas em sala de aula, mas sim, refletir sobre a contribuição que o curso de Pedagogia trouxe, com relação à prática docente.

Os registros necessários para a comprovação da realização do estágio – Carta de Aceite e Ficha de Frequência farão parte dos anexos.

CAPÍTULO I

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Dados de Identificação

Escola: Centro Educacional...

Endereço: ...

Bairro: ....                                                                      Cidade: ...

Estado: ...                                                                       Fone: ...

Entidade mantenedora:      

(   ) Pública municipal    (   ) Pública estadual        ( X ) De iniciativa particular  

Número do documento de criação da escola:

CNPJ

Clientela atendida

Marque com X os níveis de ensino ou modalidades oferecidas pela instituição e informe o quantitativo de alunos em cada segmento:

Ensino Fundamental: (  )                            Número de crianças matriculadas:

Educação Infantil: (X)                                Número de crianças matriculadas: 109

Número de turmas: integral ( 4 )    matutino ( 4 )   vespertino ( 7 )

Organização didático-pedagógica

No Centro Educacional ... fazem parte da equipe escolar 1 diretora que atualmente está também fazendo o papel de secretária da instituição, 1 administrador, 7 professores que atuam na educação infantil, 2 auxiliares de serviços gerais e 2 merendeiras, 2 professoras de Educação Física, mais agentes na educação, professor de musicalização e inglês, totalizando 16 profissionais de equipe pedagógica.

Caracterização socioeconômica e cultural da clientela

A clientela atendida pela instituição e da comunidade onde está localizada o Centro Educacional ... são de classe média.

Aspectos físicos e  materiais da instituição

O Centro dispõe de 07 salas de aula, 01 sala de diretoria junto a recepção, sala de professores com biblioteca e materiais necessários para os trabalhos, 01 pátio  descoberto com brinquedos de ar livre como balanços, carrinhos, gangorras, escorregador, pneus, adequados para as crianças, 01 caixa de areia coberta com brinquedos adequados para essa atividade, 01 cozinha, 01 depósito, 02 refeitórios, todos os espaços equipados, organizados e com vigilância através de câmeras, sala multissensorial. Cada sala possui seus materiais pedagógicos e possuem um televisor com aparelho de DVD, ar condicionado, os professores se adéquam aos recursos obtidos para o desenvolvimento de um bom trabalho pedagógico, há brinquedoteca, os computadores da secretaria ficam a disposição dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (90.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com