TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL I

Por:   •  9/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.358 Palavras (18 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

SOCIEDADE EDUCATIVA E CULTURAL AMÉLIA LTDA – SECAL

MISLEINE SIKORSKI DE AZEVEDO

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL I

PONTA GROSSA[pic 2]

2018

MISLEINE SIKORSKI DE AZEVEDO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL I

Relatório final apresentado como critério parcial de avaliação do 2º Bimestre da Disciplina de Estagio supervisionado, da Faculdade Santa Amélia- SECAL. Orientado pela Professora Mestre Juliana Sauerbier.

PONTA GROSSA

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 01...................................................montagem do painel fundo do mar.

Figura 02...................................................peixinho no pacote.

Figura 03...................................................sugestões de nomes para o peixe.

Figura 04...................................................votação para o nome do peixinho.

Figura 05...................................................montagem do aquário – grupo I.

Figura 06...................................................montagem do aquário – grupo II.

Figura 07...................................................montagem do aquário – grupo III.

Figura 08................................................... aquário pronto.

Figura 09................................................... viagem no submarino

1 INTRODUÇÃO

A Educação Infantil, primeira etapa da educação tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social complementando a ação da família e da comunidade.

Justifica-se a realização do Estágio supervisionado na Educação Infantil pela obrigatoriedade que se apresenta nas Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia Resolução CNE/CP n°1, de 15 de maio de 2016, em seu artigo 8, inciso IV – estágio curricular a ser realizado, ao longo do curso. Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

O estágio é uma etapa importante para a formação da professora na área de Educação Infantil, pois se busca aliar a teoria e a prática no processo de ensino aprendizagem e através da mediação do conhecimento por meio de situações diversas como: observação participativa, reflexão e intervenção pedagógica, desenvolvendo a investigação da realidade, atividades práticas e de projeto. O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Caracterização do Campo de Estágio

O CMEI João Haddad está localizado na Rua Neuza Rodrigues de Oliveira, 218, Núcleo Pitangui, bairro Neves na cidade de Ponta Grossa – PR, telefone (42) 3901-1533. Está representado pela diretora Fabiana Presney Gomes, o corpo docente possui 10 professores e demais funcionários sendo 2 serventes e 1 merendeira.

O CMEI possui 05 salas de aula de diferentes tamanhos, arejadas, com mobiliários adequados a faixa etária. Conta ainda com sala de secretaria e direção, sala de professores com banheiro, 01 banheiro masculino e 01 banheiro feminino, ambos adaptados a faixa etária dos alunos, cozinha, refeitório, dispensa e lavanderia. O CMEI não possui sala própria para biblioteca, porém em cada sala de aula e também no corredor existem os cantinhos da leitura, também possui espaços de convivência em áreas abertas e cobertas. O pátio externo é aberto com área verde e parque infantil, contendo caixa de areia e brinquedos próprios para recreação e uma mini quadra de esportes coberta. Quanto à segurança das crianças, o ambiente externo é favorável. Haverá necessidade de adaptações, caso o CMEI venha a matricular crianças com necessidades especiais, pois a instituição não possui banheiro adaptado.

        Todos os espaços são organizados e estruturados indo ao encontro das necessidades infantis permitindo que as crianças se comportem de maneira mais autônoma, diminuindo os conflitos entre as crianças e a dependência dos adultos. Os recursos didáticos para os professores são: livros, televisão, aparelhos de DVD, rádio, tapetes, almofadas, colchonetes, diversos tipos de jogos de montar pecinhas, quebra-cabeça e alfabeto móvel.

O CMEI tem como missão “proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde o cuidar e o educar com qualidade, ética e comprometimento sejam propulsores do desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo a cidadania, a inserção cultural, a construção de valores e autonomia”.

Dentro dos princípios educativos a criança é um ser que constrói sua cidadania e, neste processo precisa ter tempo para brincar, tempo para poder ser criança. Desta maneira, ela precisa ser compreendida como um ser complexo e contextualizado frente à realidade em que vive. Reafirma-se, assim, a concepção de criança como cidadã, como sujeito histórico, criador de cultura, devendo sua educação ter o mesmo grau de qualidade que se exige para as demais etapas da educação.

No Princípio da articulação entre as ações de cuidar e educar, o cuidar é estimular a criança a se desenvolver no ambiente sociocultural, compreender suas necessidades básicas para desenvolver suas capacidades humanas, promovendo os cuidados com saúde, alimentação, higiene, bem como as necessidades afetivas. O educar é contribuir para o desenvolvimento das capacidades e habilidades das crianças por meio das situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas, contribuindo para a formação das crianças através de conhecimentos amplos no contexto social e cultural. As ações de cuidar e educar estão interligados e são complementares. Elas estabelecem o desenvolvimento da criança por meio da formação da consciência da diversidade e da realidade da qual estão inseridas. De acordo com as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil de Ponta Grossa, a aprendizagem acontece por meio de articulação entre o cuidar e o educar, onde as crianças participam ativamente na solução de situações problemas e na tomada de atitudes de fatos cotidianos, com curiosidade, consciência e responsabilidades. A interação entre as ações de educar e cuidar estão embasadas com as ideias de teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon e Freneit, onde o desenvolvimento infantil acontece por meio de integração da criança com os objetos do seu ambiente, outras crianças e adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (633.7 Kb)   docx (459.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com