TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL/OU ENSINO FUNDAMENTAL/ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Por:   •  16/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

HORTENCIA DE SOUZA SANTOS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL/OU ENSINO FUNDAMENTAL/ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Iraquara

2020

IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO.

              O presente trabalho se constitui a partir da experiência vivenciada no Estagio supervisionado II (ensino fundamental), considerada uma fase de suma importância para o nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Dessa forma, o estagio nos possibilita vivenciar a prática docente estabelecendo relações com os atos no âmbito escolar nos assim nos proporcionando um olhar mais atento e sensível a diferentes situações e especificidades compreendendo um pouco sobre o campo educativo. Esse trabalho realizou-se na Escola Municipal João Macário de Souza, Zona Rural, município de Lençóis, atualmente são 96 alunos matriculados e devido à quantidade de alunos que se encontra defasada o trabalho persiste em salas multisseriadas desde o infantil até o ensino fundamental I e II, dessa forma, trabalhando com o maternal até 9º ano.

               No que diz respeito à estrutura física a escola conta com: 1 (uma) sala para professores, 1 (uma) secretaria, 5 (cinco), salas, 1 (um) refeitório, 1 (uma) cantina, 1 (uma) dispensa, 3 (três) banheiros (um feminino, um masculino e um para funcionários) e 1 (uma) área de lazer, no momento encontra-se passando por uma reforma onde será entregue também uma quadra poliesportiva. Referente à quantidade de funcionários hoje a escola conta com 1 (uma) professora efetiva que assume no turno matutino a turma multisseriada de 2º e 3º ano a mesma assume 4º e 5º também multisseriado no turno vespertino temporariamente, 1 (uma) professora contratada que assume o pré I, pré II e 1º ano, 4 (quatro) professores(as) efetivos e 2 (duas) professoras contratadas que assumem o colégio  (6º,7º,8º e 9º ano), 1 (uma) diretora, 1 (uma) vice-diretora, 1 (uma) secretaria, 2 (duas) cozinheiras, 2 (duas) auxiliares de serviços gerais, devido a demanda de comunidades a escola conta com 7 (sete) motoristas.

VIVÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

           É importante salientar que devido ao momento que estamos vivenciando, não foi possível que acontecesse o contato direto dentro da sala de aula com os alunos e professor (a) registrando e observando uma aula no dia-a-dia das atividades pedagógicas com os mesmos, porém foram adotadas medidas para que eu pudesse estar acompanhando como está acontecendo as aulas remotas e encontros virtuais através de um grupo pelo whatsapp.

           Os primeiros encontros aconteceram da seguinte forma; blocos de atividades estavam sendo impressas e entregues para aqueles alunos que não tem acesso via internet e nem contato com celular, notebook, tablet, etc... Depois ocorreu uma mudança onde todos começaram a receber os blocos de atividades quinzenalmente impressos em suas casas, tomando todas as medidas e os cuidados necessários, recomendados pela OMS (organização Mundial da Saúde) e as respectivas dúvidas que for surgindo são tiradas virtualmente as orientações acontecem também virtualmente. Para aqueles que não têm internet as orientações são postas na pasta deles e as duvidas são tiradas a partir de observações feitas por eles na hora de realizar as atividades.

           Em um dos grupos do ensino fundamental I, no qual eu participo é composto pelos telefones dos pais dos alunos e a professora sempre está fazendo uma indicação de leitura, vídeos e desenhos educativos para que o incentivo as atividades propostas não pare. Os pais sempre estão comentando sobre a dificuldade que estão tendo para conseguir ajudar os seus filhos na realização das atividades. Já o núcleo escolar esta se esforçando ao máximo possível para levar a educação a cada um de seus alunos e principalmente conseguir filtrar conhecimentos, novas pratica, e adaptações. Logo, abaixo teremos alguns registros de fotografias do atual momento em que as crianças se encontram estudando em casa, de momentos vivenciados ainda quando estava acontecendo aulas normalmente e também de um momento recente onde eu acompanhei a entrega das atividades e lembrancinhas junina uma vez que esse ano não pode haver comemoração coletiva.

                                                           

                                                                                                                                                                                                                 

             Aqui temos o registro de duas imagens, essa primeira aluna do 5º ano, realiza uma leitura compartilhada com os demais colegas. Formou-se um circulo onde ela se tornou ao centro para lhes contar uma historia. Logo, abaixo, na segunda imagem a professora brinca com os seus alunos de coelho sai da toca. As fotos mostradas abaixo foram autorizadas a serem usadas nesse trabalho, onde apareço com a diretora da escola em clima junino para entrega das atividades e lembrancinha para os alunos. No que se refere a maneira na qual esta acontecendo as aulas e realização das atividades, a metodologia usada pela professora do ensino fundamental I, evidenciamos uma prática inovadora levando em consideração a aprendizagem dos alunos, assumindo então a sua tarefa que é levar o conhecimento, ensinar, se reinventando, fazendo com que os alunos adotem responsabilidades assim  adquirindo compromissos e habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (440.4 Kb)   docx (353.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com