TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos)

Por:   •  18/12/2018  •  Resenha  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  1.304 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos)

CAMPO GRANDE -MS

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

DANIELY LINHARES DE MOURA 013689

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos)

Relatório exigido como parte dos requisitos para aprovação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do 1º semestre do Curso de Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior - Pedagogia a Distância – UNIGRAN – Dourados/MS, sob a orientação da Professora Especialista Dilce Maria Bortolanza.

CAMPO GRANDE -MS

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO: DA OBSERVAÇÃO À DOCÊNCIA

⦁ CARACTERIZAÇÃO

⦁ RELATO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

⦁ RELATO DA DOCÊNCIA

ANÁLISE GERAL DO ESTÁGIO

REFERÊNCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação do profissional da educação, uma vez que é o eixo central na formação de professores.

Através do estágio o futuro profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia (PIMENTA E LIMA, 2004). O autor afirma, ainda, que o estágio é uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade.

Portanto, o estágio supervisionado oportuniza ao aluno a análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional.

Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo registrar as atividades realizadas no decorrer do estágio, que foi realizado no CEINF Alba Lucia Spengler Dos Santos Pereira, na cidade de Campo Grande na turma do berçário, maternal e Pré -Escolar com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade.

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO: DA OBSERVAÇÃO À DOCÊNCIA

⦁ CARACTERIZAÇÃO

A Instituição escolhida para a realização do estágio curricular obrigatório foi o Centro de Educação Infantil Alba Spengler dos Santos Pereira que fica localizada na Av. Alberto Carlos Mendonça de Lima bairro Jardim Santa Emilia na cidade de Campo Grande – MS

A Instituição funciona há 17 anos e pertence a rede Municipal de ensino. A clientela faz parte de uma comunidade considerada de classe baixa atendendo a Educação Infantil com alunos na faixa etária entre 6 meses e 6 anos. O total de alunos matriculados, na Educação Infantil, no ano de 2018 (matutino e vespertino) é de 275 alunos.

Com relação aos aspectos físicos, a estrutura encontra-se em ótimas condições. Em suas dependências encontramos:

O quadro docente da Instituição é composto por 18 profissionais da educação, sendo .18 professores graduados, 5 pós-graduados, nenhum em processo de formação no curso de Pedagogia. Ao todo, trabalham 45 funcionários, incluindo secretária, diretora, coordenadora, merendeiras, zeladoras e vigilantes.

⦁ RELATO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

As atividades no ambiente escolar foram observadas na turma Berçário no período de 05 de Novembro a 06 de Novembro de 2018, conforme relatado abaixo:

1º Dia:

Conteúdo: Brincadeiras livres na sala e no Parquinho, Banho direcionado.

Registro das atividades realizadas: Após a rotina a professora direcionou brinquedos de encaixe, posteriormente levando-os ao parque para brincadeira livre.

Recursos utilizados: Parquinho e brinquedo de encaixe.

2° Dia:

Conteúdo: Música com Gestuais, cantigas de rodas e Leitura

Registro das atividades realizadas: Após a rotina a professora iniciou as atividades onde as crianças sentaram-se em roda.

Recursos utilizados: Som, livros

As atividades no ambiente escolar foram observadas na turma Maternal no período de 07 de Novembro a 08 de Novembro de 2018, conforme relatado abaixo:

1º Dia:

Conteúdo: Roda de Leitura, Desenhos infantil na Tv.

Registro das atividades realizadas: Após a rotina a professora iniciou a Roda de Leitura (O Lobo e a Chapeuzinho Vermelho), após a leitura conversação sobre os personagens

Recursos utilizados: Livros

2° Dia:

Conteúdo: Roda de Leitura e Pintura direcionada

Registro das atividades realizadas: Após a rotina a professora iniciou a atividade individualmente com cada aluno, os mesmos pitaram um ypê amarelo, onde o pincel era uma escova de dente.

Recursos utilizados: Tinta guache e escova de dente Livros.

As atividades no ambiente escolar foram observadas na turma Pré Escola no período de 09 de novembro a 12 de novembro de 2018, conforme relatado abaixo:

1º Dia:

Conteúdo: Roda de Leitura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (575.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com