TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DA SERRA E A EDUCAÇÃO PROIBIDA

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DA SERRA E A EDUCAÇÃO PROIBIDA

A Escola da Serra tornou-se parte do imaginário dos alunos do curso de Pedagogia, por supostamente ser um referencial de educação inovadora, libertária e transformadora em Belo Horizonte. A relevância desta escola para o cenário educacional contemporâneo se dá à medida que sua proposta pedagógica se alinha com as propostas da lendária Escola da Ponte, situada em Portugal. Nesse sentido esta instituição sempre é associada aos conceitos de inovação pedagógica e modelos educacionais que prezem pelo respeito aos estudantes, tal qual é amplamente debatido no documentário de 2012: A Educação Proibida. Pretende-se neste trabalho apresentar sucintamente algumas relações entre as reflexões presentes no documentário e as impressões obtidas da visita técnica à Escola da Serra.

A visita proporcionou uma oportunidade formidável de conhecer de perto, um pouco do funcionamento e da estrutura física e educacional daquele estabelecimento escolar. Foi possível perceber que realmente há uma proposta diferenciada de educação, na qual valoriza-se a criança em todos os seus aspectos. Além da infraestrutura do lugar que favorece ao ensino que se propõe, percebemos que os horários são flexíveis, a utilização do uniforme é facultativa, professores que se denominam educadores e os ambientes são preparados para uma educação holística e alinhados às ideias pedagógicas inovadoras como os pressupostos de Montessori, e que se manifestam com propriedade no documentário.

Percebe-se que ali na Escola da Serra, o currículo leva em conta os interesses e as experiências dos educandos e o caminho que eles pretendem seguir. Nesta lógica, o educador atua muito mais como um facilitador do processo ou até mesmo um guia de aprendizado. Há uma relação horizontalizada, tanto na gestão quanto na condução do projeto pedagógico.

Através fala da palestrante e das observações durante a visita, conclui-se que a proposta da escola gira em torno do cuidado e da amorosidade à criança. A palestrante afirmou que quando é necessário, são realizadas assembléias, nas quais são deliberadas soluções de problemas. A criança é respeitada em seus saberes, conhecimentos prévios e sua individualidade, embora o aprendizado ocorra de forma natural e com grande reconhecimento da sociedade. Os educadores se dedicam a ouvir o educando, facilitando-o a tomar decisões e a fazer escolhas, compreendendo que a criança é o sujeito da aprendizagem.

Autor: Walter Aparecido do Couto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com