TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS

Por:   •  8/11/2018  •  Resenha  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  2.504 Visualizações

Página 1 de 6

          UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

JOSETE DOS SANTOS GUERREIRO

RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS

PARINTINS - AM

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

JOSETE DOS SANTOS GUERREIRO

RESENHA CRÍTICA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: CIÊNCIAS NATURAIS

Resenha crítica apresentada à disciplina Metodologia do Ensino do Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia, 6º período, para a obtenção de nota parcial, sob a orientação da Professora Msc. Michelle Carneiro Serrão.

PARINTINS - AM

2017

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

  1. O QUE SÃO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um conjunto de documentos que constituem a matriz curricular de uma escola. Ele foi implementado com a finalidade de auxiliar o trabalho do professor, orientando as atividades desenvolvidas na sala de aula. Vale ressaltar que cada escola necessita elaborar o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), sua proposta de ensino, adequando esses conteúdos à realidade social à qual a instituição de ensino pertence. Ao todo são seis volumes que mostram as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física. Esta resenha abordará exclusivamente do PCN de Ciências Naturais.

  1. RESUMO DO PCN DE CIÊNCIAS NATURAIS

Para melhor ensino de Ciências Naturais, a promoção do diálogo pelo professor é essencial, devendo encontrar soluções metodológicas e estímulo apropriados para o desenvolvimento reflexivo dos estudantes, envolvendo-os numa relação social e cognitiva. Diante disso, foi criado o PCN de Ciências Naturais com a finalidade de ajudar o educador em seu planejamento de ensino, desenvolvendo atividades que despertem o interesse dos alunos, num procedimento coletivo tendo em vista a procura de informações através das pesquisas científicas. Para o referido PCN, é fundamental que o ensino das Ciências Naturais venha a ser praticado em diversas atividades que proporcionem o aprendizado do maior número de alunos, impedindo que as fraquezas e as angústias sejam impasses insuperáveis para alguns. Dentre as possíveis atividades, destaca-se o debate, a dramatização, a entrevista etc. Elas superam todo e qualquer impasse para que a aprendizagem tenha êxito.

O PCN de Ciências Naturais encontra-se dividido em 1a e 2a Parte. Na 1a Parte encontram-se os seguintes tópicos: Caracterização da área de Ciências Naturais; Aprender e ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental; Objetivos gerais de Ciências Naturais para o ensino fundamental; Os conteúdos de Ciências Naturais no ensino fundamental. Na 2a Parte encontram-se: Primeiro ciclo; Segundo ciclo; Orientações didáticas.

O professor precisa pensar criticamente a respeito dos conteúdos que ministra, bem como a respeito dos virá ensinar no futuro, avaliando e construindo de maneira contínua o espaço de Ciências no ambiente escolar no qual está inserido. Porém, para despertar o interesse dos alunos, o professor precisa trabalhar com textos científicos contemporâneos e de acordo com a realidade circundante. Precisa impelir o estudante a vivenciar, a analisar, a organizar ideias, a dar mais sentido à vida, respeitando seus colegas e o ambiente físico. Assim sendo, o estudante terá importante compreensão da sua própria realidade local e mundial.

Debatem os PCNs a relevância de promover a compreensão do aluno acerca do mundo enquanto cidadão e sujeito, utilizando informações científicas e tecnológicas e aumente a compreensão da natureza em constante transformação e o homem como responsável pela mudança e pela ciência. Isso se configura como um percurso de geração de conhecimento correlacionada a questões baseadas na economia, na política e na cultura. Do mesmo modo é necessário que o professor encontre relações entre saber científico, produção tecnológica e qualidades de vida, atualmente e no desenvolvimento da história, considerando a tecnologia como artifício para suprir as necessidades do ser humano, com perigos e vantagens.

Segundo os PCNs, é fundamental também que o estudante entenda a saúde individual, social e ambiental como patrimônios pessoais e comunitários que precisam ser impulsionados pelo comportamento de inúmeras pessoas; tenha capacidade de elaborar perguntas, identificar e sugerir respostas para problemas verdadeiros partindo de fatores das Ciências Naturais, praticando conceitos, mecanismos e ações expressados no conhecimento do campo.

Os conteúdos apresentados pelos PCN para o ensino de Ciências Naturais no 1º e 2º ciclos encontram-se classificados em três grupos: ambiente; ser humano e saúde; e recursos tecnológicos. Inúmeras temáticas podem ser desenvolvidas dentro de um mesmo grupo, podendo também incorporar conteúdos de mais de um grupo com assuntos transversais. O profissional da educação poderá fazer uso das concepções fornecidas pelos blocos temáticos para realizar seu planejamento conforme as necessidades de sua turma e a realidade onde se encontra inserido, elaborando sua proposta de conteúdos para a sala de aula. Os assuntos poderão ser recomendados por uma notícia jornalística, um filme, um programa de TV ou algo que aconteceu na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com