TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO INTRODUÇÃO: A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO.

Por:   •  15/2/2022  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO INTRODUÇÃO: A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E SEUS USOS NA EDUCAÇÃO.

O livro foi escrito pelo autor Roberto de Andrade Martins, professor do Departamento de Física da UEPB, Faculdade Federal de Paraíba. Graduado em física pela USP, doutor em lógica e filosofia da ciência pela UNICAMP, e desenvolve pesquisas, orienta estudantes e ministra cursos sobre história da ciência, filosofia da ciência, ensino de ciências e fundamentos da física.

A obra, escrito por Roberto Martins, é um belíssimo texto sobre a história das ciências e seus usos na educação. Nele, o autor discorre sobre como o estudo adequado de alguns episódios históricos permite perceber o processo social e gradativo da construção do conhecimento e compreender que a ciência não é o resultado da aplicação de um método científico que permite chegar a verdade, além de discutir também as dificuldades na introdução destes conhecimentos históricos e filosóficos no ensino.

Segundo o autor, a história das ciências não pode substituir o ensino comum das ciências, mas pode complementá-lo de várias formas. E sem dúvidas, o estudo adequado de alguns epsodios históricos permite compreender as interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade, mostrando ao leitor que a ciência não é uma coisa isolada de todas as outras, mas sim faz parde de um desenvolvimento histórico, de uma cultura, de um mundo humano, sofrendo influências e influenciando por sua vez muitos aspectos da sociedade.

Quanto às relações entre ciência e sociedade, há também posições extremas, no qual de um lado pensa que a ciência é algo totalmente puro, independente do lugar e da época em que se desenvolve; ou, no outro, supõe-se que é um mero discurso ideológico da sociedade onde se desenvolveu, sem nenhum valor objetivo.

No entanto, o estudo histórico mostra que nenhuma das duas posições é uma boa descrição da realidade.

Entretanto, tanto para o docente quanto para o educando, o conhecimento da história da ciência pode ser muito útil, para essa transformação conceitual. O processo pelo qual o aluno precisa passar é semelhante ao processo de desenvolvimento histórico da própria ciência.

De acordo com Martins, a história das ciências está gradualmente ganhando espaço no ensino, especialmente no nível universitário e no nível médio. No entanto, ainda existem grandes barreiras para que essa disciplina desempenhe efetivamente o papel que pode e deve ter no ensino.

A grande maioria do que se publica é inadequado. Há, sim, um certo número de pessoas que dão aulas de história da ciência sem ter uma formação adequada e que, por isso, podem nem saber distinguir um bom livro de um péssimo livro de história da ciência e que podem, por esse motivo, transmitir uma visão totalmente equivocada da história da ciência, como será explicado mais adiante. Existem poucas coisas publicadas no Brasil de artigos e livros confiáveis, que podem ser utilizados sem medo.

Ao términio do estudo percebe-se que o livro como um todo é uma obra de consulta indispensável para professores que querem renovar o seu ensino de História, Ciências ou áreas afins, fazendo com que o conteúdo a ser ensinado adquira uma forma menos dogmática e muito mais interessante. Além disso, os textos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com