TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO DE SUASSUNA

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

SUASSUNA, Lívia. Ensino de Língua Portuguesa: Uma abordagem pragmática. – 7ª edição. Campinas, SP: Papirus. 2004. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). Cap. 03, pág. 91-121.

No Capitulo três do Livro Ensino de Língua Portuguesa: Uma abordagem pragmática traz significativas contribuições para reflexão do ensino da Língua Portuguesa nas escolas. Principalmente no que se refere à escolha do conteúdo da gramática como eixo norteador deste ensino. Aponta a escola como aparelho ideológico e o professor como mediador da reprodução social ditada pela classe dominante.

Mostra a importância do desenvolvimento da linguística como eixo transformador de ideologias cristalizadas historicamente. A relação entre o linguístico e o social é colocada por diversos autores como uma relação que não é direta, mas que acontece, muitas vezes, de forma complexa e contraditória, pois o ouvinte e falante estão inseridos em um contexto social, ao qual interagem e participam.

Nesta perspectiva a língua como fazer sócio-histórico deve superar a visão conservadora da linguagem, a qual predomina a língua como um sistema estável e imutável, onde as leis da linguagem são leis especificamente linguísticas, e há a negação dos valores ideológicos das relações linguísticas, assim como a separação entre o sistema da língua e a história de sua constituição. Pois, como toda a linguagem é ideológica1, a história e os elementos que a constituem devem ser levados em consideração no entendimento da língua como fazer sócio-histórico.

É preciso esclarecer que nem o social se impõe e nem vice-versa. Assim o sujeito imprime o seu eu em sua linguagem, assim como também pode reproduzir todos os aspectos que lhe são dados em sua formação social, isto é imprime sua subjetividade em seu discurso, induzida ou não, pelas múltiplas determinações sociais.

É esclarecido que a variação linguística existe como um processo intrínseco no funcionamento das línguas. Pois a linguagem não é uniforme, ela acontece de forma diversificada em um mesmo sistema, isto é, existem varias formas de falar, mas com um entendimento. Estas várias formas de fala decorrem de diversos fatores, onde podemos citar os geográficos, regionais, sociais, culturais entre outros. A norma Padrão da língua influência a variedade linguística, podendo torná-la variedade padrão por meio da eleição dessa variedade qualquer para ser instrumento da expressão escrita, ligação com uma tradição gramatical, dicionarização dos itens lexicais, ou associação da variedade com a tradição cultural. Apesar de afirma sua neutralidade e homogeneidade alguns autores discordam afirmando não ter a clareza das origens que as consolidaram como Padrão linguístico.

Os preconceitos linguísticos são expressos diariamente quando é considerado erro tudo que desvia do que é imposto como correto no português padrão, ou que o português de determinada região é melhor que o outro, ou aqueles de obras literárias clássicas são os únicos correto, e o mais grave é acreditar que entre as múltiplas formas de expressão, só uma é correta. Este cenário deve ser modificado urgentemente, principalmente nas escolas onde devem ser considerados a relatividade dos usos e valores linguísticos. Pois infelizmente a língua denominada padrão é suprema nas escolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com