TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO : EDUCAÇÃO E MUDANÇA

Por:   •  21/1/2017  •  Resenha  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  2.126 Visualizações

Página 1 de 9

RESENHA  DO  LIVRO :  EDUCAÇÃO  E  MUDANÇA

AUTOR :  PAULO  FREIRE

O livro Educação e mudança, foi escrito por Paulo Freire, ainda na Espanha em 1979, quando o autor estava no exílio. O Grande educador e filosofo Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em Recife (PE) em 19/09/1921, destacou-se pela visão nacionalista e pelo projeto de educação realizado em 1963, quando alfabetizou 300 adultos em 45dias.

Capítulo1 -“O COMPROMISSO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE”

Somente tendo como pano de fundo a biografia de Paulo Freire, como educador filosofo e principalmente como um grande nacionalista é possível apreciar a beleza do trabalho desenvolvido nesta obra, é necessário desenhar o cenário político brasileiro, onde neste momento histórico, a educação tem como objetivo preparar os alunos para o trabalho e não para a vida. No Brasil, a formação pouco acessível formava apenas trabalhadores, detentores de conhecimento técnico para realizar tarefas específicas em uma sociedade capitalista de estruturas bem definidas.

Paulo Freire, exilado, porém extremamente nacionalista, observa o desenvolvimento da educação no Brasil e graças a este afastamento é ainda mais beneficiado com a distância. O autor utiliza desta literatura para recrutar os brasileiros para constituírem uma nova formação, especialistas sociais, voltados a exercer suas profissões de forma plena e com o principal intuito de atender à sociedade. O livro revela esta angustia do autor que minuciosamente descreve a importância do profissional, não somente aos que chamamos ligados à educação, mas dos profissionais do Brasil, pois não é possível dividir educação e sociedade. A sociedade é construída por indivíduos em constante processo de aprendizagem e, portanto, não pode ser esta sociedade  uma estrutura rígida.

A condição primordial para que aja comprometimento do profissional com a sociedade é a formação consciente do profissional.

Paulo Freire ressalta a importância de que para que o processo da aprendizagem aconteça é necessário o envolvimento de um profissional, no sentido literal da palavra, ou seja, uma pessoa que tenha conhecimento da sua profissão, um especialista.

Neste momento vale ressaltar a importância das palavras para Paulo Freire, o autor entende que cada vocábulo tem sua importância em uma frase, portanto deve ser observado individualmente e depois sim contextualiza-lo. No decorrer do capítulo esta simbologia é largamente empregada, tendo como visão geral justamente definir e esclarecer a simbologia que cada termo tem na construção da frase que intitula o capítulo.

O especialista por sua vez é aquele que se consagra com particular interesse e cuidado ao estudo de determinado assunto ou habilidade. (pt.wiktionary.org) Somente um profissional- especialista, consciente da importância de sua função, para a comunidade, poderia, segundo Freire  ter a visão suficientemente ampla do compromisso necessário para se iniciar e estabelecer um processo de aprendizagem.

O profissional comprometido é o elemento procurado por Paulo Freire, este ser complexo porém não completo nasce e cresce alimentando-se do compromisso pessoal estabelecido. É preciso refletir nestes termos, pois o título do capítulo em si é a proposta desafiadora do autor. Cabe ao profissional primeiro informar-se, estudar o momento e a comunidade antes de envolver-se e quando envolver-se ter ciência de sua condição na comunidade. É importante que o profissional se preparar para o trabalho na comunidade, porém, tenha ciência de que seu trabalho deve ser voltado para inserir-se na sociedade. Não cabe ao profissional mudar as pessoas, mas sim informa-las.

Na reflexão do profissional sobre suas ações diante da comunidade e de seu compromisso com esta comunidade as ações não devem estar atreladas ao tempo cronológico, mas ao tempo histórico, pois cada comunidade evolui em seu próprio tempo. É o tempo que determina a necessidade de ações para a comunidade. Cada ambiente evolui sobre uma perspectiva única de reflexão. Cabe então ao profissional criar ações de acordo com o contexto histórico da comunidade e estabelecer com ela ligações verdadeiras observando os indivíduos que a compõe, suas práticas, crenças, medos, sonhos e saberes.

A atuação humana está sempre atrelada as relações humanas. Qual a necessidade da comunidade em conhecer e informar-se neste âmbito do compromisso profissional tornar-se parte da comunidade e dela subtrair necessidades coletivas.

A história de cada comunidade é constituída por cada um dos elementos que compõem esta sociedade, portanto só pode ser modificada por elementos desta mesma comunidade, através de ações produzidas por esta mesma comunidade. O profissional então faz parte deste contexto quando interage e potencializa as ações das comunidades. É uma relação dinâmica onde o compromisso assemelha-se a uma semente, quando lançada, cresce, frutifica e multiplica-se, mas quando restrita não tem valor algum. A educação ou a informação a ser divulgada segundo Freire não será utilizada de forma individual é ainda mais ampla, o compromisso gera fatores capazes de assegurar a ampliação da informação, gera mudança social, gera visão global e capacita para a transformação. A semente lançada com compromisso será lançada em solo previamente preparado e fértil.

Capítulo 2 – A educação e o processo de mudança social.

A educação não se resume aos estudos acadêmicos, mas está diretamente ligada à superação das de necessidades humanas. Paulo Freire aborda a temática não só como se estivéssemos no ambiente escolar, mas o tema é abordado de forma ampla para a vida em sociedade. A Educação está ligada à informação, sem limites ou parâmetros. O homem se educa para sua profissão. Neste cenário o autor acrescenta a questão da reforma agrária como tópico de necessidade nacional. Todos os homens precisam ter acesso à terra, pois é dela que vem tudo que todos os homens precisam para viver. Na questão da reforma agrária está também a identidade da sociedade brasileira, onde nos anos 80, ou hoje a terra é para poucos.  

O homem é um ser que nunca atinge uma formação completa, pois busca sempre conhecer mais, este é o seu papel na sociedade ou no meio participa. Cabe a cada individuo informar-se e formar-se para colocar à disposição de sua comunidade todo seu conhecimento, assim todos os conhecimentos de todos os indivíduos, somados possam formar uma correte e para que esta corrente de conhecimentos traga estruturas suficientes para produzir transformação.

As necessidades de cada sociedade agem como mola propulsora no processo de mudança social, pois são coletivas e, portanto, precisam de um esforço coletivo de soluções. Para iniciar este processo é necessário que os indivíduos se coloquem à princípio como espectadores observando sua comunidade e detectando seu lugar neste ambiente e através desta observação possa posicionar-se como agente neste meio e através de suas ações possa adquirir condições de proporcionar mudanças pessoais e sociais. Para que este processo de autoconhecimento e disposição aconteça é necessário que este individuo demostre interesse em agir em prol do coletivo tendo ciência de que o coletivo é na verdade o individual de forma macro e que neste processo de agir no coletivo lhe trará imensos benefícios individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com