TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: INCLUSÃO ESCOLAR

Por:   •  23/4/2018  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

THALIA BECK – RA: 1724982

RESENHA DO LIVRO: INCLUSÃO ESCOLAR

SÃO PEDRO - SP

2017

RESENHA LIVRO: INCLUSÃO ESCOLAR

Quando dizemos de se obter uma educação acolhedora, estamos querendo dizer que devemos ter professores capacitados e preparados para manter um ambiente propício, fazendo com que a escola seja mais inclusiva.

Hoje em dia para que o professor faça a diferença em sala de aula, ele deve se manter capacitado, se importando em construir uma sociedade inclusiva com ajuda de uma educação democrática.

Desde a década de 1990, temos a consciência de que a educação é para todos, visto que se previa o aumento de vagas no sistema escolar, fazendo com que acontecesse a inclusão educacional.

Podemos dizer que isso até aconteceu, mas parcialmente, até porque no momento de acolher os alunos de forma geral, para fazer com que a inclusão acontecesse, havia necessidade de maiores adaptações.

Estamos vivendo diante de um mundo preconceituoso, onde o que favorece é o status financeiro, assim se a pessoa tem um bom recurso para se manter na sociedade ela é bem aceita, caso contrário ela acaba sendo rejeitadas. Se deparamos com muitas pessoas egoístas que só querem saber do seu próprio eu e não se importam com mais ninguém.

É assim que a educação esta sendo vista, rejeitando alunos por não serem iguais, as diferenças não estão sendo respeitadas, pois antigamente a educação não visava à inclusão como atualmente, antes os indivíduos com necessidades especiais tinham uma educação especial separadamente da educação regular, onde a educação especial era para atender crianças que precisavam ter uma maior atenção para o seu melhor desenvolvimento e desempenho.

Diante da globalização, a educação se moldou a novas mudanças, entre elas a adaptação da educação inclusiva onde visava o desenvolvimento humano do indivíduo através da interação social.

Não podemos dizer que essa interação deu certa logo de início, pois quando começou a ser aceita a inclusão, no momento que os alunos com necessidades especiais começaram a tentar se adequar nas escolas regulares, foi sendo verificado que havia necessidade de muitas adaptações nas instituições escolares para fazer valer a inclusão. Mas essa ideia de inclusão, não era tão concreta, havia muitas críticas, cheias de interpretações na qual não eram razoáveis.

Vivemos diante de diversidades que devem ser respeitadas. Cabe a todos fazerem seu papel diante da sociedade, respeitando a ponto de se moldarem pessoas melhores para que a sociedade também se torne um ambiente melhor para se viver.

Já sabemos que a sociedade tem olhos críticos para tudo e para todos, mas vamos manter o foco na educação, porque é através dela que a sociedade pode ser mudada e melhorada.

Mas para que tenhamos melhores condições para todos, principalmente dentro da educação, devemos ter professores capacitados e inovadores a ponto de conseguirem fazer a inclusão acontecer, isso porque até o momento muito se fala em inclusão, mas pouco se faz para fazer valer a pena e os direitos de todos.

De nada adiante incluir alunos com necessidades especiais na educação regular se não tivermos professores com paciência, dedicação e acima de tudo respeito com todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com