TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO : MEUS ANOS DOURADOS

Por:   •  21/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Produção textual :memórias de leituras na infância

                                      MEUS ANOS DOURADOS

A leitura pra mim é algo que me transporta para múltiplos lugares, me fascina e me encanta. Meus primeiros contatos com a leitura se deram através de histórias em quadrinhos, revistas e literatura infantil etc. Tinha uma coleção de contos de fadas e folheava os livros, ainda não era alfabetizada, a medida que fui entrando pelo mundo da leitura já de posse das letras voltei aos livros de contos de fadas, depois nunca mais parei de ler.

Eu, estudei e fui alfabetizada através de Cartilha, depois de alfabetizada mergulhei no mundo da leitura, como já disse, lia de tudo. Ao ler e conversar com colegas professores foi possível conhecer muitas experiências maravilhosas. Quando iniciei meus estudos, no Jardim de Infância  minha professora Tia Lígia, era amante dos livros e os apresentava para nós com carinho, respeito, cuidado. Recebia-nos pela manhã com um sorriso no rosto e sempre com uma história, às vezes de conto de fadas, ou de esperteza, poemas, mas eu gostava mais dos contos de fada. A voz da professora encantava, seu olhar era apaixonante e parece que ela tomava parte de todas as histórias, assim cada um de nós podia também se envolver, viajar e caminhar por um mundo novo, imaginário, mas ao mesmo tempo muito real. Eram os melhores momentos vividos por todos, acredito. A classe permanecia em silêncio e, ao final, aplaudíamos maravilhados com as palavras que saíam de sua boca. Na sala de aula, tínhamos um cantinho, o famoso cantinho da leitura e lembro-me que lá podíamos ter acesso a gibis, textos, livros, certamente essa professora influenciou-me. Quando leio, recordo-me de como gostava de ouvir histórias e, então, faço todo o possível para mostrar a meus filhos, pessoas que fazem parte de meu convívio e que ainda não possuem o gosto pela leitura, que esse é o caminho mais valioso e transformador que se pode seguir. 

Um livro que marcou muito a minha infância foi ‘’As centopéias e seus sapatinhos’’ é um livro antigo, e bem humorado, foi publicado antes de eu nascer mas ganhei ele quando criança de uma prima  que que tinha ganhado ele  na sua infância e depois me deu de presente. Lembro-me de ter lido ele por diversas vezes, é muito bom reler um livro que fez parte da minha infância depois de tantos anos. Por ser um livro bem curto, e de estrofes sucintas, não há muito o que se falar. As ilustrações são bem legais, mesmo em um livro tão antigo quando as impressões não eram tão boas quanto as de hoje, este era um livro que me chamava muito a atenção e me deixava curiosa. Outra lembrança é  quando estava na 5ª série, eram livros dos autores Faraco e Moura, não eram novos, tinha capa dura, folhas amareladas, amassadas, eram reutilizados pelos alunos de todos os anos, ainda tinha anotações com nome de outros alunos e as atividades eram didáticas do livro pois eram feitas no caderno cedidos pela escola . O gosto pela leitura, me fez entender diversas coisas que jamais entenderia sozinha e transformou a minha maneira de ser e de pensar.

Essas são as minhas  lembranças de infâncias com os livros que  me vieram a tona,  é fundamental que os professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança. Ler é um ato importantíssimo para a vida estudantil o  aluno que não lê tem seu vocabulário restrito e não tem conhecimento pra debater, discutir e argumentar. Na maioria das vezes não é capaz de entender um texto básico. Isso se deve ao fato de ele nunca ter sido estimulado a ler, e ler de tudo que pudesse passar pelas suas mãos. Entretanto, a leitura não deve ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas ideias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história, tornando-a mais criativa. Gostar de ler é uma questão de hábito e infelizmente nossos alunos não tem o hábito da leitura e por isso muitos acham a atividade uma coisa muito chata. Precisamos despertar esse interesse pela leitura e assim resgatá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com