TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA LIVRO LUDICIDADE

Por:   •  9/3/2017  •  Resenha  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  2.554 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICO

ATIVIDADE DE: EXTENSÃO (X) – PESQUISA (  ) – ENSINO (  )

CARGA HORÁRIA:  04 Horas

COMPROVAÇÃO:  Livro

ASSUNTO/TEMA: A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA ATITUDE PEDAGÓGICA

Desenvolvimento das Atividades:

A leitura do livro foi feita no período de 02/10/2015 a 14/10/2015 no qual a autora trata da formação do professor, sobre suas concepções teórica no que diz respeito ao lúdico como recurso pedagógico, pois permite ao futuro educador ter uma visão clara sobre a importância dos jogos , dos brinquedos e das brincadeiras, assim ampliando a visão do profissional, que ao inserir o lúdico obtém êxito na aprendizagem do aluno, a autora menciona as dificuldades dos profissionais da área da educação encontrada na formação acadêmica, que precisam colocar na pratica tudo o que aprenderam na teoria .

Foi abordado a importância dos jogos, brinquedos, brincadeiras e de como deve ser inserido, não somente brincar, mas ter objetivos a alcançar, dando a oportunidade para que o aluno através da brincadeira construa seu conhecimento. Destaca quatro tipos de brincadeiras: as educativas, que são utilizadas na aprendizagem com objetivo a ser alcançado; as tradicionais que são livres e de socialização para fazer relações de amizades e escolhida pelas crianças como por exemplo: amarelinha, pião, etc; as brincadeiras faz-de-conta que a criança usa sua imaginação e os jogos de construção de montar e desmontar.

A autora cita vários autores e classificação dos jogos, propõe uma reflexão de como escolher o jogos e as brincadeiras, também fala sobre a pratica pedagógica, a maioria dos professores não conseguem superar as dificuldades em sala de aula, deixando o lúdico como atividades secundárias, reconhece que a formação continuada pode contribuir para a melhoria da educação. Em busca de aprimoramento em seu fazer pedagógico, o professor reavalia e questiona sua ação para uma renovação de conceitos e procedimentos didáticos.

A autora destaca segundo estudos de Kishimoto(1994,2008) e Friedmann(1996) a classificação dos jogos e agrupa em seis categorias: jogos educativos, jogos de regras, jogos recreativos, jogos tradicionais, jogos cooperativos e dinâmica de grupo. São apresentados a diferentes definições dos autores em relação aos jogos. Ao final de cada definição sobre o tipo de jogo a autora da sugestões de jogos e de como aplica-los como recurso pedagógico.

Por fim a autora fala sobre psicomotricidade explica a atuação da criança por meio do movimentos, expressão e gestos, envolve toda ação realizada pelo indivíduo, é a integração entre psiquismo e a motricidade conforme estudos de Wallon(1989) e referencia estudos de  Le  Boulch (1982) . Traz orientação de como montar e organizar uma brinquedoteca sobre estudos de vários autores.

Considerações finais:

A leitura do livro permitiu compreender que a aprendizagem está presente durante todo o processo de aquisição, problematização, recriação e elaboração do saber, ou seja, durante todo o processo de ensino e que se fundamenta numa relação mútua entre professor e aluno, em que o lúdico exerce um papel importante no desenvolvimento das crianças, sendo possível integrar, indissociavelmente, o brincar e o educar, nos primeiros anos de escolarização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com