TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR7

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  5.086 Visualizações

Página 1 de 5

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

 GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

 

 

1 Contextualização histórico-pedagógica da escola

 

O presente relatório é uma síntese das observações realizadas durante três dias subsequentes na, a qual possui dois turnos de atendimento, matutino das 7h30min às 11h30min e vespertino das 13h00min às 17h00min.  Atualmente a unidade escolar tem aproximadamente 530 alunos matriculados, nas modalidades de educação infantil, a qual atende em 04 turmas de pré l a pré ll (4 anos à 6 anos), ensino fundamental l, sendo 1º ano a 5º ano ( com idade entre 6 anos e 10 anos) e ensino fundamental ll do 6º ao 9º ano (com idade entre 10 anos e 14 anos).   Em seu quadro funcional constam 56 funcionários, possuindo também uma equipe de apoio vinculada tendo a presença do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que é realizado em salas de recursos multifuncionais. Quanto ao acesso dos pais, o mesmo, acontece em dias previamente agendados, como em eventos que promovem homenagens aos pais e mães, festa junina, festa da família, auto de natal, assembleia de pais.

 

2 Condições físicas e materiais da escola

 

O prédio da instituição é de alvenaria, edificado em, sua primeira composição era de apenas seis salas de aulas e outras dependências, a estrutura que tinha como objetivo suprir a demanda de vagas da época, com o decorrer dos anos em consequência da fixação de indústrias, lojas de prestação de serviços, comércio, o crescimento da comunidade escolar do bairro também cresceu, as ampliações na estrutura da unidade escolar foram feitas sempre que necessário, para o melhor atendimento dos educandos.

Atualmente a unidade escolar conta com doze salas de aula, sala de direção, sala dos professores, secretaria, duas salas de orientação, uma biblioteca, sala de administração conjugada com depósito de materiais didáticos, uma lavanderia, um depósito de materiais de limpeza, um depósito de ferramentas, um sala de ATE (ambiente tecnológico educacional), um espaço equipado com projetor de imagem destinado à socialização de trabalhos realizados pelos alunos e para informações pertinentes ao funcionamento da escola, DVD, computadores e projetores de imagens são alguns dos equipamentos multimídia, um depósito para materiais esportivos, 10 banheiros, dentre eles apenas dois banheiros são acessíveis para pessoas com necessidades especiais, a escola também possui um parque, um pomar e uma quadra aberta para a realização de esportes, podendo-se destacar que recentemente foi realização a construção de uma  pista de salto à distância e uma pista de atletismo, toda estrutura escolar é monitorada por câmeras.

Referente à limpeza, a escola se mantem em harmonia, percebe-se facilmente que a limpeza é feita regularmente em todos os espaços internos da unidade.   A instituição tem a oferta da merenda escolar fornecida pela prefeitura do município, que ocorre no refeitório da mesma, o qual é relativamente pequeno para a quantidade de alunos atendidos, a solução encontrada foi à divisão de horários conforme a modalidade de ensino. O parque, também pode ser considerado pequeno, em vista de que é utilizado por crianças do pré I ao 3º ano do ensino fundamental, atualmente o uso suspenso da casinha e da caixa de areia, mas é importante destacar que já estão sendo implantadas obras de melhorias, como a cobertura da caixa de areia e a retirada da casinha para segurança dos alunos. A escola possui um pomar, que encontra-se em perfeitas condições, proporcionando várias oportunidades de aprendizagem. A unidade escolar não possui um ambiente específico para o atendimento aos pais, o mesmo em sua maioria se da na sala da direção ou coordenação. A direção da escola destaca que a sala de informática precisa de melhorias, a unidade escolar tem a carência de uma sala de aula e uma quadra fechada para a prática de esportes, pois muitas vezes conforme situação climática torna-se inviável fazer uso da quadra da escola, considerando que em situações de dias decorridos de chuvas fortes a quadra e todo o andar térreo são tomados pela enchente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com