TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raízes europeias e Brasil

Por:   •  16/4/2015  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Está pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil, rede pública, situado no munícipio de Nerópolis-Goiás, no setor Jardim Paraíso, a instituição funciona em periodo integral, onde estão matriculados 120 crianças, e com 40 funcionários. O Centro de Educação Infantil tem espaço  bem estruturado onde  comporta três berçários, Três agrupamentos e quatro jardins,uma cozinha, um refeitório, uma secretária,uma área de lazer. A instiuuição é bem acolhedora, organizada, com finallidades pedagogicas. Segundo TEDESCO (2006, p. 333) A escola precisa, sim estar muito bem atenta, aberta e flexível para captar, acolher,  no sentido de construir coletivamente os conhecimentos essenciais para atingir seus objetivos educacionais.

A proposta deste artigo será compreender por completo o brincar  na educação infantil, para que assim os profissionais  possam engrandecer as atividade lúdicas no âmbito escolar, tornando se fundamental compreender o universo lúdico onde a criança se comunica.  A Idealização da pesquisa surgiu apartir das visitas de estágio, onde foi observado que os professores não introduziam os objetivos das brincadeiras, deixando assim as crianças brincarem sem as mesma compreender a real intenção deste brincar, o "porque" de tal brincadeira.

  A brincadeira é a linguagem natural da criança é importante que esteja sempre na escola desde a educação infantil, as brincadeiras são linguagens não verbais nas quais a criança expressa e passa mensagem mostrando como ela interpreta o mundo a sua volta. É uma atividade de grande importancia para a criança, pois torna ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, também o faz feliz.. Brincando com metodologia, objetivo a criança desenvolve capacidades: ela compra, cria, mede, classifica, analisa e calcula, ao brincar a criança traz o mundo para  a realidade infantil, ajudando-as a desenvolver suas habilidades, criatividades além de apreender a socializar com as outras crianças. É nesse momento que aparece o brinquedo como mundo ilusório e imaginário, onde os desejos não realizáveis podem ser realizados. Para VIGOSTK(1996, P.52)  A caracteristica definidora do brinquedo é a situação imaginária, e ao imaginar, brinca e é feliz.

Seja qual for a brincadeira por mais simples que seja, sempre ajudará no desenvolvimento das crianças, buscando sempre o desenvolvimento individual de cada uma. Trazendo oportunidades para que isso ocorra de forma simples e expontânea, pois a brincadeira tem sentido próprio e por este sentido deve ser um momento de divertimento e prazer. Segundo Winnicot( 1975, p. 37) O brincar facilita o crescimento e, portanto a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais.  

É portanto na pré- escola  que o brinquedo torna-se a atividade a atividade principal caracterizado, cujo motivo reside no próprio processo e não no resultado da ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com