TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações para o desenvolvimento e implementação de EMS

Seminário: Recomendações para o desenvolvimento e implementação de EMS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Seminário  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

1. Capa e contracapa.

2. Resumo.

É a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, sendo que a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se deve usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações.

Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras.

3. Sumário.

Elemento obrigatório cujas partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas.

4. Introdução (Apresentação do Alvo do Projeto)

Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.

5. Contextualização da Pesquisa.

Quando se fala em contexto, a primeira coisa que se deve pensar é sobre a problemática que será questionada, deve-se indagar quais são as perguntas ou dúvidas que se quer responder com essa pesquisa e, para isso, é necessário fazer um recorte da realidade, contextualizando e delimitando o tema, indicando de que ponto de vista ele será tratado (econômico, político, social, cultural). Se não há problema, se não há dúvida, não há motivo para pesquisar (1 parágrafo).

Também se devem especificar os objetivos, quais as metas que se pretende alcançar ao final da pesquisa. Qualquer pesquisa persegue determinados objetivos e o pesquisador pode comprovar algumas hipóteses sugeridas nos problemas ou pode explorar alguns argumentos que contribuem para explicá-lo (1 parágrafo).

CONTEXTUALIZAR NADA MAIS É DO QUE EXPLICAR COMO FOI FEITO O TRABALHO. EXEMPLO: “ ESTE TRABALHO BUSCOU ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO ANALISAR A VIABILIDADE DE SE APLICAR EM UMA EMPRESA DA CIDADE DE BAURU, A EMPRESA XXXX , A RECICLAGEM DE PAPEIS. COM ESTA PESQUISA OS OBJETIVOS FORAM.....”

6. Fundamentação Teórica.

Visa reunir, analisar e discutir as informações publicadas sobre o tema até o momento de elaboração do trabalho, a fim de abordar teoricamente o objeto da análise e propostas de soluções com bases sólidas. Compreende uma minuciosa busca na literatura, selecionando-se e sintetizando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com