TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletindo a síntese do texto "Integrado a uma abordagem de aprendizado e história literária "as tranças de Bintou"

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 SÍNTESE REFLEXIVA 5

2.1 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE 6

2.2 PLANO DE AULA - ARTES E MÚSICA 7

2.3 PLANO DE AULA - ENSINO E ALFABETIZAÇÃO 8

2.4 PLANO DE AULA - ENSINO DA MATEMÁTICA 9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

5 ANEXOS.................................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Neste portfólio irei fazer uma síntese reflexiva do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, e a história literária “As tranças de Bintou”, farei algumas reflexões e relações entre os textos, logo após irei propor atividades interdisciplinares das seguintes disciplinas: Área de natureza e sociedade, Alfabetização, Artes e música, e Matemática.

2. SÍNTESE REFLEXIVA

Analisando o texto indicado “Uma abordagem integrada da aprendizagem” percebi o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com toda uma diversidade capaz de intensificar em cada uma de sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme as suas capacidades particulares. O conhecimento abrangem vários aspectos, e se integram como podemos ver no texto abordado:

Ao integramos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental. À medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceito.

Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa para que estabeleça uma aprendizagem interativa e não enfadonha, ampliando assim uma visão de mundo e conceitos, com isso fortalecendo elos dispondo sugestões ampliando fatores psicológicos e físicos trabalhando um todo nas diversas formas de aprender.

As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do conhecimento possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as com um elo entre as áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

As atividades de matemática oferecem vias de quantificação e registro das observações.

Todas as pessoas fazem alguma matemática, até mesmo aquelas que nunca frequentaram uma escola.

Segundo o livro da disciplina “Ensino da matemática na educação infantil”, as crianças de educação infantil precisam alfabetizar-se matematicamente.

Aprender matemática é muito mais do que manejar fórmulas e saber fazer contas; é interpretar, criar significado, construir os próprios instrumentos para resolver problemas.

A música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas, produzir sensações.

A música está presente em nosso cotidiano existe música para cantar, para adormecer, para dançar, para chorar os mortos enfim para tudo. As crianças desde muito cedo são estimuladas a ouvir música, por exemplo, os bebês encantados com o que ouvem eles tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo.

A literatura produz emoções que ficam registradas nas mentes infantis, atividades artísticas estimulam a criatividade permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações científicas permitindo interações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com