TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato sobre o Documentário Brasil uma História Inconveniente

Por:   •  22/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  2.607 Visualizações

Página 1 de 3

Relato sobre o documentário Brasil uma História Inconveniente

Este documentário fala como foi a escravidão dos negros no Brasil. É relatado todo sofrimento de um povo que foram obrigados a largar suas terras, suas origens, suas famílias para vir a um lugar desconhecido sendo submetidos a um trabalho escravo, passando fome, e sendo judiados todos os dias.

Seres humanos tratados de maneira desumanas, como mercadorias, afim de suprir a mão de obra necessária , já que a nativa não era suficiente para satisfazer tamanha ambição.

Com a colonização de Portugal, o Brasil foi o país que mais recebeu escravos vindos da África muito maior do que os EUA , este país sul americano recebeu um número dez vezes maior,  em torno de 4 milhões de africanos.        

Os portugueses chegaram  as nossas terras no ano de 1500 com uma frota portuguesa comandada por Pedro Álvares Cabral onde a intenção era chegar as Índias atrás de especiarias mas o vento os levou mais para oeste do que o normal eles viram aves terrestres e ao segui-lás, desembarcaram onde hj é o Brasil.

A terra que surgiu diante dos portugueses era maior que a Europa, foi uma descoberta impressionante igualando-se a de Colombo. Mais do que rápido os portugueses enviaram a notícia a Lisboa(capital de Portugal), o centro mundial de exploração, porém Portugal era um país pequeno e sua populaçao não passaria de um milhão e não teriam mão de obra suficientes para explorar aquelas terras. Decidiram então a fazer a maior escravidão já existente.

Quando os portugueses chegaram a esta enorme terra, os primeiros a serem escravizados foram os índios, estes foram quase exterminados por diversos fatores, principalmente pelas doenças européias, como o sarampo ou até mesmo um simples resfriado.

A necessidade de mão de obra para amparar o novo cilclo econômico que se levantava (o da cana de açúcar) fez com que os portugueses se voltassem para a África, recém explorada, mas resistentes por conta de contatos anteriores com os europeus, um ciclo operado por mão de obra escrava, porém muito mais cruel.

Os escravos eram transportados em condições absurdamente degradantes, onde em uma viagem quase toda a carga (os escravos) era perdida. Os escravos eram vistos desta forma mesmo, como objetos, e portanto, podiam ser vendidos , torturados e até mesmo mortos por seus donos que não sentiam remorso ou pena pelas condutas praticadas. E que embora fossem a maioria, eram sufocados por uma minoria branca cruel e escravagista.

A base dos  colonizadores era composta normalmente por homens quase sempre sem famílias, e até mesmo criminosos, que não eram pessoas bem vistas  em  Portugal. Isso proporcionou a criação de um sitema cruel, que embora estivessem em sintonia com o praticado em Portugal,  a distância desta, deixava os donos das terras aqui colonizadas, com certa liberdade para impor suas vontades sem serem pinidos por por possíveis abusos ou até mesmo responsabilizados por crimes.

Os escravos não ficavam só nas plantações, eles eram carpinteiros, construtores, quebradores de pedra, cozinheiro e outros e  tinham aqueles que ficavam em calabouços com manchas pelo corpo por carregarem  excrementos dos cavalos  sobre a cabeça, eles eram chamados de tigres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com