TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo em vista que o possesso educativo deixou de ser como uma pratica institucional pertencente apenas à sala de aula ou sendo o único lugar onde o pedagogo poderia atuar. Através disso podemos saber que o processo de aprendizagem se tornou prioridade não só apenas nas escolas, mas em qualquer espaço cujo seu objetivo seja a formação humana. Quando falamos das dificuldades e desafios, na atuação do educador em espaços não escolares ou escolares estamos falando da necessidade que o educador tem de estar bem preparado e pronto para lidar com o desenvolvimento tecnológico junto com a sociedade inclusiva e igualdade social da formação humana em qualquer espaço sendo ele escolar ou não escolar. A área de trabalho para pedagogos e licenciados está em expansão, fora do contexto escolar, percebemos a necessidade de desenvolver uma nova tarefa, compreender e ensinar o mundo. Essa tarefa exige novas posturas do educador quanto a sua atuação no mercado de trabalho e muitos agentes sociais já perceberam a importância desse profissional para o crescimento social e organizacional de uma sociedade. Sendo assim, o educador deixa de atuar só em questões escolares, ou seja, tem uma dimensão bem, mas ampla. O educador é um profissional capaz de compreender e aprofundar as reflexões que ocorrem no âmbito da sociedade, dos sistemas de ensino, da cultura, das relações sociais e de outras instâncias, sendo que todas elas consideram seu contexto e envolvem simultaneamente dimensões individuais e sociais.

As competências do pedagogo precisam ser diariamente reconstruídas para que assim suas práticas além de diferentes possam mudar em algo os passos da sociedade ou da instituição onde o pedagogo atua. O pedagogo se prepara no decorrer do seu curso para lidar em diferentes meios gerenciando assim muito mais que aprendizagem. Entretanto o pedagogo liga as necessidades de cada local de trabalho, estudando cada caso recorrendo a aportes teóricos de sua formação para solucionar qualquer tipo de problema encontrado em meio sua atuação exercendo assim diversos papéis. O segredo disso tudo e desenvolver um excelente trabalho positivo. Na pedagogia o saber e o conhecimento pedagógico faz toda diferença, toda profissão e principalmente as que têm objetivo de trabalhar com o ser humano, tem vários desafios a serem superados cabe ao pedagogo conquistar seu espaço e se cercar de referenciais que possam ajuda- lo na relação. Entre sua atuação e o meio que vai atuar, respeitando o contexto social, cultura, politico e econômico.

Através da grande necessidade de homens somarem juntos seus esforços para alcançar seus objetivos em comum nasce o Associativismo. No princípio este objetivo era a questão de sobrevivência da espécie humana, posteriormente, transformou-se na necessidade de enfrentar as mudanças impostas pelo sistema econômico mundial. Tentando assim superar os problemas da legitimidade da autoridade política nas sociedades complexas e plurais, nas quais processos de justificação das decisões políticas não derivam de uma concepção substantiva do bem comum compartilhada por todos os cidadãos. As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com