TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 18

UNIC [pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM

PEDAGOGIA:

GESTÃO ESCOLAR

ELISSAIDE.

        

PRIMAVERA DO LESTE/ MT

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...............................................................................................XX

2.DESENVOLVIMENTO...................................................................................XX

3.CONCLUSÃO...............................................................................................XX

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................................................XX

5.ANEXO.........................................................................................................XX

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio foi realizado no ambiente escolar através de uma observação da instituição, no departamento da coordenação.

O relatório é um resumo do que foi vivenciado no estágio, apresentado de forma bem clara e objetiva

Este relatório tem como objetivo passar as experiências vivenciadas nos dias de observação para contribuir com a formação do caráter profissional.

Após a observação segue um relatório descritivo do que foi vivenciado no período sobre a função e atribuições designadas ao gestor escolar no papel de coordenador.

A importância do estagio é clara, por isso que é obrigatório para a conclusão e validação da graduação.

 O trabalho também contara com a apresentação de um projeto de brinquedoteca a ser implantada na escola onde se desenvolveu o estagio.

Acredita-se que com esse projeto implantado na escola os alunos sejam beneficiados com a possibilidade de desenvolvimento através de atividades lúdicas, em como possibilitar outras formas de ensinar para os educadores.

De acordo com Antônio Cabral Neto:

Para se qualificar um trabalhador é exigido diversas qualificações, dentre elas se compreende em: escolaridade básica, capacidade de adaptação a novas situações, compreensão de tarefas complicadas, atenção e responsabilidade, iniciativa para novas aprendizagens, criatividade e capacidade de comunicação em grupo, mas o desenvolvimento dessas habilidades e a identificação dessas aptidões são espelhos vindos de uma relação da escola juntamente com a família.

O estágio contribui para um melhor aprendizado, pois traves dele compreendem-se tendo contato com a rotina do coordenador escolar e suas atribuições, possibilitando assim que o aluo confronte o teórico com a prática.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estágio foi realizado em duas etapas sendo a primeira de observação e a segunda de regência.

Realizei meu estágio de gestão e coordenação na Escola Municipal de educação Infantil Dione Pavin, situada na rua cajueiro, 765 do loteamento no bairro Primavera III, na cidade de Primavera do Leste – MT, a Escola está localizada em um perímetro urbano, em um bairro distante do centro da cidade.

Em 2013, foram matriculados 245 alunos, em 2014 os números de matriculas foram de 230 crianças, as turmas são organizadas por idade sendo infantil II na idade de 4 anos e infantil III 5- anos, não há índice de repetência no ensino infantil, nem de evasão e nem de defasagem.

 Diante da análise da proposta pedagógica da escola, afirma que a proposta educacional vem sendo alcançada.  

A escola funciona em período integral sendo, das 06h30minh as 16h30minh servindo três refeições diárias, o café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A forma de provimento da direção da instituição é por meio de indicação da secretaria Municipal de Educação, o estilo da gestão é democrática entre conselho escolar, comunidade escolar e família no qual estão sempre acompanhando o desenvolvimento da entidade.

A instituição funciona em período integral seu espaço físico divide-se em 10 turmas sendo elas: 5 salas de infantil II de 4 anos, e 5 salas de infantil III de 5 anos.

O trabalho pedagógico é desenvolvido por um professor com um auxiliar educacional em cada sala.

  1. Dimensão contextual

Pode-se citar que a escola funciona com dez salas, um parque, pátio externo, refeitório, dois banheiros sociais, dois banheiros adaptados para faixa etária das crianças e um coletivo, uma cozinha, uma sala dos professores e a secretaria.

Na escola que fez-se o estagio algumas coisas que ainda não tem, são pontos que vamos analisar no texto abaixo, por exemplo:

Não há quadras em boas condições para a prática de esportes, e nem materiais suficientes para todos os alunos, não tem laboratório adequados de Ciências Naturais, e nem sala de vídeo, não há sala de informática com computadores disponível para alunos, professores e pais, por isso não tem responsáveis presente em tempo integral na sala de informática para atender os usuários, não há biblioteca com o numero de títulos atualizados e disponíveis para alunos professores e pais, isso indica que não tem organização dos livros da biblioteca dentro dos padrões normativos por isso não temos bibliotecário ou responsável presente em tempo integral na biblioteca para atender os usuários, por essa razão não há livros didáticos suficientes para atender os alunos.

Todas essas causas citadas a cima não influência no desempenho dos alunos e nem no trabalho dos professores, porque como foi relatado no desenvolvimento acima que a Escola Dione Pavin trabalha com as crianças na idade de quatro e cinco anos e não seriam necessário elementos como biblioteca sala de informática e etc... Como as crianças estão em fase de aprendizado isso não seria necessário no momento.

Temos também alguns aspectos didáticos positivos que ajudam a melhorar o desenvolvimento dos alunos e o trabalho dos professores, por exemplo: a sala de aulas com boa ventilação, iluminação,acústica e limpa,isso faz com que o professor trabalhe com mais  conforto e entusiasmo, para os alunos não é diferente eles também necessitam estar a vontade em um ambiente limpo e saudável, e não é só isso temos também uma portaria limpa e segura, há também lixeiras espalhadas na escola isso faz com  que fique uma escola organizada, dentre esses há muitos pontos positivos que será citados abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (343 Kb)   docx (364 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com