TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

SIMONE SALVADOR GARCIA - RA: 9525401239

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

 

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Tutora Mariana Faveri Impulcetto

OSASCO/ SP

 2014

Introdução

A Zooterapia teve origem aproximadamente no século XVIII na Inglaterra, onde foi descoberto que a presença de animais traz benefícios psicológicos, pedagógicos e sociais. Possui também outras denominações, tais como: Terapia Assistida por animais (TAA), pet-terapia, cinoterapia (quando se faz uso de cachorros na prática desta atividade), equoterapia (com o uso de cavalos) e pode até ser denominada atividade assistida por animais (AAA) quando tem um direcionamento e um objetivo diferente da terapia e (EAA) Educação Assistida por animais. Apesar das várias nomenclaturas, a definição  pode ser condensada em uma frase: “A terapia assistida por animais é o uso de um animal com o objetivo de criar uma intervenção orientada”.

Diferentes espécies são utilizadas em programas de Atividade, Educação e Terapia Assistidas / Zooterapia. Há séculos os cães vêm sendo considerados por muitos como o “melhor amigo do homem”. Isso se deve principalmente por seu amor e afeto incondicionais, lealdade e companheirismo.

Com as crianças, os cães estabelecem uma comunicação recíproca, que possibilita um desenvolvimento da auto-estima, respeito, companheirismo, visão do futuro e estimula a liberação de substâncias que podem ser benéficas ao organismo, como a endorfina e  adrenalina (BECKER, 2003).

O Projeto: “Intervenção pedagógica à partir da Terapia Assistidas por Animais na Educação, será aplicado em uma escola, com o objetivo de melhorar o comportamento/ aprendizagem especificamente de 3 alunos, além de beneficiar todos os envolvidos.

Segundo Martins (2006, p.257) a interação com animais de estimação na escola motiva de forma significativa a aprendizagem. Estimula o aprendizado, facilita a socialização fortalecendo a autoconfiança através da vivencia com os animais.

Diversos autores têm reportado os inúmeros benefícios aos seres humanos da interação homem-animal, incluindo a estabilização dos sinais vitais, maior motivação para a realização de atividades físicas e de reabilitação, melhora na percepção de qualidade de vida e satisfação, melhor nível de aprendizagem e fluência na leitura, maior socialização, dentre outros.


 

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola (fictício): Colégio Novos Horizontes

Ano ou série: 4º ano Ensino Fundamental

Número de alunos: 15

Meninos: 7

Meninas: 8

Descrição do perfil da turma:

Os alunos dessa turma são muito afetivos, responsáveis, dedicados, atentos, gostam muito de atividades diferenciadas, apresentam algumas dificuldades  na aprendizagem. Tem uma rotina em sala de aula que facilita o bom andamento da turma. Percebe-se a participação da família na vida escolar dos alunos. Dessa forma podemos incluir a família neste projeto. Falta um pouco mais de interação entre eles, de um modo geral são crianças um pouco individualistas.

Podemos dizer que temos 3 problemas (3 alunos) para trabalhar nesta turma com esse projeto, mas todos os envolvidos serão beneficiados.


Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1):Ricardo Bastos

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

Ricardo é uma criança de 9 anos, muito inquieta, fala bastante, é agressivo, levanta o tempo todo do lugar atrapalhando os demais alunos. Tem dificuldades em se concentrar nas atividades propostas pelo professor.  Não aceita regras. Os pais dizem que o comportamento é o mesmo em casa.

Nome do Aluno (2):Pamela Freitas

Idade:8 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:

Pamela é muito quieta, tímida, pouco interage com os outros alunos. Durante as atividades em grupo se fecha, fica quieta, não opina e não realiza as atividades por completo. Gosta muito de desenhar mas fica envergonhada ao expor seus trabalhos.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Rafaela Siqueira

Idade: 8 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:

Rafaela tem dificuldade na leitura e compreensão. Quando precisa fazer leitura em voz alta fica nervosa e não consegue ler. Nas atividades de compreensão de texto/ leitura não consegue responder.


Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

A Educação Assistida por Animais consiste na inserção de animais - no caso específico deste projeto o cão - na escola, visando benefícios no processo de aprendizagem dos alunos, onde o cão atua segundo alguns autores como um co-educador (MARTINS, 2005).

Diante de relatos e pesquisas, foi possível constatar que o contato com o cão nas atividades escolares, proporciona inúmeros benefícios pedagógicos e psicológicos, melhorando a aprendizagem a sociabilidade/ interação. Visando as necessidades pedagógicas dos nossos alunos, chegamos a conclusão de que o cão seria o melhor animal no momento para ser utilizado neste projeto.

A escolha foi de um cão da raça labrador. É um cão dócil, de fácil socialização, calmo, adestrado e atende aos comandos solicitados, muito familiarizado com crianças, já realiza estas atividades em outras escolas.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

Em um primeiro momento será feita a apresentação e uma aproximação para que haja os primeiros contatos com o cão. É um momento de aceitação, onde se divide o espaço e estabelece o contato com troca de carinho e respeito pelo cão.

Após esse primeiro contato, os encontros serão feitos em uma área livre do colégio, onde serão feitas atividades lúdicas e de interação com o cão, como por exemplo: dar ração, fazer carinho, escovar os pelos do cão, correr; roda de conversa onde cada um expõe suas experiências com cães, possibilitando dessa forma a interação entre os alunos e o cão.

Serão propostos também jogos didáticos, de modo à serem trabalhados aspectos cognitivos como a memória, a atenção e a aprendizagem. Com a presença do animal há uma maior interação e dedicação do aluno.

O cão também irá participar das atividades em sala de aula, onde estaremos focando os alunos com problemas de comportamento e de aprendizagem. Em sala de aula, faremos a roda de leitura e com o cão ao seu lado a aluna Rafaela vai fazer leitura em voz alta, com isso esperamos que a presença do cão desvie sua atenção para o cão, um vez que se sente intimidada em relação aos seus colegas, abstrai-se do ambiente ao redor e lê calmamente. Todos vão tirar fotos com o cão e colocar no mural da sala de aula. Cada aluno também utilizará a aula de artes para desenhar momentos importantes com o cão e vamos expor no mural. Será feita uma exposição dos trabalhos e fotos para os familiares dos alunos.

Além da leitura vamos desenvolver também a escrita, onde os alunos vão descrever as atividades realizadas junto ao cão. Descrever as sensações, pontos positivos e negativos, o que mais gostou.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota –se que, o contato e convívio entre homem e animal gera benefícios que são estendidos por toda a vida. O projeto Dr. Escargot apresentou até 2009 resultados promissores.
A terapia assistida por animais tem ainda a função de facilitadora nas relações sociais e de auto descobrimento de acordo com KOBAYASHI 2009.
Os resultados de diferentes estudos demonstraram que a TAA pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem a diminuição da solidão e da depressão; diminuindo a ansiedade, os efeitos do sistema nervoso simpático e aumentando o estímulo para prática de exercícios e atividades.  Eles aumentam a autoestima da criança, melhora sua integração na sala de aula, incentiva o contato social com outras crianças e aumentam sua vontade de aprender (SILVA, 2011).

À partir destes dados, estaremos incluindo um cão nas atividades didáticas/ educacionais para tentar obter melhoras nos alunos com problemas de comportamento e de aprendizagem.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

Faremos vídeos da participação dos alunos com o cão em todas as atividades, os quais serão comparados no início e final das atividades. Encaminharemos um questionário para a família apontar se houve mudança no comportamento dos alunos e se houve melhora no comportamento dos 3 alunos com problemas. O projeto será feito por um período de 4 meses, duas vezes por semana. No final de cada aula, os alunos deverão descrever sua experiência nas atividades com a participação do cão.

Vamos analisar as gravações em vídeo referente ao comportamento dos alunos e comparar, quando começou e ao final do projeto, para que possamos analisar o avanço que tivemos.

Durante todo o projeto vamos avaliar o comportamento e se houve melhora no aprendizado.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.

Os objetivos gerais esperados: Facilitar as práticas educacionais, comportamentais e do aprendizado; A interação social/ interação entre alunos e professor; Estimular a leitura, a escrita, e o trabalho em equipe.

Em específico o objetivo é focar nos alunos com problemas comportamentais e de aprendizagem.

No caso da Pamela, que é uma criança muito tímida e pouco interage, o objetivo é fazer com que ela se solte e participe, interagindo com os demais alunos e professor.  E como todos os outros seres, vivemos em sociedade, precisamos uns dos outros. Precisamos de nos fazer entender. Não podemos viver unicamente dentro de nós. Para ela, não é fácil expressar o que sente, o que quere, o que têm vontade e principalmente o que precisa. Tem medo de não se fazer entender, medo de ser julgada,  medo de ser excluída, o que acaba acontecendo.

Com o aluno Ricardo nosso objetivo específico é que ele se torne uma criança mais calma, atenciosa, responsável e acima de tudo respeite os demais alunos e professor. 

Oliveira (2007), em seus estudos, afirma que os mestres, quando recebiam cães nas escolas, na presença dos educandos, estes ficavam mais tranqüilos, mais participantes, por causa da participação dos animais. Os alunos com dificuldades de aprendizagem ficavam mais atentos e com respostas ao ensino mais rápidas que anteriormente, com mudanças também no comportamento para aqueles com maiores problemas sociais e psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (904.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com