TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

  1. INTRODUÇÃO

A disciplina de Prática Profissional Orientada III é a formação de um profissional de magistério, capaz de exercer plenamente e com competência as atividades que lhe são legalmente conferidas, onde existe uma renovação do processo de preparação desse profissional, para a docência superando as deficiências e as desarticulações que tem sido reiteradamente apontada como danosas a formação educativa e a sociedade.

Neste trabalho serão relatadas além das atividades desenvolvidas tudo o que foi vivenciado durante esse processo de estágio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza, como também os projetos, metas e seus desafios.

A escola é um lugar que poucos procuram conhecer, encontramos uma realidade que pode ser contemplada por quem sabe do seu potencial.

  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA

O presente Relato de Experiência foi realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza, CNPJ – 01.983.908/0001-25 está localizada à Rua Joaquim Crisóstomo nº739, centro, na cidade de Fortim no estado do Ceará, CEP62815-000, FONE: (88) 34131324, e-mail: eefmmarialuiza@gmail.com.

Mantida pelo Município e Administrada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Juventude, Desporto e Lazer de Fortim, no qual tem todo o trabalho norteado pelo Projeto Pedagógico, nos termos da legislação em vigor. Tendo a frente a secretária Maria Luiza Oliveira da Costa, seus professores são todos formados em suas áreas, que respeitam constantemente o direito ou opinião do aluno como um novo aprendizado: os alunos como em toda escola, bastante homogênea. Uns querendo algo, enquanto outros apenas interessados em atrapalhar e prejudicar todo um trabalho planejado cuidadosamente e com muito carinho para todos. É uma escola de prédio antigo, mas que a direção procura constantemente lhe proporcionar um ambiente acolhedor, arrumando uma coisa aqui e outra ali, com o prêmio escola nota dez a executiva escolar Cidramara Soares Teixeira fez uma grande mudança no ambiente escolar, mudando a entrada proporcionando um ambiente acolhedor e mais seguro para os alunos e pais nos quais fica esperando seus filhos saírem da escola, climatizou a sala dos professores, reformou os quadros em cada sala, equipou toda escola com notebooks, retroprojetor de mídia, microfones, caixas amplificadas Tv’s, Microsystems, tornando assim as aulas mais ricas e prazerosas.

Percebi que todos os funcionários possuem uma parceria fundamental onde os mesmos trabalham em conjunto desde o porteiro a gestão escolar juntamente com pais para que haja assim um alto índice de desenvolvimento cognitivo.

A Escola Maria Luiza hoje é composta por:

16 salas de aula nas quais são amplas bem iluminadas e arejadas, 01 diretoria, 01 cantina, 01 sala de informática climatizada, 01 sala de professores que funciona também como biblioteca e sala de reforço climatizada, 01 sala de crianças especiais climatizada com um banheiro adaptado, 01 almoxarifado 01 pátio, 04 banheiros, (03 para alunos, 01 para funcionários) 01 depósito para merenda, 01 sala de multi-meios para os alunos do PAIC (em construção) 01 quadra coberta (em construção).

O prédio da Educação Infantil é composto por: 06 salas de aula, 01 sala de professores, 01 sala de arte, 01 secretaria, 01 pátio, 01 cantina com refeitório, 04 banheiros (02 para funcionários, 02 para as crianças).

O mesmo é completamente adaptado para as crianças até 05 anos.

01 Ginásio coberto.

Hoje a frente da escola continua a Executiva Escolar Cidramara Soares Teixeira, Elisabete Teixeira da Silva (Coordenadora do Fundamental Menor), Maria Rejane Maciel Teixeira (Coordenadora de Projetos), José Cláudio Vieira Lima (Coordenador do Fundamental Maior), Ednaldo Borges Nogueira (Coordenador do EJA), Eline Pinheiro de Farias e Liliana Moura Rodrigues Lima (Coordenadora da Educação Infantil). Funcionando com um corpo discente formado por 1.021 alunos distribuídos nas seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil com 182 alunos, Ensino Fundamental I com 383 alunos, Ensino Fundamental II com 337 alunos, Educação de Jovens e Adultos com 119 alunos, contando ainda com os seguintes números de funcionários: 01 Executiva escolar, 01 Coordenadora de Projetos, 05 Coordenadores pedagógicos, 01 secretária escolar, 04 agentes técnicos escolares, 01 bibliotecária, 01 porteiro, 01 zelador, 06 merendeiras, 12 auxiliares de limpeza, 49 professores, totalizando 82 funcionários.

2.1 Proposta Curricular da Escola

A proposta curricular da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza tem como função social promover, ao aluno (a), acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um cidadão (ã) consciente e participativo (a) na sociedade em que está inserido (a).

Educar partindo do princípio: Prático-Teórico-Prático, em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciadora de valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capaz de transformar o ambiente em que vive. Freire afirma que:

... a escola por si não forma cidadãos, mas pode preparar instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania”.

(proposta curricular, 1997).

Percebi que a escola Maria Luiza é um espaço de formação no sentido coletivo, ou seja, a vida em sociedade, sendo um lugar privilegiado para o dialogo entre as pessoas, orientando e investindo nos valores e normas que fortalecem o sentido de coletividade. Por isso o grupo conclui que estão sempre em um repensar constante na organização político – pedagógico, com base em:

1. Trabalhar valores culturais, morais e físicos;

2. Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;

3. Compreender este aluno (a) como um (a) cidadão (ã) que deve ser um (a) agente transformador (a) da sociedade, além de critico (a), responsável e participante;

4. Inserir a rotina do Programa PAIC, em todas as atividades desde a educação infantil ao 5º ano, expandindo essa técnica para o fundamental maior.

2.2 Projeto Político Pedagógico da Escola

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza, é um processo de sistematização e reflexão constante sobre as práticas da escola, ressaltando sua identidade e suas expectativas educacionais. O Projeto Político Pedagógico, embora seja materializado em um documento, não se limita ao plano, tem caráter de reflexão e discussão permanentes sobre o cotidiano escolar, em função do que foi delineado. Para Vasconcellos (1995):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (537.6 Kb)   docx (378.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com