TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                ELAINE CRISTINE FERNANDES TEIXEIRA RA 394153

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL II

IVINHEMA

2014

[pic 2]

                ELAINE CRISTINE FERNANDES TEIXEIRA RA 394153

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL II

[pic 3]

Ivinhema

2014

SUMARIO

Ficha de Identificação do Aluno...................................................................................04

INTRODUÇÃO.............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado- Ensino Fundamental:

1 – Observação e Interação na Escola ............................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola  .............................................................................................................................09

3 – Plano de Aula ............................................................................................................09

4 – Regência ...................................................................................................................12

Considerações Finais ....................................................................................................14

Referências Bibliográficas ...........................................................................................15

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTÁGIÁRIO

Nome do Estagiário: Elaine Cristine Fernandes Teixeira

RA: 394153

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º semestre

Ano: 2014

Início do estágio: 11/09/2014

Término do Estágio: 16/10/2014

INTRODUÇÃO

É no estágio supervisionado que o acadêmico começa a criar seus primeiros vínculos com a futura profissão. O estágio abre as portas da escola para receber os acadêmicos como profissionais.

Durante o estágio, é possível associar teoria á pratica, e começar a utilizar praticas e métodos pedagógicos que serão melhorados á cada experiência e a cada situação vivida.

Neste trabalho, consta o relatório do Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, proposto por Anhanguera Uniderp para avaliação da disciplina. Foi realizado na Escola Municipal Professor Sideney Carlos Costa, na sala da professora regente Sheili e orientado pela professora tutora presencial Dayana Mathias.

O primeiro passo foi buscar o auxilio na documentação disponível na sala virtual, na plataforma, em teóricos e também nas orientações da professora tutora. Este passo foi de suma importância para compreender os objetivos e finalidades da realização do estágio.

Logo, foi se escolhido o local do estagio. Houve a investigação da rotina e legislações, assim como sobre os métodos adotados pela instituição. Depois, foi escolhida a sala da regência e observação, e feita a apresentação á professora e aos aluninhos da sala.

Durante cinco dias houve observação da professora regente onde foi possível observar os métodos da professora, a rotina da sala, o desenvolvimento da turma e outros detalhes essenciais para concluir a observação e dar inicio ao plano de aula para a etapa da regência.

Outra etapa importante foi a entrevista com a coordenadora. A mesma informou sobre realização de planejamento, objetivos da escola, praticas e métodos, e também  sobre a formação de professores e qualificações que eles devem ter.

Em seguida foi hora de colocar todo aprendizado e experiência vivida em pratica. Na regência foi possível utilizar e inventar métodos para obter êxito na proposta do plano de ensino.

Conclui-se o trabalho falando da experiência e os conhecimentos obtidos através da realização do estágio, e o que essa experiência trouxe para a vida pessoal e para a vida profissional.

1.OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA

1º Dia da Observação em sala de aula

Ao chegar à escola para o primeiro dia da observação, foi possível ver os alunos sentados em fila. A professora fez oração, chamada e fez leitura dos cartazes na parede. Em seguida, foi passando no quadro algumas letras, depois pediu que os alunos identificassem as letras e dissessem um nome que começassem com a letra. Depois trabalhou o nome dos colegas com os alunos, pedindo que os alunos se apresentassem para a “profª” que estava observando e pediu que os outros falassem a letra inicial do nome do aluno que estava se apresentando. Foi uma atividade bem interativa, que permitiu a participação de todos.

Num segundo momento, a professora entregou materiais de EVA que continham letras, e pediu que os alunos apenas recortassem as que pertenciam ao seu nome e depois colassem em uma plaquinha de cartolina.

Depois, foram ao refeitório para o intervalo e ao voltar à professora utilizou uma canção da Xuxa, e trabalhou o corpo humano com a música cabeça ombro joelho e pé.

2º Dia da Observação em sala de aula

        

A professora fez as atividades rotineiras de oração, chamada e leitura. Deu seqüência ao conteúdo que vem trabalhando com os alunos de quantidade. Pediu para as meninas levantar e pediu que os meninos contassem quantas meninas há na sala de aula. Depois, ao contrario, pediu que os meninos levantassem e as meninas contassem. Depois pediu que eles registrassem no caderno.

        Trabalharam também medidas, noções de espaço. Organizou os alunos em duplas e entregou jogos de blocos de encaixe, em que as peças deveriam todas se encaixar sendo que não deveria sobrar nenhuma peça.

        Foram para o refeitório e na volta a professora encaminhou os alunos até o pátio para trabalhar analisar o clima, o tempo, a terra (se seca ou úmida) e outras características de tempo e espaço.

3º Dia de Observação em sala de aula

        Neste dia a professora fez as atividades rotineiras e confeccionou um cartaz desenhando o corpo humano, dando seqüência na aula de ciências, onde um menino e uma menina se deitaram o os outros foram desenhando em volta com um giz de cera. Em seguida, a professora foi identificando cada parte do corpo, solicitando a participação dos alunos e fazendo as anotações. Depois, expuseram o cartaz no mural da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (198 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com