TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  26/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

REGÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTALII

Boa Vista – RR

Dezembro - 2014


RELATÓRIO DE ESTÀGIO CURRICULAR

REGÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTALII

Relatório apresentado ao curso de Licenciatura de Letras Inglês com pré-requisito para obtenção de nota I, II e III unidade, na disciplina de: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I sobre a orientação e supervisão da Professora Mestre Karine Alcântara Figueiredo no II semestre de 2014.

Boa Vista – RR

Dezembro – 2014

Agradecimento

Agradeço primeiramente a Deus, que se faz presente sempre em minha vida, me abençoando até o momento com saúde, força, persistência e determinação.

A professora Karine Alcântara Figueiredo pela sua boa vontade em transmitir novos ensinamentos.

Agradeço ao professor Francisco da Silva pela oportunidade de caminhar junto e de um modo muito especial, e a minha família que sempre está ao meu lado me apoiando.

Enfim, agradeço a todos que participaram direto ou indiretamente deste processo desafiante que foi e é o estágio.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS        

6.        APÊNDICES        



  1. Introdução

O presente relatório tem entre outras finalidades, expor as experiências referentes ao estágio de regência no ensino fundamental, realizado na Escola Estadual Mário David Andreazza localizado no Bairro Caimbé Boa Vista-RR no período de 19 de Agosto a 02 de Setembro de 2014, cumprindo a carga horária de 20 horas nas turmas do 7º ano 71 e 72.

O Estágio foi orientado pela professora Karine Alcântara Figueiredo e acompanhado pelo professor regente Francisco da Silva formado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Roraima-UFRR.

Pois é parte obrigatória da formação docente e compõe um importante momento da formação acadêmico profissional, no sentido em que lhe significa um avanço, pois possibilita a aplicação prática dos conhecimentos teóricos obtidos na instituição.

 E nessa perspectiva o estágio é mesmo um momento fundamental no meio e no processo de formação profissional, pois se constitui em instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social econômica e do trabalho em sua área profissional.

Portanto, o estágio é a relação de acesso entre a teoria adquirida no espaço da universidade e a prática pedagógica na escola. E essa integração entre teoria e prática permite ao estagiário perceber as dimensões da realidade escolar em relação com o contexto social e possibilitando uma reflexão critica, construindo a sua identidade e fazendo, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino.


  1.  APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Estadual Mário David Andreazza em seu Projeto Político Pedagógico segue as determinações da Resolução CEE Nº. 07/07 e está embasado na legislação Nacional e Estadual, o Projeto Político Pedagógico nasceu da necessidade dessa instituição em adequar suas ações educativas.

 Escola Mário David Andreazza tem uma excelente estrutura, a divisão interna da escola é em blocos, os quais estão assim divididos: No primeiro bloco estão concentradas as dependências administrativas e pedagógicas, como sala de gestão, secretária, coordenação pedagógicas, sala dos docentes, copa/cozinha, banheiros, depósitos, biblioteca, para tender a comunidade escolar nos trabalhos de leitura e pesquisa bibliográficas e dispõe ainda de um acervo diversificado de livros didáticos.

A escola possui também sala para realização das oficinas do programa Mais Educação, que atende a comunidade escolar através de diversas oficinas e um laboratório de Informática que ajuda nas pesquisas e informações diversas com o auxilio dos recursos tecnológico, uma sala de leitura com espaço para desenvolvimento de atividade complementar aos estudantes na leitura e na escrita e sala multifuncional para o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

As salas de aula são amplas com mesas e cadeiras apropriadas, ventiladores e quadro branco, a referida instituição possui o Projeto Político Pedagógico que nasceu da necessidade dessa instituição em adequar suas ações educativas, a escola desenvolve suas atividades normais com o profissionalismo de todos os funcionários e com a ajuda dos alunos a mesma desenvolve vários projetos pedagógicos dentre os quais está projeto Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena: Valorizando Identidade, pois os projetos de aprendizagem possibilitam a aquisição de novos conhecimentos, pela busca de informações propiciando a atitude de pesquisa, investigações e seleção crítica.

Nessa perspectiva observa-se que a escola possui um bom relacionamento com a comunidade, em especial com a família de cada educando, sempre que necessário faz-se uma assembleia geral e junto discutem os problemas da escola e dos educandos até chegar a uma solução, pois atende a uma demanda de 541 alunos sendo que 294 são do período matutino e 247do período vespertino e é visto que a mesma recebe muitos estagiários de várias instituições de ensino superior.

  1. OBSERVAÇÃO

A observação constitui a primeira fase do Estágio Supervisionado. Foi realizado na Escola Mário David Andreazza as turmas observadas em sala de aula são de 7º ano 71 e 72 e tem como professor Francisco da Silva formado em Letras /Inglês.

Quanto ao ensino, o professor é organizado, tem domínio ao abordar o conteúdo e é sempre muito firme nas colocações em sala de aula.

O mesmo conta com um acervo de livros didáticos e durante esta etapa de observação do estágio, foi notório que o professor sempre procurava alternativas para desenvolver projetos e trabalhos a fim de chamar a atenção dos alunos para do ensino e a construção do conhecimento, valendo-se também do diálogo e parceria com os mesmos, provocando-os ao questionamento, instigando-os espírito critico e fazendo os enxergar que fazem parte de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com