TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

Pré - Projeto de Pesquisa

IDENTIFICAÇÃO

Elsa Maria Maceió Portela                                             R.a.4300073104

Iara Aparecida Quirino de Araújo                                 R.a. 4557876424

Rafaela Alves Tassi                                                        R.a. 3875736076

Rafaela Bruna Valsique dos Reis                                  R.a.4976927662

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Polo: Sertãozinho

TEMA

ANÁLISE DA DISLEXIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES INICIAIS

         O Tema do Pré-Projeto é Analise da Dislexia na Educação Escolar do Ensino Fundamental, abordará a dislexias na infância e na iniciação escolar facilitando assim a sua identificação para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz.

Trará também dicas de como o educador deverá atuar em sala de aula, o que é, suas causas, seus sintomas, diagnósticos e tratamentos, mostrando a importância da troca de informações e experiências entre os profissionais, a escola e a família para que possa haver um bom acompanhamento e obter resultados progressivos.

Descrever as dificuldades de aprendizagem que envolvem a linguagem escrita e falada, para que a escola e a família possam compreender este tipo de problema, quando de fato ele existe, mas acima de tudo para que o aluno possa ser ajudado a superar a sua dificuldade e não se desencoraje de continuar a trabalhar.

O objetivo do tema é Identificar os principais fatores que afetam no bom desempenho do processo de ensino-aprendizagem e conhecer novas metodologias, visando uma melhoria no desempenho de suas atividades; aprofundar conhecimentos sobre o que é dislexia; investigar e analisar causas da dislexia nas dificuldades de aprendizagem; compreender o processo aprendizagem do disléxico; conhecer diferentes técnicas para trabalhar a leitura no aluno disléxico.

JUSTIFICATIVA

Desenvolver e trabalhar o tema “Dislexia” é uma oportunidade de explorar um assunto onde existem muitas duvidas, restrições, uma vez que se trata de um diferença que tem sido muitas vezes desconsiderado por alguns profissionais e em convívio familiar.

Ainda hoje no século XXI, existem pessoas com diferentes idades que estão tendo um diagnostico Disléxico, e vêem-se revendo conceitos e percebendo que, não se trata de um mal que atinge apenas as crianças e sim a adultos também. Mas Graças a ciência avançada pode-se dizer que hoje o sofrimento deixou de se tornar mais forte e de maneira brutal.

Continuamos infelizmente imobilizados, porem se doarmos nosso tempo na descoberta do outro a vida passa a ser mais humano. A finalidade do  nosso projeto é retirar a imagem que um Disléxico não aprende; Ele apenas deve ter um aprendizagem diferenciado; é compreender a Dislexia como uma dificuldade e não como um conjunto de sinais  característicos de uma doença.

Os métodos a serem utilizados, terá como objetivo de demonstrar como será realizada a pesquisa e sua aplicação no projeto. Neste caso, as opções básica é a Pesquisa Bibliográfica, que busca entender e algumas respostas em obras já editados, pesquisa pela internet, artigos e outras fontes de consulta. Neste trabalho serão buscadas as informações que aplicadas a metodologia de pesquisa de forma: descritiva e explicativa e de qualidade.

A leitura do livro DISLEXIA. Porto Alegre, Artamed Editora Ltda ajudará a entrar neste meio pouco divulgado. Em principio, percebe-se que o tema vai alem do que se imagina e nos leva a analisar vários contextos. Em algumas obras e artigos poderá se ver que Dislexia, tema do trabalho em questão, não é de total  profundidade patológica, e hereditário, mas, para alguns estudiosos, sim. 

Dentro desta questão é que o trabalho se aperfeiçoará e chegará a uma conclusão com base nas pesquisas levantadas. O objetivo do trabalho é proporcionar as crianças boas condições de desenvolvimento em seu aprendizado já que um disléxico não é uma criança frágil, que deve ser separada de outras, mas, mantê-las junto com as demais o que poderá servir de estimulo no resultado que se objetiva.

PROBLEMA

É importante destacar que o diagnóstico eficiente no momento adequado trará benefícios á criança com distúrbios de aprendizagem, pois dessa forma os pais e educadores poderão buscar um tratamento mais eficaz e com soluções mais rápidas, mostrando a troca de informações e as experiências entre os profissionais, (professores, psicólogos e fonoaudiólogo), a escola e a família para que possam ter um bom acompanhamento e obter resultados progressivos.  

Os problemas relacionados à aquisição da leitura levam as dificuldades de aprendizagem, isto é, a perturbações na aquisição da linguagem escrita, decorrentes das dificuldades de transposição de palavras percebida a sua forma gráfica. O tratamento da dislexia pode ser realizado por meio de exercícios que visam melhorar as possibilidades de recuperação das crianças que sofrem desse distúrbio.

Conhecendo as dificuldades as causas e os potenciais do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente. Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. O acompanhamento profissional dura de dois a cinco anos, dependendo do caso.

A Avaliação também é muito importante, ela é fundamental para entender o que está acontecendo com o indivíduo que está apresentando distúrbios na aprendizagem. É através da avaliação multidisciplinar que se tem condições de um encaminhamento adequado a cada caso considerando as várias possibilidades, inclusive de manifestação de dislexia.

Por esses vários fatores, é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento pós-diagnóstico mais efetivo, direcionado às particularidades de cada indivíduo, ou resultados concretos.

.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com