TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Luciana Almeida Abreu Bennes– RA 39048

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM ENSINO FUNDAMENTAL 1 CICLO 2

SALVADOR – BAHIA

2015

[pic 2]

JUSSIMARA DE SOUZA OLIVEIRA - RA399692

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EM EDUCAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL 2 CICLO 1

“Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado-Ensino Fundamental II Ciclo 1 - 7º ano.

SALVADOR – BAHIA

2015

SUMARIO

JUSSIMARA DE SOUZA OLIVEIRA - RA399692

Curso: Pedagogia

7º Semestre

Ano 2015

Inicio do Estagio 01/04/2015

Termino do Estágio 23/04/2015

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-Ensino Fundamental II Ciclo 1 - 7º ano.

 

  1. Introdução
  2. Observação e Interação na Escola
  3. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.
  4. Plano de Aula.
  5. Regência.
  6. Considerações Finais.
  7. Referências bibliográficas.

1. Introdução

Este relatório foi desenvolvido no curso de Licenciatura de Pedagogia durante o Estágio Supervisionando Ensino Fundamental 2 Ciclo1, ministrada pela professora Claudia Foi realizado 6º ano, turma A, no turno matutino, do colégio Centro Educacional Tiradentes, localizado na Avenida Pero Vaz. Este relatório compõe a descrição das observações e experiência vivenciadas no período de observação, coparticipação e regência em sala de aula.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Supervisionado tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando a integração entre teoria e prática, através do contato do aluno com a vida profissional, em empresas ou instituições. O Estágio deve proporcionar ao acadêmico uma formação em posto de trabalho que facilite sua integração ao mercado de trabalho. Deve, portanto, dotar o estudante de um instrumental prático indispensável ao perfeito desempenho de sua futura atividade profissional. Estágio é o período de exercício pré-profissional previsto em CURRÍCULO[pic 3], em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atitudes fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis em conceito, com duração e supervisão constantes de leis e normas. Esse processo possibilita ao aluno entrar em contato com problemas reais da sua comunidade, momento em que, analisará as possibilidades de atuação em sua área de trabalho. Permite assim, fazer uma leitura mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta. Deve ser um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas, como também, de formação de homens e mulheres pensantes e conscientes de seu papel social. 

2 - Observação e interação na escola

2.1. Conhecendo o espaço educativo

Sendo uma Instituição Particular, que funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo a uma clientela oriunda de famílias classe média e baixa, com oferta para aproximadamente 350 alunos nos cursos de: Educação Infantil e Fundamental I e II, sendo pelo turno matutino do 5º ano ao 9º ano, e no turno vespertino Educação Infantil (02 turmas) e fundamental I do 1º ao 3º ano. A Escola Centro Educacional Tiradentes cumpre um calendário de 200 dias letivos. Tendo início no dia 03 de fevereiro e término no dia 18 de dezembro de 2015.

Apresenta uma estrutura com 8 salas, 30 carteiras, pátio coberto, sala de professores, diretoria, secretaria banheiros para professores e alunos, depósito de material pedagógico, laboratórios de informática climatizada e equipados com 16 novos computadores, bebedouros e quadra esportiva. As instalações elétricas são novas, cada sala tem dois ventiladores funcionando e janelas.

A escola tem uma diretora DEBORA NEVES NOGUEIRA, 1coordenadora, 20 Professores efetivos, 1secretária, 2 zeladores.

Percebe-se que todos os profissionais dessa instituição exercem as suas funções com harmonia, democracia e prática dialógica, convivendo num ambiente fascinante e envolvente, buscando parceria dos pais e levantando a autoestima dos educandos, demonstrando que Escola é o lugar de troca de experiências e carinho entre discentes e docentes.

Segundo Emilia, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código lingüístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito variável. Duas das conseqüências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a evolução de cada criança e compreender que um desempenho mais vagaroso não significa que ela seja menos inteligente ou dedicada do que as demais. Outra noção que se torna importante para o professor é que o aprendizado não é provocado pela escola, mas pela própria mente das crianças e, portanto, elas já chegam a seu primeiro dia de aula com uma bagagem de conhecimentos. “Emilia mostrou que a construção do conhecimento se dá por seqüências de hipóteses”

2.2. Observação e interação

A turma da 5ª série/6º ano C possui 28 alunos, sendo 20 do sexo feminino, e 8 do sexo masculino. É uma turma alunos regulares, freqüente e participativa nas aulas.  A sala de aula é iluminada, com uma boa ventilação, composta de carteiras, uma mesa para o professor, quadro branco  e lixeira.

Na atividade de observação e interação regente Claudia tem domínio do assunto dado durante a aula, ela segue o livro adotado pela escola.  O docente é assíduo e pontual participa das atividades da escola: conselho de classe, reuniões pedagógicas de pais e mestres, entre outras. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com