TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  27/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.904 Palavras (20 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

O Estágio supervisionado, segundo a lei n .11.788,de 25 de setembro de 2008   é um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, sob uma supervisão, e tem como objetivo preparar os alunos para o trabalho produtivo. Ele pode ser obrigatório (requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme especificado no projeto pedagógico do curso) e não obrigatório (desenvolvido como atividade opcional). Sendo obrigatório ou não, só cumprirá sua finalidade se contribuir com a formação dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.

No caso específico de pedagogia, o Estágio Supervisionado é obrigatório e o seu desenvolvimento esta previsto no projeto pedagógico do curso. As diretrizes nacionais para o curso de pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP n . 1, de 15 de maio de 2006, prevêem que, para  a integralização dos estudos, os alunos deverão cumprir atividades de Estágio Supervisionado (Art. 7 .)

Para realizar o Estágio Supervisionado do meu curso de pedagogia, optei pela seguinte escola: Escola de Ensino Infantil APM E.M.I Franginha, localizada no Município de Taboão da Serra.

A princípio procurei a Coordenação da escola, onde fui bem acolhida. Logo depois de sua permissão, iniciei o Estágio Supervisionado, orientado pela professora Cláudia Maria de Souza Oliveira.

No Estágio participei em atividades pedagógicas juntamente com o professor do Ensino Infantil onde recebi a oportunidade de vivenciar a realidade na Instituição de Ensino, que contribuiu significamente com minhas reflexões.

Durante o período de estágio analisei o Documento de Registro da Escola, onde compreendi que a concepção de aprendizagem adotada segue um processo construtivista, visando como sujeito principal o aluno, motivando-o com o desenvolvimento de Projetos que envolvem a escola e a comunidade, buscando a participação dos pais, ou responsáveis a participarem deste processo.

Outra atividade desenvolvida foi uma entrevista com a coordenadora pedagógica da escola observei que existe um trabalho dinâmico na formação dos professores, atendimento aos pais e alunos, organização de materiais pedagógicos e reuniões regulares para o acompanhamento do processo de conhecimento dos professores.

No planejamento de aula da Educação Infantil percebi que é uma das matérias mais importantes nesse processo pois dele depende o resultado do trabalho do professor que deve ser um pesquisador buscando o conhecimento para melhorar suas aulas.

Na relação professor e aluno, existem algumas dificuldades, devido ao fato, nem todos os professores tem uma boa formação para trabalhar com alunos de inclusão na sala de aula para dizer que este processo está sendo realizado, pois pelo que percebi, existe muito a ser feito para melhorar este trabalho, onde também falta o empenho de políticas públicas.

Em virtude do que foi observado, foi muito enriquecedor esta experiência de olhar atentamente as atividades pedagógicas, pois em breve, estarei atuando na área, onde poderei levar meus conhecimentos prévios para contribuir na mudança desta realidade, constatei muitas dificuldades, mas penso que, o interesse do meu aluno será proporcional ao meu interesse, pois desta forma, poderei desempenhar minha função profissional, priorizando a docência em todo o processo de formação.

Atividades Desenvolvidas Durante o Estágio

Atividade 01

Atividade de orientação e discussão do estágio 

Todas as sextas-feiras participei de aulas com a professora Cláudia Maria de Souza Oliveira que orientava o estágio.

Na fase inicial da orientação a professora explicou como deveríamos proceder para a iniciação do Estágio, entregou o termo de concessão que encaminhei a escola onde por sua  vez, a diretora concederá a permissão do estágio. Na segunda fase da orientação, a professora analisou os documentos que já estavam assinados pela diretora e orientou como deveria desenvolver as atividades propostas no livro do estágio.

 Na fase final do meu trabalho, com a orientação da professora, percebi que deveria complementar melhor algumas atividades propostas, pois ainda não estavam muito bem justificadas. Percebi que o estágio é uma forma de sair da teoria e ir para prática, principalmente no que diz respeito á Educação Infantil, as orientações que tivemos dentro da sala de aula foram muito importante para que eu assim pudesse colocar em prática minhas atividades

Atividade 2

Copia da carta de apresentação

Segue anexo

Foi uma experiência muito boa, pois comecei a observar a escola com outro olhar, só tinha a visão e a experiência como aluna, percebi que, todas as coisas são de certa forma são as mesmas. Porém o olhar de cada um ao longo do tempo que vai mudando.

Atividade 03

Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para a Escola Infantil.

Verificar no documento de registro do planejamento da unidade de ensino (Plano Escoar) e sintetizar, nesta atividade, a concepção de aprendizagem adotada pela escola para Educação Infantil.

Secretaria de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia

E.M.I Franginha

Estr: Benedito Cesario de Oliveira nº1985

Parque Pinheiros – Taboão da Serra

Tel.: (011) 41385159

E-mail:

Plano Escolar

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas se propõem. (Jean Piajet)

Avaliação do trabalho realizado

Desenvolvimento de projetos de leitura, brincadeiras e interação família escola que foi instituído pela secretária da Educação:

  • Foi instituído o projeto em nossa escola devido às necessidades;
  • Resgate das brincadeiras na infância;
  • Literatura infantil;
  • Conscientização da importância da escola para a comunidade.

Agrupamento de Curso

Série

Idade

Período

Sala

Mini Maternal

2 anos

7:00 as 17:00 hrs  integral

1 sala

Maternal

3 anos

7:00 as 17:00 hrs  integral

2 salas

Jardim I

4 anos

7:00 as 12:00 hrs

2 salas

Jardim I

4 anos

13:00 as 17:00 hrs

2 salas

Jardim II

5 anos

13:00 as 17:00 hrs

2 salas

Atividade 04

Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil.

4.1-Resumidamente quais são suas atribuições?

São atribuídos a mim:

  • Acompanhamento e viabilização da proposta pedagógica da escola, incluindo atividades coletivas de trabalhos pedagógicas e os projetos de reforço para recuperação da aprendizagem.
  • Reuniões pedagógicas semanais (HTC), onde para exposição de problemas enfrentados pelos membros da equipe escolar e leitura de textos de interesse do grupo, apresentação de atividades práticas que funcionaram bem em sala de aula, seleção interdisciplinar de textos a serem curriculares comuns.
  • Avaliação de trabalho em grupo
  • Organização de eventos escolares de acordo a direção e instituições auxiliares.
  • Organização de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
  • Organizar excursões diversas.
  • Auxiliar na construção de atividades dos processos de integração entre a escola e a comunidade.

4.2-Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamento, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com