TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  13/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre a pesquisa de campo com pedagogos de escolas municipais e estaduais

Neste mês de março foi proposta pela disciplina de Trabalho Pedagógico na Gestão Escolar, uma pesquisa de campo aos alunos do primeiro ano do curso de Pedagogia, com pedagogas de escolas municipais e estaduais, essa pesquisa foi realizada como intuito de informar como ocorre a real atuação do pedagogo no âmbito escolar.

 No dia 12/03/2014 realizei um questionário com a pedagoga Helena Cristina de Almeida formada na Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN), atuante no colégio Estadual Nilo Cairo Ensino Fundamental Médio e Normal, do município de Apucarana, sendo esta instituição possuidora de onze pedagogas distribuídas nos turnos da: manhã (5) tarde (4) e noite (2). Em seguida no dia 14/03/2014 esse mesmo questionário foi realizado com a pedagoga Adilene Ananias formada na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) atuante na Escola Municipal Antonieta da Silva Lautenschlager, que possui três pedagogas divididas nos espaços de direção, coordenação e orientação pedagógica do mesmo município citado acima.

No questionário foi perguntado as atividades especificas das pedagogas, a profissional da escola municipal respondeu que acompanha o processo de avaliação institucional, organiza juntamente com a direção as reposições de dias letivos, horas e conteúdos dos discentes, coordena o processo de avaliação a alunos com dificuldade no aprendizado  e promove o relacionamento cooperativo de trabalho com colegas, alunos, pais e comunidade escolar. Já a profissional da instituição estadual apontou diversas atividades especificas, sendo as que convém  ressaltar: o trabalho no acompanhamento da vida escolar do aluno, a coordenação da elaboração coletiva a efetivação do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Ação do estabelecimento de ensino .

Quanto a organização das atividades pedagógicas a escola municipal não costuma dividir  as tarefas entre as pedagogas, apenas algumas especificas como a orientação que  cuida das salas auxiliando a realização das atividades dos docentes, a coordenação organiza os projetos do período integral(inglês, katatê, musicalização) e por fim a direção desempenha a função ampla de gestão , mas todas as pedagogas se ajudam nas realizações das suas atividades. Já na instituição estadual as tarefas são divididas pelo numero de pedagogas, cada uma fica responsável pela sala de apoio, pelo Projeto Mais educação, pela coordenação do Curso de Formação de Docentes, pela sala de apoio, pelo CELEM (Centro de Línguas) e todos responsáveis pela semana pedagógica.

O atendimento a alunos indisciplinados e o auxilio nas atividades de professores com dificuldades na sala de aula são tarefas que costumam tomar o maior tempo da rotina pedagógica das duas instituições, tanto a municipal, quanto a estadual. As duas também se igualaram na questão dos pontos negativos de sua atuação respondendo que a realização de tarefas que não fazem parte dos seus currículos que deveriam ser realizadas por outros profissionais tais como psicólogos, assistentes sociais, possibilitam a sobrecarga no trabalho sendo um problema relevante em sua atuação. Mas a pedagoga da escola municipal ressaltou que participar atuando na educação de forma ampla com professores, gestão escolar e alunos tem uma gratificação imensa em sua atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com