TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio Pedagogia desafio diversidade

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.158 Palavras (17 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 17

                                                                    [pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

7ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FUNDAMENTOS FLOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO.

DESAFIO PROFISSIONAL

PROJETO COM A TEMÁTICA “EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE” PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Campo Verde - MT

2018

Edinalva Oliveira do Nascimento-                                                RA 1820587197

Elisângela de Faria Munz-                                                           RA 1818561490

Francieli da Silva Fernandez-                                                      RA 1299114404

Jaqueline Borges Gomes-                                                           RA 1050437525

Venilde Langer                                                                            RA 3504639391

DESAFIO PROFISSIONAL

PROJETO COM A TEMÁTICA “EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE” PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

                        TUTORA PRESENCIAL: Maria Consolação Macedo dos Santos

                                                                            TUTORA (EAD): Giane Ferreira 

             

Campo Verde - MT[pic 2]

 2018

SUMÁRIO

                

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO............................................................................05
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................17
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................19

  1. INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional proporciona e favorece a aprendizagem, e desenvolve estudos independentes, sistemáticos, oferecendo diferentes ambientes de aprendizagens, e formas diversificadas de trabalhar, e construir o  conhecimento, como também promove a aplicação da teoria aliada à prática, através  de conceitos e soluções de problemas práticos relativos à profissão e o cotidiano que iremos enfrentar, buscando direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e o aprender viver em sociedade com autonomia.

 Esse Desafio Profissional consiste em um Projeto pedagógico que busca ser diferenciado, porque os temas aqui tratados são evitados nas escolas, por que a repercussão na comunidade escolar, sobretudo no que diz respeito às famílias, partindo do pressuposto de que aquilo que é estudado no ambiente escolar pelos alunos pode interferir diretamente nos valores defendidos na sociedade em geral. Pelo fato de se ter uma sociedade que muitas vezes não respeita as diferenças raciais, ao mesmo tempo em que é pautada na assimetria de gênero, a incidência de estranhamento entre as famílias e comunidade escolar, e aquilo que a escola vem trabalhando, mais especificamente o projeto em questão, é muito maior. Por essa razão, é relevante trabalhar de forma interdisciplinar a construção e execução do Diversidade na Escola, incluindo, aqui, os alunos como forma de apresentar a intensidade que vêm experimentando dentro da possibilidade da desconstrução de determinados modelos sociais
         A Diversidade na Escola, em toda sua concepção, é uma defesa de que educação não se faz apenas nas relações cotidianas vividas na escola, é preciso trazer mais personagens para essa construção. A participação da comunidade escolar nessas questões faz com que aquilo que se vive no ambiente escolar torna-se mais proveitoso e com maior alcance. Com relação aos conteúdos trabalhados pela  Diversidade na Escola, buscando potencializar a luta em busca de equidade, é como se os muros da escola deixassem de existir e escola começasse a se reconhecer nas outras realidades fora dela, embora todas as realidades se encontrem dentro dela, mais que seja reconhecida e respeitadas as diferenças entre os outros, este é o foco do nosso projeto.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

PASSO 01:        Planejamento das atividades do Projeto

Nome da Escola:      Centro Educacional Paulo Freire

Ano e Turma:    2018-   5º ano do Ensino Fundametal

Número de alunos: 25 alunos

Tema:        “Diversidade na escola, convivendo e Respeitando as      

                                        diferenças”

Justifcativa:

O projeto de intervenção da escola acerca da diversidade será compartilhado saberes e a vivência dos alunos e toda comunidade escolar. Acreditamos que esta intervenção estimula a construção da ,  de valores fundamentais ao convivio com o outro.

Também proporcionará uma significativa aprendizagem dos alunos na construção da sua própria identidade como ser humano e envolvê-los com a temática da diversidade que é de suma relevância diante das transformações étnico-raciais, ideologia religiosa, sexual de gênero, classe social e de geração que a sociedade está vivenciando.

O projeto didático interdisciplinar oferece procedimentos metodológicos diferenciados que podem ser ajustados a essa dificuldade que a escola enfrenta, principalmente no olhar da diversidade entre esses alunos, possibilitada construir saberes em diferentes dimensões.

Objetivos:

  •   Estabelecer estratégias para a de um projeto de intervenção pedagógica por meio da interdisciplinaridade como estratégia de aprendizagem para a melhoria da visão dos alunos frente as diversidade existente na escola, promovendo o ensino e o desenvolvimento coletivo e individual dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, bem como da comunidade escolar.

Metodologia:

  • Esses projetos acontecerá através de dinâmicas relacionadas com a temática, leitura de textos informativos e instrutivos, produção textual, e teatral, palestra com profissionais específicos com a temática, utilização de filmes e vídeos/animações, produção de trabalhos feitas pels alunos, utilização de fotos, relatos impactantes e aulas expositiva feitas pela professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com