TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório estágio gestão pedagogia

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  2.421 Visualizações

Página 1 de 8

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Camila Prado Machado

RGM:19839740

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Nível de observação: Ensino Fundamental II

Ano/semestre de realização do estágio: 2º semestre / 2018

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: EMEF Esmeralda Bertolli Labronici

Endereço: Avenida Brasil, nº 5 Bairro Parque Residencial Primo –

Cidade: Boituva – SP

CEP: 18550000

Dependência administrativa: Pública Municipal

Diretoria de Ensino: Itu

Anos escolares observados: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA DA ESCOLA

A escola conta com um grande espaço físico, tendo 10 (dez) salas de aula, distribuídas entre o térreo e o 1° andar.

 Há também uma sala para a direção, uma sala para a coordenação, uma ampla secretaria, duas salas de professores com armários e banheiros, um laboratório de ciências com TV, também utilizada como sala de vídeo, uma sala de informática com 19 computadores e um projetor multimídia, uma sala de leitura com grande acervo de livros, revistas e gibis, uma quadra esportiva descoberta, banheiros masculinos e femininos para uso dos alunos, pátio coberto e pátio descoberto, refeitório, almoxarifado, cozinha e cantina.

Há nos corredores amplos murais ao lado das salas de aula, nos quais alunos podem expor seus trabalhos escolares.

Na sala dos professores há, ainda, um grande armário com inúmeros jogos pedagógicos que podem ser utilizados pelos alunos.

As salas de aula possuem 2 ventiladores cada uma, apesar de que alguns não funcionam e o calor é intenso. Cada sala conta com 3 grandes janelas o que deixa a sala de aula mais clara, porém mais quente ainda por conta do sol em excesso que entra por elas. As lousas são brancas, novas e bem grandes.

O espaço escolar é limpo e organizado, sendo que o serviço de limpeza é feito por funcionários terceirizados.

Na frente da escola tem-se um jardim conservado com plantas baixas, flores e árvores de pequeno porte.

Dentro das necessidades pedagógicas, os alunos utilizam todos os espaços.

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata o desenvolvimento e a experiência do estágio curricular supervisionado em Gestão Educacional que foram vivenciadas nas observações junto à gestão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Esmeralda Bertolli Labronici.  

O objetivo é detalhar as experiências vivenciadas pelos gestores na organização escolar e no processo de construção do conhecimento para compreender a função do coordenador, diretor e vice-diretor como agente transformador da sociedade e formador de opinião nesta nova configuração social.

Foram realizadas 51 horas de estágio em prática docente e 50 horas de observação do trio gestor, no período de 01 de agosto a 18 de setembro do ano de 2018, o qual envolveu observações, participações e intervenções pedagógicas, almejando a reflexão sobre a relação entre prática e teoria, bem como as dificuldades e desafios durante esse processo.  

Durante o estágio pude perceber a importância do trabalho da gestão escolar que, para manter sua organização e produtividade, precisa do empenho de toda a equipe escolar.

A gestão busca ser democrática por meio do diálogo com os professores, alunos e seus responsáveis, o que traz resultados positivos, pois a escola consegue aproximar a comunidade e resolver as diferenças de um e outro no processo educativo dos alunos.

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

As atividades desenvolvidas durante o estágio envolvem, além da observação do trio gestor, o conhecimento do Projeto Político Pedagógico da escola, a leitura do prontuário de docentes e funcionários e auxílio em reuniões pedagógicas e em reuniões de pais.

Assim, pude notar que o trio gestor da EMEF Esmeralda Bertolli Labronici é muito unido; estão sempre ajudando um ao outro em suas diversas tarefas.

A coordenadora desenvolve seu trabalho com muito rigor e busca sempre articular as práticas diárias ao Projeto Político Pedagógico da escola.

Com relação aos professores, age sempre com muita ética e está sempre em busca de textos e resoluções que são passados nas reuniões pedagógicas que acontecem semanalmente, como forma de manter a equipe atualizada.

Juntamente com a direção, atende aos responsáveis pelos alunos, seja para resolução de conflitos, problemas pedagógicos ou outros que extrapolem o ambiente escolar.

Semanalmente, a coordenadora supervisiona a prática pedagógica dos docentes, comparando com seus planejamentos (que são bimestrais), garantindo, assim, que o ensino-aprendizagem seja mais significativo e não esteja presente apenas no papel.

Com relação à direção e vice direção, pude perceber que estão sempre em busca de um ambiente favorável de trabalho, fazendo-se sempre presentes nas diversas situações, conciliando a administração ao trabalho pedagógico.

São eles que aprovam o Projeto Político Pedagógico da escola e encaminham à diretoria de ensino para homologação. Dentre suas diversas atribuições, acompanhei suas tomadas de decisões no que se refere à autorização de compras de materiais de consumo, como produtos de higiene, limpeza, suprimentos para secretaria, entre outros.

Também estão sempre acompanhando a frequência dos funcionários e docentes, bem com decidem sobre os pedidos de abono ou justificação de faltas ao serviço.

PERFIL DOS GESTORES

Os gestores que pude acompanhar são a coordenadora, o diretor e a vice-diretora. Todos eles, além de exercer trabalho na liderança, atuam também como professores lecionando em escolas públicas.

Isso é um ponto positivo que faz com que, como líder, reflitam também sobre o trabalho docente, colocando-se no lugar da equipe e não como muitos gestores que, ao assumir sua cadeira na liderança, acabam por esquecer como é a prática diária na sala de aula.

Outro ponto que pude observar, é que estão sempre buscando se atualizar, possuem bom conhecimento sobre normas e resoluções que orientam o trabalho educacional. Além disso, procuram articular esse conhecimento com as práticas diárias no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com