TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio unopar 7 semestre

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.453 Palavras (22 Páginas)  •  1.855 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ANA RAQUEL RIBEIRO DE SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Cidade

2015

ANA RAQUEL RIBEIRO DE SOUZA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III-

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Michelle Benetelli de Almeida

Tutor de sala: Lucinéia Silva de Freitas

PARANAIBA,MS

2015


sumário

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        4        

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          7

3 REFERENCIAL TEÓRICO          13

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        16

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        21

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        25

REFERÊNCIAS        26


INTRODUÇÃO

O Estágio é um instrumento de integração do aluno com a realidade social vivenciada no espaço escolar, permitindo experiências pessoais e profissionais que enriquecerá a aprendizagem dos acadêmico.

Ao  integrar conhecimentos teóricos e práticos, possibilita a interlocução entre a prática escolar e os referenciais teóricos do vistos no curso. Além de incentivar a iniciação à pesquisa, fazendo perceber que a formação profissional jamais pode estar desvinculada da pesquisa. 

Desta forma, ao estagiar, o acadêmico estará pensando na prática, no cotidiano, na sala de aula junto aos alunos, no desenvolvimento das atividades.

Portanto, ao ser desenvolvido, o estágio deve se pautar numa tripla dimensão: teoria – prática – pesquisa. Nesse contexto, deve ser considerado  que não é possível a existência da prática sem que a mesma esteja  sustentada em uma teoria, que lhe dá a base necessária. Caso contrário, poderá ocorrer  um grande descaminho na forma de agir do professor.

Determinadas habilidades podem ser desenvolvidas no período do Estágio, como por exemplo, a aquisição de atitudes básicas para pesquisa em contextos educativos, como também assegurar condições para compreender a importância  dos desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem e dos princípios em relação ao caráter ético da atividade docente.

O estágio também permite uma completa compreensão do exercício da docência, fazendo o professor saber lidar com o processo formativo dos alunos em suas várias dimensões. Sendo indispensável para a construção da identidade profissional e dos saberes docentes, lhe dando a condição necessária para a construção de espaços mais democráticos e mais inclusivos.

Por fim, o estágio supervisionado possibilita ao aluno o contato com a realidade escolar, e a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional. Poderá também vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional e observar da realidade das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno, construindo e se apropriando novas aprendizagens.

                Desta forma o tema abordado no estágio como proposta de intervenção foi “a importância da água”, buscando motivar os alunos a compreender o quanto  a água

 essencial para a sobrevivência dos seres vivos, e por isso devemos preservá-la, evitando assim a escassez de água no futuro.

                Quanto a instituição escolar escolhida para a realização do estágio, decidiou-se por uma escola tradicional da cidade, particular, com capacidade educativa já conhecida. E, os profissionais que ali trabalham, com os quais tive contato, se mostraram bastante cooperativos, disponibilizando todas as informações necessárias para a realização deste relatório.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

- Instituição:  ESCOLA CAMINHO

 

- Turnos:  Matutino e vespertino

- Cursos ofertados: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e vinculada com a Faculdade Unopar

- Carga horária - dias letivos: 200 dias letivos

- Histórico da instituição:

A escola Caminho foi fundada no dia dois de outubro de 1985, seu fundador foi o senhor José Raimundo de Souza. Inicialmente a finalidade era oferecer cursos profissionalizantes, criou-se então o curso Técnico de informática. No ano de 1987 foi ampliado com o curso de segundo grau com habilitação de Técnico em Agricultura para suprir a falta de pessoas preparadas para atender a demanda de trabalho no município e região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (266.9 Kb)   docx (696.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com