TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Unopar

Por:   •  6/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

Em decorrência da pandemia do Novo Corona Vírus (COVID-19), o Estágio Curricular Obrigatório, que normalmente é realizado presencialmente em alguma instituição do campo de estágio, foi realizado de maneira remota, sendo feito o estudo de diversos temas que devem ser de conhecimento de todo professor, e para que este conhecimento fosse colocado em prática, foi elaborado um plano de aula.

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo a contextualização dos conteúdos estudados no Curso de Licenciatura em História na prática.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo “Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da História na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental”, que foi escrito por Marlene Rosa Cainelli, tem como objetivo transmitir ao leitor quais são as principais dificuldades no ensino de História para os alunos do sexto ano, quinta série, do Ensino Fundamental II. O artigo foi produzido conforme as observações da autora em uma escola.

Os alunos do sexto ano já passam por diversas problemáticas em sua transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, deixando de serem os mais velhos e maduros da escola para serem os mais novos e imaturos. Além disso, no quinto ano, os professores os amedrontam como se existisse um “monstro do sexto ano”, assim eles já vão para essa fase sentindo medo de como será.

Assim, os alunos passam de uma relação afetuosa com toda a equipe pedagógica para uma equipe que sequer sabe o seu nome. A diferença também é sentida na maneira que os professores transmitem o conteúdo para os estudantes, pois as aulas deixam de ser dinâmicas e passam a ser mais robustas. Aí que está o maior problema.

Diante dessa problemática, a aula de História torna-se monótona e os alunos não sentem interesse pelo conteúdo proposto, pois a metodologia utilizada pelos professores faz com que os alunos não aprendam o conteúdo de fato, e sim apenas memorizem através da leitura repetitiva.

O fundamental é conhecer bem a sua turma. No início das aulas ou das unidades temáticas, vale sondar as necessidades específicas e verificar quais são atendidas (ou não) pelas atividades propostas nos livros. Como eles são distribuídos nacionalmente, podem apresentar foco em problemas típicos da região em que foram produzidos. Outras vezes, pode ser necessário apresentar desafios diferentes. Cabe ao professor e ao coordenador preparar esse material. (SOARES, 2015)

Portanto, a formação profissional é fundamental para o desenvolvimento das aulas escolares. Além disso, a BNCC estipula procedimentos básicos necessários para o desenvolvimento da disciplina de História para os anos finais do Ensino Fundamental:

1. Pela identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

2. Pelo desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos (materiais ou imateriais), elaborando críticas sobre formas já consolidadas de registro e de memória, por meio de uma ou várias linguagens.

3. Pelo reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias. (BRASIL, 2018, p. 416)

Portanto, pode-se concluir que para cumprir os procedimentos estipulados na BNCC utilizando somente o livro didático, não será possível, pois para que sejam cumpridos, o professor deve demonstrar na realidade em como a História se aplica e também deve utilizar de outros recursos didáticos e metodologias para construir o senso crítico do estudante.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O PPP (Projeto Político Pedagógico) é o documento direcionador da instituição escolar. Esse documento guia todo o trabalho que deve ser desenvolvido durante o ano letivo e ele abrange diversas áreas como administrativa, política e educacional. Através do PPP, são estabelecidos objetivos (por exemplo: capacitação profissional, índice de evasão escolar) e os caminhos para alcançar esses objetivos. Esse documento é realizado através de um diagnóstico interno na qual todos os membros da equipe pedagógica devem participar. O Projeto Político Pedagógico é importante pois é a partir da construção do mesmo que é construída a identidade da instituição, são estabelecidas metas para o ano letivo afim de trabalhar para melhor rendimento escolar e construção da cidadania dos alunos inseridos naquela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com