TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO UNOPAR

Por:   •  15/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  11.032 Palavras (45 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 45

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOPEDAGOGIA

NUBIA NASCIMENTO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

PARAUAPEBAS

2017

NUBIA NASCIMENTO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª; Lilian Amaral da Silva Souza.

Tutor eletrônico: Helen Cristina Palhano Dias Muniz

Tutor de sala: Irismar Silva Cirino

PARAUAPEBAS

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 8

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 14

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 27

CONSIDERAÇÕES FINAIS 35

REFERÊNCIAS..........................................................................................................37

INTRODUÇÃO

O presente trabalho supervisionado na educação infantil abordam as reflexões sobre a importância do estágio e as suas contribuições para a formação do docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados sendo relevante e tem como objetivo oferecer ao futuro educador oportunidade para que ele vivencie os conhecimentos com disciplina, estabelecendo teoria e a prática bem como conhecer e analisar a atuação do professor na educação infantil em sua ação pedagógica. Em sentido amplo o estágio compreende além das atividades em situação diversificadas que contribuirão para o enriquecimento na formação profissional refletirem sobre a prática pedagógica e ás ações dos docentes Observando e analisando o processo de ensino aprendizagem dos alunos conhecendo as especificidades dos educandos para propor situações de intervenção e interação com o grupo. A realização do estágio e a construção do presente relatório irão contribuir para a formação de profissionais capazes de refletir a prática docente para que posteriormente possam planejar e intervir na realidade observada contribuindo com a qualidade de ensino na educação infantil para que o nosso crescimento, seja fundamental para a formação do profissional a adquirir experiências.

O estágio supervisionado na educação infantil foi realizado no centro educacional infantil PIUI PIUI do dia 19/09 á 05/10 /2017 onde foram realizadas atividades referentes à preservação da natureza foi escolhido o tema devido as grandes falta de preservação do meio ambiente que vem acontecendo na região onde foram realizadas atividades teóricas e práticas com as crianças da instituição e os resultados obtidos foram de grande valia tanto para o educador como para o educando mostrando a importância da preservação do meio ambiente que teve como objetivo desenvolver os conhecimentos através da prática observada. Através do mesmo temos a possibilidade de observar o papel do educador e como devemos utiliza-lo na nossa prática que exercemos futuramente. O objetivo também é aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas.

A experiência vivida em sala do centro educacional infantil nos mostra claramente o que significa ser professor na educação infantil, saber como trabalhar determinado conteúdo para que a criança realmente se desenvolva aprenda com compreensão.

Durante o estagio supervisionado o licenciado entrará o contato com a dimensão da docência na educação infantil para tanto deverá ser cumprida a carga horaria com a orientação do docente responsável por este estagio. O estágio na educação infantil tem como atividade principal a observação-reflexão, através de registros de dados sobre a realidade escolar visando fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos na vida acadêmica profissional e pessoal.

Portanto, é no estagio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo silva, 2007, p. 35. “aprender e ensinar’’ e ‘‘ensinar e aprender’’ ambas constitui um processo dinâmico, onde um não aprende sem o outro”. Ensinar pressupõe um aprendizado.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O presente relatório é fruto da observação realizada no centro educacional infantil PIUÍ PIUÍ localizada na Rua Karajá no bairro parque dos Carajás II a referida escola atende somente a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.7 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com