TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNOPAR

Por:   •  15/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.738 Palavras (23 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        10

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        14

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        18

6        PLANOS DE AULA        21

7        REGIMENTO ESCOLAR        24

8        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS        27

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa atender o cumprimento de requisito obrigatório para conclusão do Estágio Curricular I: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do curso de Educação Física – Licenciatura. Estágio esse que se trata de um dos momentos mais importantes do curso, momento de aperfeiçoamento e aprendizagem, momento em colocamos em prática tudo aprendido até então.

A observância dos conteúdos disponibilizados é imprescindível, em tempos de isolamento social, conteúdo relevantes colocam em prática nossa prática educacional de uma forma diferente. Com foco no Projeto Político Pedagógico, regimento escolar, corpo docente e colaboradores, esta etapa do estágio visa articular o estudante no seu primeiro contato com a parte prática, conhecer e entender como funciona o fluxo da escola e sobre o que se rege.

Objetivando uma prática pedagógica completa, o estágio nos coloca em reflexão acerca da prática pedagógica, enfatizando a ação do profissional de educação física em sala de aula e como ele se articula com professores unidocentes, equipe pedagógica, equipe administrativo, aluno e pai. Seja por meio das aulas, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e mestre e outras. Compreender a sua estrutura, como se planeja e quais as ferramentas para execução é fundamental.

A partir do relatório a seguir serão expostas as atividades desenvolvidas durante o período de estágio, visando uma boa adequação dos conteúdos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Desde a implementação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/96, que é amplamente discutido a importância da inserção do profissional de educação física desde de os primeiros anos letivos. Além de inseri-la como componente curricular essencial da educação básica, o texto diz ainda expressa que ela deve estar integrada dentro da prática pedagógica escolar (BRASIL, 2020).

Como já elucidado pelos mais diversos ramos da ciência e enfatizado nos estudos pedagógicos, são nos primeiros anos de vida que as crianças desenvolvem sua coordenação motora, através da experimentação das diversas formas de movimentos elas compreendem toda a estrutura corporal e desenvolvem uma conscientização corporal, estimulando consequentemente o desenvolvimento cognitivo, e social, além do motor (D’AVILA; SILVA, 2018).

A partir disso, devemos ressaltar que não só, mas principalmente na infância, a linguagem corporal é utilizada como forma de expressão, fator primordialmente abrangido dentro de todos os aspectos do currículo desde a educação infantil, seja através de jogos, danças e ou práticas esportivas. Essa prática visa desenvolver desde os movimentos mais finos a mais grosseiros, estimulando a percepção do espaço e outros (D’AVILA; SILVA, 2018).

É afinal, através do lúdico que a criança constrói, aperfeiçoa e descobre em si e no outros, através da inserção de desafios, da necessidade de enfrentamento e realização. É papel fundamental do educador, no momento em que se depara com as mais diversas situações vivenciadas pelos seus educandos, saber lidar positivamente e prontamente, além disso, essas situações são essenciais para que cada criança posso desenvolver seu perfil, é necessário que possamos deixa-las enfrenta-las cada situação, moldando da melhor forma possível cada momento (OLIVEIRA, 2002).

Para Gérbera (2016) apud D’Avila; Silva (2018), apesar disso, é comumente visto um certo pré-conceito por parte de diversas pessoas a respeito do desenvolvimento da educação física, nem sempre ela é enxergada por suas características ligadas ao desenvolvido, principalmente quando é associada a palavra lúdica, contudo é necessário enaltecer o caráter biologicista que a sua prática tem.

Contudo isso, um questionamento vem sendo levantando, de como estabelecer uma relação harmônica entre o professor unidocente e o professor de educação física. Vale ressaltar que oi trabalho corporal no âmbito da educação infantil não é exclusividade da educação física, podendo ser desenvolvida em diversas perspectivas disciplinas diferentes. Então, para que o profissional de Educação Física esteja presente neste período, faz-se necessário que a prática pedagógica da instituição tenha objetivo de sua inserção, fazendo com que ambos os professores possam interagir entre si, fazendo com que as aulas se completem e visem alcançar um mesmo objetivo (MAGALHÃES et al, 2007; CAVALARO; MULLER, 2009).

        Por fim, juntos, instituição, professor unidocente e professor de educação física devem juntos desenvolver um caminho a seguir que vise estimular o completo desenvolvimento dos educando e além ainda, transformar a compreensão que se têm, muitas vezes por parte de país ou responsáveis e até dos demais educadores, da importância do profissional de educação física e da necessidade de materialização dos objetivos e na prática propriamente dita.

GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com